sexta-feira, 29 de maio de 2015

30 e 31 de Maio - Programação Cultural

Maio está acabando, mas os passeios para aproveitar o final de semana com as crianças estão imperdíveis! 
Veja só:


ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS – O Musical – no Teatro Bradesco
Último final de semana deste espetáculo! O clássico infantil em um espetáculo cheio de músicas, efeitos especiais e muita diversão!



Disney On Ice
Temporada especial e encantadora na pista de patinação do Ginásio do Ibirapuera! Não deixe de ir!
http://paracrianca.com.br/2015/05/disney-on-ice-tesouros-disney/



2 x 4 no Teatro Alfa 
Espetáculo com quarteto de cordas que aguça a curiosidade das crianças para a música de forma lúdica. Muito bom!
No link você encontra os detalhes:
http://paracrianca.com.br/2015/05/12009/


quinta-feira, 28 de maio de 2015

Orçamento Pessoal

Para quem ainda não sabe, sou Coach Financeiro. Na minha opinião, o orçamento pessoal é a chave para o sucesso! Antes mesmo de sanar dívidas, poupar e investir.

Tem pessoas que pensam que ao ter que anotar todas suas receitas e despesas é algo que aprisiona, eu garanto que é bem o contrário, liberta.

Na relação dinheiro x pessoa alguém tem que dominar. Ou você domina ou o dinheiro te domina e já dou o exemplo: 

A pessoa quer um carro:

1) Se ela tem total controle sobre o dinheiro, ela compra o carro que quer
2) Se ela tem algum controle sobre o dinheiro, ela compra algumas opções que o dinheiro permite
3) Se ela não tem controle sobre o dinheiro, simplesmente fica querendo o carro, não compra

Então, conhecer de onde vem seu dinheiro e para onde vai seu dinheiro pode ser libertador!!!

Existem muitos aplicativos para smartphone que já disponibilizam um orçamento básico. Eu, particularmente, ainda prefiro uma planilha de Excell pois eu consigo personalizá-la ao máximo conforme minhas receitas e despesas.

Mas vamos do início.

Receita é todo dinheiro que entra. Cada pessoa pode preferir de uma maneira, mas eu gosto de computar o valor líquido, ou seja, não me apego àquilo que o governo retem de impostos. Mas fique atento: empréstimo consignado (folha de pagamento), desconto de convênio médio, desconto de previdência privada, qualquer outro gasto a mais, deve entrar sim na planilha, pois o fato de ser debitado da folha de pagamento só facilitou o serviço.

A receita vem de algumas fontes: nosso trabalho principal, trabalho extra, aposentadoria ou pensão, valores que recebemos de royalties, direitos autorais, aluguéis, enfim, todo dinheiro que entra no fluxo de nosso caixa (passa pela nossa conta). 

Despesa, obviamente, é tudo aquilo que sai. E aí que temos que tomar cuidado. 

Voltando ao exemplo do carro, que citei acima. Tem gente que pensa que quanto mais se ganha, mais fácil conquistar as coisas. Ledo engano. Conheço e tenho certeza que você também, pessoas que ganham pouco e sustentam adequadamente sua família, sem dívidas, bem como pessoas que tem bons salários e estão sempre com a corda no pescoço. Conquistar as coisas é uma questão de controle e inteligência financeira, não necessariamente de dinheiro.

As despesas podem ser definidas em níveis, lembrando que obrigatório é diferente de importante.

Despesas Obrigatórias Fixas - Aquelas que não temos como negociar o valor mas são obrigatórias para nossas sobrevivência. Aqui entram aluguel, prestação da casa, condomínio, por exemplo. Afinal a moradia é essencial para sobrevivência e os valores sofrem reajustes anuais.

Despesas Obrigatórias Variáveis - Precisamos dela para sobrevivência porém podemos buscar alternativas para minimizar o gasto, como por exemplo, alimentação, telefone, luz. São essenciais, porém podemos reduzir, no caso de alimentação, buscar algo equivalente e de menor valor.

Despesas Não Obrigatórias Fixas - Posso fazer ajustes antes de cortar, em uma situação extrema. Não são de necessidades prioritárias mas importantes, como seguro, academia, celular, TV a cabo, assinatura de revistas, ou seja, podemos viver sem isso mas os valores são fixados.

Despesas Não Obrigatórias Variáveis - Posso fazer ajustes antes de cortar em uma situação extrema, como salão de beleza, restaurante, cinema.

Um orçamento permite a visualização de cada item, em um plano geral, permitindo que se observe despesas desnecessárias e gastos fantasma. Ao comprar um carro, olhamos várias vezes o preço, pesquisamos, pechinchamos e nos planejamos, afinal é um grande valor, mas o tal cafezinho muitas vezes não é computado, e de cafezinho em cafezinho, gastamos uma parcela do sonhado carro no mês.

