![]() |
Antes, durante e após |
Tudo depende do seu histórico e de como está sendo conduzida sua gravidez e pós parto. Se a gestante já era ativa, mesmo antes da gestação, a probabilidade do corpo retornar rapidamente ao estágio de antes da gravidez é alta por conta do Princípio da Reversibilidade (Treinamento Físico), que em poucas palavras, diz que o corpo tem essa capacidade de retornar ao estagio inicial tanto de treinamento quanto de destreinamento, ou seja, qualquer resultado não é eterno, tanto para voltar ao sedentarismo, quanto para voltar a boa forma.
Com relação a gravidez. Filho na barriga não é sinônimo de "estou liberada para comer feito peru em véspera de Natal"!!! Gente, o bebê é responsável por parte do peso da gestação, placenta, líquidos e tudo o mais para proteção do feto, por isso que a mulher tem um índice de gordura maior que o homem. (fazendo um comparativo em situações de proporcionalidade), mas os excessos, como em qualquer ser humano, vai para os depósitos de energia infinita = gordura!
No pós parto a mamãe precisa de uma quantidade a mais de calorias para a amamentação. Muita água e líquidos, e sim, uma alimentação saudável, afinal nós somos a fonte de nutrição do pequeno. Estudos mostram que cerca de 500 kcal a mais na dieta seriam suficientes para suprir a demanda energética.
Assim que o médico libera, pois dependendo da gestação, do histórico, do tipo de parto, e da condição atual da nova mamãe, exercícios como esses do vídeo podem ser um bom recomeço da prática de atividade física. Uma caminhada, mesmo com o bebê no carrinho ou sling também são excelentes. À medida em que se ganha mais resistência da musculatura abdominal, pode fazer com o pé no solo, ao invés dos joelhos. Veja também outros exercícios que podem ser feitos para a região do core
ATENÇÃO: O acompanhamento de um profissional de educação física é essencial para o sucesso em seus objetivos.