Friozinho pede uma comida quente. O fundue é um prato suiço, com origem associada a 2° guerra mundial, em tempos onde camponeses tinham dificuldade de acesso a alimentos, e se utilizavam de seus próprios queijos, feitos de maneira artesanal, aquecidos em panelas e fogo.
Hoje é um prato nobre e requintado. Um bom fondue utiliza queijos nobres, chocolates belgas e carnes macias, com diversos tipos de acompanhamentos.
Há maneiras de fazer o prato, reduzindo a quantidade calórica, e deixando-o uma opção saborosa e saudável.
Fondue de Carne
Filé de carne magra (patinho) cortado em tiras finas
Tempere o patinho com shoyo light (menos sodio), salsa, cebolinha, coentro, noz moscada e outros temperos que lhe agrade.
Refogue na frigideira bem quente até assar.
Sirva acompanhado de triângulos de RAP 10 Fit , ou pão sírio, assados na frigideira (assar, já cortado em triângulos, em frigideira tampada até ficar crocante - procure por doritos feito em casa); vinagrete; requijão light.
Fondue de Chocolate
Claro que é uma adaptação, mas passa de bom tamanho se fizer o pudim de chocolate Royal Zero, conforme indica a embalagem, passa bem por um fondue doce (eu gosto do sabor marcante do cacau, portanto acrescento 1 cs cacau em pó).
Sirva com frutas - uva, morango, kiwi, banana, abacaxi, manga, carambola, maça, etc.
Basta um pouco de criatividade para não exagerar na quantidade calórica.
Não é neurose estética, mas manter uma dieta dentro de níveis adequados de nutrientes e calorias, pode evitar diversas doenças, além de manter a disposição em alta.
Bon apetit !