O que é seu cafezinho??

Claro que para tudo tem lugar, e essa é a magia do orçamento, afinal, ninguém sobrevive sem lazer, e aqui comparo finanças com atividade física, minhas duas áreas de formação:

Você, sedentário ou pouco ativo, se propõe a entrar na academia e fazer uma aula de crossfit com o professor mais carrasco. Vai 1, 2, 3, na 4° aula não aguenta o ritmo, ainda não é pra você aquela intensidade. Teu corpo precisa se adaptar.

Com o orçamento é a mesma coisa. Se você gosta daquele churrasquinho em casa aos finais de semana, tente incluí-lo em seu orçamento, de forma a não precisar cortar. Procure reduzir os gastos em algo que para você é menos importante, pois o churrasco é algo que lhe faz bem.

Vou deixar a lição de casa agora. Durante uma semana anotar na agenda todo o tipo de gasto, e procurar verificar uma média de gastos mensais, pois os grandes gastos geralmente temos anotado, como a prestação, a compra do mês, as parcelas, etc... e anote na planilha abaixo:

Orçamento

Semana que vem vamos aprender a gostar do orçamento. Garanto! Vocês tem um futuro brilhante pela frente!!!






terça-feira, 26 de maio de 2015

Pão de Batata Doce - Sem Glúten, Sem leite e Delicioso!!!


Na onda dos alimentos sem glúten, temos aí o pão de batata doce, que aprendi no perfil da @thathaurban no Instagram. Claro que não tenho nada contra o glúten, mas como hoje é o vilão da história, chama mais atenção escrever que não tem glúten. O grande problema do glúten é que tudo onde ele está envolvido é delicioso e hipercalórico, com calorias vazias, ou seja, somente aumenta nosso culote e rouba nossa energia.

Para quem precisa de uma opção mais saudável ou mesmo por estilo de vida, e não abre mão de um pãozinho, segue a receita. Pode até passar um pouco de manteiga, sem exagero, nele quentinho, acompanhado de um cafézinho.... delícia!!! Ninguém diz que é dieta!

Aqui foi sucesso por sua praticidade, composição e sabor. 


  • Ingredientes

  • 3 CS azeite
  • 1 pacote fermento pó seco instantaneo
  • 3  ovos
  • 1 colher de chá sal rosa
  • 600 g batata doce cozida e sem casca
  • 180 g aveia

Modo de Fazer

  1. cozinhe as batatas doces ate ficarem bem moles, descasque-as e amasse.
  2. encorpores todos os ingredientes e mistures ate ficar uma massa homogenea
  3. Despeje em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno medio (180°) ate assar por inteiro cerca de 40 minutos.



segunda-feira, 25 de maio de 2015

Pular Corda

Uma atividade física super democrática é pular corda. Atividade aeróbia, de alto impacto, pular corda pode gastar cerca de +-800 kcal por hora de treino. Melhora o sistema cardiovascular e traz melhoras para o sistema músculo esquelético, especialmente de MMII, mas fortalece os braços e o core.

Uma atividade física bem executada, também trabalha outras capacidades físicas. A corda, além da melhoria da capacidade aeróbia, melhora a coordenação motora e agilidade.

Além disso é muito divertida. Crianças passam horas brincando com corda, em diversas músicas, e para elas também é motivo de sociabilização.

O mais interessante é o fato de a corda ser pequena, leve e prática, podendo ser feita em qualquer lugar.

Essa é a Semana Mundial do Brincar, aproveite para se exercitar junto a sua criança. Pular corda pode ser um ótimo começo!!


quarta-feira, 20 de maio de 2015

Vamos Queimar Calorias?

Quem não gosta dessa frase?? Por mais que alguém não seja muito escravo da balança, de alguma maneira a gente pensa em estar de bem com o espelho.

Gosto de lembrar sempre que o "Corpo Perfeito" é aquele que funciona bem. Ter uma barriga tanquinho ou uma que balance um pouco a mais, é outro departamento.... Tem gente que gosta de estar super seco e definido, outras pessoas querem simplesmente estarem magra, tem aqueles que não se importam com alguns quilinhos a mais... Agora no quesito saúde, ficar parado não rola! A máquina perfeita, que é nosso corpo, precisa de movimento. Existe até ginástica para quem está quase imobilizado na cama (Eutonia).

Queimar calorias é algo que nosso organismo faz para se manter ativo, em todas as suas funções. Mas cada organismo tem sua "queima" calórica - e vou passar a utilizar o nome gasto ao invés de queima, pois é mais apropriado - conforme suas necessidades.
Uma pessoa que pesa 100kg certamente vai gastar mais calorias que quem pesa 50kg, então aqueles velhos "Só preciso perder + 3 kg" pode levar uma boa eternidade para quem tem 50kg, enquanto para quem tem 100kg leva menos de uma semana. 

