"Conta a lenda que um mestre meditava quano ouviu o coaxar de sapos. Ele tentava concentrar-se e não conseguia. Então acabou abrindo a janela e ordenando aos sapos que parassem, para não perturbá-lo. De volta à meditação, o mestre de repente ouviu sua voz interior, que he disse: você também atrapalhou a meditação dos sapos... Eis uma grande lição: as coisas são diferentes para cada um e devemos aceitá-las com equanimidade: a vida é multidimensional e precisamos trabalhar todas as suas dimensões para conquistar um todo harmonioso.
Pense numa casa: todos os cômodos necessitam de limpeza, certo? Não dá pra manter a sala linda e os quartos um horror. Nossa vida é mais ou menos como nossa casa, com diversas áreas: íntima, familiar, profissional, social, espiritual. Ao manter o equilíbrio em todas as dimensões vivemos sabiamente....
Em resumo, devemos trazer para todas as dimensões da nossa vida as energias do riso, do encantamento, do romance, da compaixão e da coragem. Também precisamos adicionar a dose certa de medo, incerteza, raiva e descontentamento.
Hoje quero falar com você sobre a energia do silêncio, que consolida todo esse nosso trabalho comum. A essência do ser humano é o silêncio - o barulho é sempre exterior. A correria e o stress do dia a dia nos afastam da nossa verdade e criam ilusões. Na pressa, ninguém vê a poesia que permeia cada situação de vida. Brinco que é como comer chocolate ainda embrulhado - não dá pra sentir o gosto direito! Só a energia do silêncio nos permite focar a atenção em cada situação e realmente degustar o que de bom ela tem para nos ensinar."
*Márcia De Luca é especialista em ioga, meditação e aurveda, dá cursos e palestras em empresas, sempre inspirando a prática do bem viver. É autora do livo Ayurveda - Cultura de bem-viver e uma das idealizadoras do Yoga pela pazRevista Gol #115/outubro 2011, pg 144
Infelizmente não fui eu quem teve a inspiração para escrever esse texto, bem que gostaria. Mas ele tocou fundo na minha alma e quero compartilhar com vocês.
Minha última semana foi bem corrida pois meu marido ainda está em férias e eu me organizando em meio a trabalhos e cursos.
Viajamos em 27/10/2011 para Belo Horizonte, na casa de queridos amigos que conhecemos em Los Roques. Foi realmente muito bom, uma celebração à amizade e vou escrever logo logo. A dieta ficou em São Paulo, mais uma vez. Mereço cilício em dobro (se é que é possível), mas como disse anteriormente, a comida, a bebida, o riso, temperam as conversas.
Hoje retomo com força total, ainda tenho tempo de me recuperar para o Desafio!