Incentivar a atividade física desde a infância tende a ser um grande investimento na vida das crianças, ainda mais hoje em dia que cada vez mais cedo os pequenos estão expostos a brinquedos eletrônicos de toda espécie.
A atividade física traz diversos benefícios à criança, e claro, ao adulto que ela irá se tornar. Estimula a coordenação motora (ato de locomover-se e se relacionar com objetos), coordenação motora fina (relação com objetos pequenos), estimula a autoconfiança, a sociabilização, a noção de regras, a cooperação, a competitividade e o espírito esportivo.
Quanto à competitividade é natural do ser humano ser competitivo e isso muitas vezes é condenável para alguns pais e familiares. Chegou uma época que a educação física escolar mal podia falar essa palavra - competição - era motivo de sermões intermináveis quanto ao malefício a algumas crianças.
Dentro do esporte e também da vida, há quem vença e quem perca. Esse é o curso natural das coisas. Importante é fomentar isso de maneira saudável e harmônica e nada melhor que o espírito esportivo, porque jogar contra, também é jogar junto. Se eu não tenho adversário, também não tenho jogo.
já a corrida, apesar de ser algo competitivo, ficou muito claro para mim o quanto a competição interna é importante.
Arthur ainda não tem essa noção de que para ele vencer, alguém perdeu. Ele foi lá, correu, deu o seu melhor e ganhou sua medalha. Na corrida Pão de Açúcar Kids 2015, diversas crianças fizeram o mesmo.
Meu pequeno atleta vivenciou um espírito de prova, pela segunda vez, já que fomos em 2014, e saiu muito satisfeito com sua performance. E nós pais, felizes por ter proporcionado isso a ele.
A prova estava muito bem organizada, com cada criança correndo por gênero e idade em diversas baterias ao longo da pista de 50m ou 100m .
Medalhas, lanche para repor energias, brinquedos infláveis esperavam os pequenos no final de suas provas. Pais orgulhosos tirando fotos de seus mini atletinhas no pódio, uma recordação de uma agradável manhã de sábado.
Ano que vem tem mais e estaremos lá.