Outra coisa importante é como é constituído o corpo gordura ou músculo: Quanto mais músculo, maior é o gasto calórico.
*Atenção meninas - Quer perder peso, invista na musculação para ganhar massa! NÃO - Você não vai ficar com braço de macho.... isso leva muuuuiiiito tempo, treino e dedicação.

Para se manter ativo, temos um metabolismo de base, responsável por nossas funções vitais. Quando dormimos, utilizamos nosso metabolismo basal para manter os órgãos ativos e isso também gasta caloria. Cada um tem uma quantidade energética para se manter no dia a dia, e neste link http://www.gyplan.com/pt/calorie_pt.html
Tem uma calculadora on line que já dá a resposta (preferi linkar a calculadora que explicar toda a fisiologia da fórmula, tá?).

O metabolismo basal se refere ao quanto o organismo usa para manter-se em seu funcionamento mínimo, ou seja, a cada atividade que realizamos no dia a dia, existe um incremento no gasto. Uma reclamação recorrente da maioria das pessoas é a falta de tempo. Compreendo perfeitamente, e após a chegada do Arthur, percebo que o tempo que antes era todo para mim, tenho que dividir com ele. Outro ainda perdem tanto tempo no trânsito louco das grandes cidades. Há quem ainda trabalhe e estude Enfim, estamos, cada um com seu motivo, cada vez mais sedentários. O trabalho há pouca atividade a medida em que a tecnologia avança.

Portanto, o intuito desse post é relembrar que em pequenas atitudes diárias, podemos manter nosso corpo ativo, incrementar o gasto calórico e fazer boas substituições em prol de nossa saúde.

Confira um exemplo para uma pessoa com 70 kg:



Agora é só incorporar algumas atividades na rotina diária para aumentar o gasto calórico. Aos poucos a atividade física passa a fazer parte do dia a dia. Consulte sempre um nutricionista com CRN para qualquer adequação de dieta e consulte sempre um educador físico com CREF para montagem de planos de atividade física de forma a atingir de maneira satisfatória objetivos que envolvam mudança na composição corporal.




terça-feira, 19 de maio de 2015

Bolo de Banana - Sem leite, sem farinha e sem açúcar

Fica uma delícia para um café da tarde ou café da manhã para um final de semana, quando temos mais tempo para aproveitar essa delícia.

Com um café quentinho... hummmm

3 ovos
5 bananas bem maduras
2 xícaras de aveia (Se você tem intolerância ao glúten, substitua a aveia pela quinua)
1 copo de damasco picado
1/2 copo de nozes picadas
1/2 copo de uva passa
1/2 copo de ameixa preta picada
1 colher de sopa de fermento em pó

MODO DE PREPARO Bata no liquidificador os ovos com as bananas.
Passe para um refratário e ponha os outros ingredientes.
Misture com uma colher.
Coloque em uma forma untada e asse (depois de preaquecer o forno) na temperatura média do forno até o bolo ficar dourado.


segunda-feira, 18 de maio de 2015

18 de Maio - Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Hoje, segunda, 18 de maio, o Brasil se une contra a pedofilia durante o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e na luta por uma sociedade consciente e bem informada sobre a proteção à infância. A data foi instituída por lei federal no ano 2000 em memória da menina Araceli, de 8 anos, violentada e barbaramente assassinada, em 1973, no Espírito Santo. O que se busca com a conscientização do problema é que casos como aquele não fiquem impunes.


Atualmente, a sociedade, cada dia mais consciente e com o apoio de delegacias de polícia especializadas, tem jogado luz sobre a situação de risco de crianças e adolescentes do país, vítimas preferenciais de criminosos que se aproveitam, principalmente, do anonimato na internet para procurar por vítimas em redes sociais. O Instituto ABIHPEC, criado em 2013 pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), tem se dedicado à causa por meio do projeto “Pedofilia: não feche os olhos para isso”, que estimula a discussão sobre o tema.

No dia 14, o Instituto ABIHPEC reuniu jornalistas, formadores de opinião e especialistas durante a palestra “Perfil do pedófilo, modus operandi, casos e prevenção”, em São Paulo, quando Andrea Freitas e Silvana Menezes fizeram uma explanação detalhada sobre o que ocorre no Brasil. Com atuação na área de Gestão de Riscos e Prevenção à Perdas, com foco na Inteligência da Segurança, Criminalística, Projetos e Análise do Comportamento Humano, as duas profissionais apresentaram dados sobre ocorrências e traçaram o perfil dos molestadores, que agem na família, nas escolas e no meio virtual.

As especialistas destacaram, também, a atuação da 4ª. Delegacia de Polícia de Repressão à Pedofilia, criada em 2011 em São Paulo, que tem entre seus objetivos apurar e reprimir os crimes contra a dignidade sexual de vulneráveis, além de criar um banco de dados com fotos de estupradores e pedófilos e um banco de DNA, com controle de entrada e saída dos criminosos junto às penitenciárias.

Andrea Freitas e Silvana Menezes abordaram a legislação existente (o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Código Penal), com as penas a que estão sujeitos os condenados por crimes relacionados à pedofilia e a atual Lei 12778, promulgada em 2014, que classifica a exploração sexual de criança e adolescente como crime hediondo, sem direito à anistia, indulto ou pagamento de fiança. De acordo com dados compartilhados pelas especialistas, o número de denúncias registradas no Estado de São Paulo passou de 1.473, em 2012, para 2.188, em 2013.

Andrea Freitas e Silvana Menezes partiram para a identificação do perfil dos pedófilos com base em estudos de casos e dos impactos causados nas vítimas, que as auxiliaram na organização de palestras para disseminar uma das principais ferramentas de combate ao “criminoso sem face”: o conhecimento. Segundo dados obtidos pelas pesquisadoras na 4ª. Delegacia de Repressão à Pedofilia, 40% dos abusadores têm idade entre 18 a 40 anos , 35% até 17 anos e 25%, mais de 40 anos. Os dados mostram ainda que a maior parte dos casos (60%) não envolve pessoas com algum parentesco com a vítima. Pais molestadores chegam a 15%, padrastos, 10% e pessoas com outro grau de parentesco, 15%. As maiores vítimas são meninas (80%). Crianças entre 7 e 13 anos são as mais vulneráveis e representam 60% dos casos. Crianças com menos de 7 anos chegam a 35% e 5% são maiores de 13 anos.

O módus operandi dos pedófilos também foi identificado pelas pesquisadoras. Elas destacaram que um dos módus operandi deles é a utilização das redes sociais para contatar as vítimas, com a criação de perfis falsos, oferecendo concursos entre os adolescentes e requisitando fotos sensuais, seminuas e nuas para avaliação, que acabam sendo vendidas na internet. Os contatos virtuais, iniciados nas redes sociais, acabam se concretizando em encontros pessoais, com manipulação e envolvimento da vítima.

Sobre o Instituto ABIHPEC – Criado em dezembro de 2013, o Instituto ABIHPEC é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) para canalizar projetos da área de responsabilidade social do setor. Associação civil, sem fins lucrativos, foi constituída originalmente por 25 sócio-fundadores do setor e, desde então, está aberto para empresas de todos os segmentos e representantes da sociedade civil interessados em integrar o quadro de associados – desde que tenham afinidade com as causas defendidas pelo Instituto ABIHPEC. Vale esclarecer que, além de contribuírem financeiramente, as associadas também podem participar com trabalho voluntário e doações de produtos para os projetos.

O Instituto ABIHPEC atua, principalmente, na promoção de ações de atenção oncológica por meio da disseminação de informação e de cuidados paliativos; da assistência social aos portadores de câncer ou pessoas acometidas por doenças graves, que tenham impacto em sua aparência, oferecendo condições técnicas e materiais para a reabilitação e estímulo à autoestima; da proteção à integridade, individualidade e dignidade de crianças, adolescentes e idosos; da prevenção e conscientização da saúde e higiene pessoal, e do desenvolvimento econômico e social, incentivando o empreendedorismo e a empregabilidade. Dentro deste cenário, atualmente, o Instituto ABIHPEC conta com dois projetos: o “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer” e o “Pedofilia: não feche os olhos para isso”

sexta-feira, 15 de maio de 2015

16 e 17 de Maio - Programação Cultural

Este final de semana é especial! Hoje, sexta, 15 de maio, comemoramos o Dia Da Família, e, para ter um final de semana bem legal, que tal um passeio em família?
Não esqueça de agasalhar bem as crianças, afinal, o friozinho promete ficar conosco até domingo!

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS – O Musical – no Teatro Bradesco
O clássico infantil em um espetáculo cheio de músicas, efeitos especiais e muita diversão!

Exposição Os Vingadores
Especialmente para quem tem meninos, que amam Os Vingadores, essa exposição é uma boa pedida!
http://paracrianca.com.br/?p=11919

Os Saltimbancos - Teatro MuBE Nova Cultural
Aos domingos de maio, o Teatro MuBE Nova Cultural recebe o clássico infantil Os Saltimbancos. No link você encontra os detalhes e também o endereço no youtube de todas as músicas super legais deste espetáculo!
http://paracrianca.com.br/?p=11908


Maratona Infantil do MIS  
Teatro, Ciência e Intervenções Mágicas e Circenses
Diversão garantida durante todo o domingo sem gastar nenhum centavo! 
Detalhes no link: 
http://paracrianca.com.br/?p=11881

Desejamos um final de semana cheio de amor e felicidade!!!

Para Criança

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Finanças x Economia - Saiba a Diferença

Passou da hora de iniciar uma nova sessão permanente aqui no blog que é sobre Finanças. Já falei aqui algumas vezes sobre esse assunto.

Antes disso, preciso salientar que não fiz faculdade de economia portanto não sou economista. Sou Coach Financeiro, certificada pelo Instituto Coach Financeiro. Mas as finanças entraram na nossa vida mesmo antes de minha certificação e é isso que nossa saúde financeira, nossa qualidade de vida, nossa academia, viagens, e tudo o mais que gostamos e valorizamos como qualidade de vida.

A economia é uma ciência. De acordo com a Faculdade de Economia e Administração da USP Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo  de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida."

Já a Economia Capitalista é "A organização das atividades econômicas por meio do mercado, baseada na propriedade privada e na qual a grande maioria das transações é mediada pelo dinheiro."

Portanto, "Ciência Econômica é uma ciência social, que estuda o funcionamento da Economia Capitalista, sob o pressuposto do comportamento racional do homem econômico, ou seja, da busca da alocação eficiente dos recursos escassos entre inúmeros fins alternativos. Nesse sentido, a Ciência Econômica visa compreender como a Economia resolve os três problemas econômicos básicos: 1) O quê e quanto produzir? 2) Como produzir? e 3) Para quem produzir? Ou seja, o estudo da eficiência e da equidade."


O economista precisa necessariamente ser uma pessoa que estudou para entender todo esse contexto nacional e internacional do processo de produção, utilização de recursos, demanda do produto x consumo, precificação, juros, entre outros tantos fatores, 

O que difere muito do que são Finanças. 

Vem do francês - finance - e se refere ao seu relacionamento com o seu dinheiro. Então pertence a todos nós. Quer queira quer não, todos somos responsáveis pelo que ganhamos e gastamos. Não há como fugir disso e é assim que funciona a verdadeira sociedade capitalista da qual fazemos parte.

Todos queremos, cada um por motivos diferentes, ganhar mais dinheiro. Mas nem sempre ganhar mais é o melhor negócio.

Cuma??

Caso não saiba gerenciar o que ganha, não faz a menor diferença ganhar muito ou pouco pois o destino do dinheiro é sempre mal aplicado. E ainda não quis dizer sobre investimentos tá?? Digo de gastar no básico mesmo.

Ganhar o seu dinheiro através do seu trabalho
Utilizar o seu dinheiro para sua subsistência - o básico para sobreviver
Utilizar o seu dinheiro para melhoria de sua cultura e educação geral
Utilizar o seu dinheiro para aquisição de bens passivos ou ativos
Poupar
Investir (existem "inúmeras" opções de investimentos)
Aumentar seu patrimônio
Ter uma reserva financeira (colchão para situações inesperadas)
Livrar-se e manter-se longe de dívidas
Formar uma Previdência para seu futuro - Não precisar depender do governo em sua aposentadoria

São alguns temas que as finanças abordam

Perceberam como não precisa ser graduado para falar sobre finanças? Tem gente que mal sabe ler ou escrever mas é ótimo com dinheiro! Outros super letrados que não tem a menor inteligência financeira, o dinheiro queima na não!!!

Tem gente que sustenta família com salário mínimo e não tem problemas com as instituições financeiras e tem gente que ganha pequenas fortunas e estão sempre com lama até o pescoço.

Conhecemos muitos exemplos de ambos, não??

Como Coach Financeiro, meu trabalho é elucidar as questões que envolvem finanças e trabalhar junto a meus coachees no sentido de potencializarem a utilização máxima de seu dinheiro, fazendo-os prosperarem.

Se sou rica? Depende do ponto de vista....Meu blog contém muitas informações que podem provar que de alguma maneira sou rica, até porque riqueza é estado de espírito né? Mas quero salientar que minha ocupação principal é Professora do Estado de São Paulo. Meu marido, Bombeiro Militar do Estado de São Paulo. Nosso salário está disponível em Diário Oficial. Mas a riqueza se faz a medida em que utilizamos o que ganhamos com inteligência financeira, e fazemos do pouco, muito.

Por fim, convido você leitor a ir no campo de busca, aqui do meu blog, e verificar nossas viagens, acredito que esse é um bom patrimônio a se apresentar, e veja com seus próprios olhos se uma boa gestão financeira pode ou não fazer maravilhas e realizar qualquer sonho...

Fique ligado, toda quinta feira escreverei sobre finanças. Pode me enviar sua dúvida ou sugestão de post nesse assunto (ou outro que queira), no campo comentários ou por email.

Até

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Como deixar seu bebê longe de gripe e resfriados no inverno

A higienização nasal em crianças com idades entre zero e quatro anos é fundamental para evitar infecções respiratórias e crises de alergia. A atenção deve ser redobrada nos primeiros dois meses de vida, quando o bebê ainda respira exclusivamente pelo nariz. No inverno, com o clima mais seco, os pais devem estar ainda mais atentos à saúde respiratória dos filhos, principalmente no que se refere à higienização e hidratação nasal.
Estudos comprovam que a higienização nasal reduz em até 40% os dias de resfriados

O uso de soluções para a higienização nasal é recomendado como tratamento preventivo de doenças respiratórias e resfriados. Estudos comprovam que limpar as mucosas nasais reduz em até 40% os dias em que as pessoas sofrem de problemas respiratórios. Isso porque a região do nariz é uma importante porta de entrada para alérgenos, fungos, bactérias e poluentes, invasores que podem provocar alergias, infecções, resfriados e quadros que necessitam de internação e podem comprometer a qualidade de vida da criança. “A higienização nasal é muito importante para melhorar os sintomas da gripe e a qualidade de vida das crianças”, afirma a otorrinolaringologista Maura Neves, do Hospital Universitário da USP.

Essa preocupação deve ser ainda maior, especialmente para manter a saúde dos recém-nascidos, mais suscetíveis aos problemas relacionados às doenças respiratórias em períodos secos. A especialista cita ainda as tecnologias atuais que facilitam a vida dos pais na hora de higienizar o nariz dos filhos. “Hoje, temos a opção de spray nasal com um sistema de bolsa a vácuo que permite a aplicação em qualquer posição além de um bico anatômico, ideal para o tamanho reduzido da narina da criança”.

Higienização nasal infantil

  • Com a obstrução das narinas, a passagem do ar torna-se ruidosa e prejudica a respiração, amamentação e o sono;
  • Para os recém-nascidos e os bebês de até dois meses, o recomendável é fazer a higiene do nariz antes de cada mamada;
  • O cloreto de sódio 0,9% é a solução mais indicada para crianças, pois não causa ardência, queimação e irritação;
  • O mais indicado é que os pais optem por soluções livres de conservantes.
  • A higienização nasal não tem contra indicações e pode ser feita pelo menos duas vezes ao dia.

O Salsep® 360 é indicado para cuidar da higienização nasal e  prevenir infecções respiratórias em crianças de zero a quatro anos principalmente durante o inverno. Livre de conservantes, Salsep® 360 possui tecnologia precursora composta por uma bolsa a vácuo, que permite a aplicação do produto em qualquer posição. Além disso, conta com um bico anatômico que se adéqua ao tamanho da narina de lactentes e de recém-nascidos e um limitador de borrifada de 0,05 ml, quantidade ideal para higienizar a mucosa nasal de crianças.

Por isso, a médica recomenda a limpeza do nariz diariamente principalmente quando o clima está mais seco. Segundo ela, a quantidade de dose diária ou de borrifadas da solução nasal varia de acordo com a necessidade de cada um. “Se a pessoa sente muito ressecamento e há formação de crostas, a limpeza e a umidificação deve ser feita sempre que o desconforto surgir. Pode até ser mais de uma vez ao dia”, orienta.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Bolinho de Aipim Fit

Uma delícia, esse tradicional bolinho típico brasileiro, é excelente pré-treino em mais uma receita deliciosa e super fácil!!

Bolinho de Aipim Fit
INGREDIENTES:
1 kg de aipim descascado e cozido
Sal
500 g de carne moída
1 cebola média picada
1 dente de alho
Farinha de Aveia ou Polvilho Doce - o quanto baste para dar ponto de enrolar
MODO DE PREPARO
Cozinhe o aipim em água e sal, amasse bem ate formar um purê, acrescentando a farinha de aveia ou polvilho doce até dar o ponto de enrolar.
Em uma panela refogue o alho, a cebola e a carne moída
Deixe cozinhar a carne
Faça um refogado bem sequinho

Abra a massa de aipim na palma da mão, recheie com a carne e feche formando rolinhos
Asse em forno pré aquecido até dourar
Tempo de preparo 30 minutos
Rendimento 6 porções

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Desafio Abdominal

Tem momentos que são difíceis de driblar a corrida contra o tempo, e parece que o relógio fica maluco. Ora parece correr demais ou em outras situações, parece que todo minuto é eterno. 

Eu tenho me sentido nessa dicotomia, e mesmo amando treinar, tem dias que o relógio não passa, e todo treino é mais difícil. Nessas horas, não deixo a Diaba Gorda dominar e me desafio.

O desafio da vez é o abdominal, área do meu corpo que precisa de atenção. Aliás, um abdomen forte é muito mais que gominhos aparentes, é sinônimo de saúde e bem estar, pois é esse músculo (aliás, a região do core) que sustenta nosso corpo, segura nossas víceras e evitam diversos problemas posturais.

Me desafiei, depois de ter sido apresentada a esse vídeo, a fazê-lo, 3 vezes na semana. A música é uma delícia então o tempo passa rápido. Ainda não estou "pró" mas vou ficar.

Vou usar a #DesafioUptownAbs no instagram toda vez que fizer...

Vem comigo?


sexta-feira, 8 de maio de 2015

09 e 10 de Maio - Programação Cultural

Este final de semana é bem especial! Sabemos que "dia das mães" é todo dia, mas ter uma data oficial para comemorar é bom demais! E para quem quer fazer um programa especial com as crianças, e aproveitar cada pedacinho destes dias especiais, vejam algumas dicas:

O Forrobodó da Chiquinha 
Ótima oportunidade para apresentar parte importante de nossa cultura para sua criança!
Um espetáculo especial, que além de divertir e enriquecer a infância, ajuda muitas crianças na luta contra o câncer!
Veja detalhes no link:
http://paracrianca.com.br/2015/05/o-forrobodo-da-chiquinha-serie-aprendiz-de-maestro/


ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS – O Musical – no Teatro Bradesco
O clássico infantil em um espetáculo cheio de músicas, efeitos especiais e muita diversão!
Veja detalhes no link:
http://paracrianca.com.br/2015/05/alice-no-pais-das-maravilhas-o-musical-no-teatro-bradesco/

Casa do Brincar Especial Dia das Mães
Que tal comemorar o DIA DA MAMÃE de um jeito muito especial? A Casa do Brincar abre as portas para toda a família no dia 10 de maio 2015.
http://paracrianca.com.br/2015/05/casa-do-brincar-especial-dia-das-maes/


Show Banda Estralo - Estralando o Roque no Dia das Mães
Que tal comemorar a tarde do dia das mães em um show bem  animado, alegre, onde sua criança vai se divertir à valer com você?
Ah, e grátis! Isso mesmo! Veja só:http://paracrianca.com.br/2015/05/banda-estralo-estralando-o-roque-no-dia-das-maes/


Aquário de São Paulo
Foi feita uma reforma para atender melhor aos visitantes e também tem duas novas ilustres e especiais seres: Aurora e Peregrino: um casal de ursos-polares!
Veja detalhes no link:
http://paracrianca.com.br/2015/05/novidades-maravilhosas-no-aquario-de-sao-paulo/

Para outras opções de passeio por São Paulo neste final de semana especial, acesse: www.paracrianca.com.br

Desejamos um dia das mães maravilhoso!

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Atividade Física na Infância

Quando a televisão não era tão popular nas residências, as brincadeiras das crianças envolviam correr na rua, empinar pipa ou pular corda.

Em tempos de tecnologia, com a disponibilidade de videogames, desenhos animados e filmes, a diversão passou a ser, muitas vezes, olhar para a tela da TV. Entretanto, os médicos alertam sobre a importância da atividade física na vida de uma criança.


De acordo com o Dr. José Gabel, secretário do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), a prática de exercícios físicos regulares fortalece a massa óssea e muscular, contribui para o aperfeiçoamento e aquisição de habilidades motoras, desenvolve a flexibilidade, ajudando na manutenção da postura e equilíbrio, além de melhorar o sistema cardiocirculatório. Mas não para por aí. “É de consenso mundial que a realização de atividades físicas na infância ajuda a manter o peso ideal, reduzindo índices de obesidade e suas consequências, como diabetes, hipertensão e dislipidemias, por exemplo”, explica.

Além dos benefícios físicos, atividades físicas como futebol, vôlei e basquete também trazem ganhos para a socialização da criança. Esportes coletivos permitem que o jovem aprenda a trabalhar em equipe e proporciona momentos de conversa entre os participantes, o que aumenta a autoestima e o equilíbrio emocional.

Vale ressaltar que o exagero de exercícios físicos nessa faixa etária tem efeito contrário e pode até prejudicar o desenvolvimento dos pequenos. “Pais desejam criar atletas mirins, com agendas sobrecarregadas e sem descanso. Esse ritmo é prejudicial, resulta em sintomas diversos como criar motivos para não frequentar as aulas, fadiga, cansaço, perda de concentração, alterações no humor, irritabilidade, insônia, dores musculares e articulares, além do grande risco de lesões”, conta o Dr. Gabel.

Em contrapartida, muitos pais também pensam que a aula de Educação Física no colégio é exercício suficiente para o filho. Será? O pediatra fala que a prática escolar contribui para melhorar a qualidade da saúde, mas é insuficiente para alcançar objetivos como o desenvolvimento da capacidade motora, cognitiva, afetiva e social.

Também é importante ficar atento às atividades mais indicadas para a faixa etária da criança. O Dr. Gabel indica algumas mais apropriadas para cada idade:

De 1 mês a 1 ano: estímulos sonoros, estímulos visuais com panos coloridos, brincar de engatinhar, mímica, esconder e achar, além de espalhar brinquedos para estimular o bebê a se mover até alcançá-los.

De 1 a 5 anos: o que envolva corrida, chute, dança e teatro.

De 5 a 8 anos: aqui é importante incluir aquelas que contem regras, além de correr, dançar e iniciação esportiva – apresentação das modalidades sem ser competitivo.

De 8 a 14 anos: tênis, futebol, vôlei, basquete, natação, handeball, ginástica, judô e demais modalidades voltadas para o desenvolvimento esportivo.

A recomendação para crianças é de, pelo menos, 60 minutos diários de exercícios e que a criança não fique mais de 2 horas do seu tempo por dia em aparelhos de televisão ou eletrônicos.

O pediatra frisa que os adultos devem ser um exemplo ativo para os menores: “Estimule a criança também praticando, como caminhadas, pedaladas e jogos. Encoraje-a pela troca da TV e computador por ações esportivas; saiba negociar o tempo de utilização desses aparelhos.”, recomenda.

*Matéria publicada em www.ebc.com.br

30 e 31 de Maio - Programação Cultural

Maio está acabando, mas os passeios para aproveitar o final de semana com as crianças estão imperdíveis! 
Veja só:


ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS – O Musical – no Teatro Bradesco
Último final de semana deste espetáculo! O clássico infantil em um espetáculo cheio de músicas, efeitos especiais e muita diversão!



Disney On Ice
Temporada especial e encantadora na pista de patinação do Ginásio do Ibirapuera! Não deixe de ir!
http://paracrianca.com.br/2015/05/disney-on-ice-tesouros-disney/



2 x 4 no Teatro Alfa 
Espetáculo com quarteto de cordas que aguça a curiosidade das crianças para a música de forma lúdica. Muito bom!
No link você encontra os detalhes:
http://paracrianca.com.br/2015/05/12009/


Orçamento Pessoal

Para quem ainda não sabe, sou Coach Financeiro. Na minha opinião, o orçamento pessoal é a chave para o sucesso! Antes mesmo de sanar dívidas, poupar e investir.

Tem pessoas que pensam que ao ter que anotar todas suas receitas e despesas é algo que aprisiona, eu garanto que é bem o contrário, liberta.

Na relação dinheiro x pessoa alguém tem que dominar. Ou você domina ou o dinheiro te domina e já dou o exemplo: 

A pessoa quer um carro:

1) Se ela tem total controle sobre o dinheiro, ela compra o carro que quer
2) Se ela tem algum controle sobre o dinheiro, ela compra algumas opções que o dinheiro permite
3) Se ela não tem controle sobre o dinheiro, simplesmente fica querendo o carro, não compra

Então, conhecer de onde vem seu dinheiro e para onde vai seu dinheiro pode ser libertador!!!

Existem muitos aplicativos para smartphone que já disponibilizam um orçamento básico. Eu, particularmente, ainda prefiro uma planilha de Excell pois eu consigo personalizá-la ao máximo conforme minhas receitas e despesas.

Mas vamos do início.

Receita é todo dinheiro que entra. Cada pessoa pode preferir de uma maneira, mas eu gosto de computar o valor líquido, ou seja, não me apego àquilo que o governo retem de impostos. Mas fique atento: empréstimo consignado (folha de pagamento), desconto de convênio médio, desconto de previdência privada, qualquer outro gasto a mais, deve entrar sim na planilha, pois o fato de ser debitado da folha de pagamento só facilitou o serviço.

A receita vem de algumas fontes: nosso trabalho principal, trabalho extra, aposentadoria ou pensão, valores que recebemos de royalties, direitos autorais, aluguéis, enfim, todo dinheiro que entra no fluxo de nosso caixa (passa pela nossa conta). 

Despesa, obviamente, é tudo aquilo que sai. E aí que temos que tomar cuidado. 

Voltando ao exemplo do carro, que citei acima. Tem gente que pensa que quanto mais se ganha, mais fácil conquistar as coisas. Ledo engano. Conheço e tenho certeza que você também, pessoas que ganham pouco e sustentam adequadamente sua família, sem dívidas, bem como pessoas que tem bons salários e estão sempre com a corda no pescoço. Conquistar as coisas é uma questão de controle e inteligência financeira, não necessariamente de dinheiro.

As despesas podem ser definidas em níveis, lembrando que obrigatório é diferente de importante.

Despesas Obrigatórias Fixas - Aquelas que não temos como negociar o valor mas são obrigatórias para nossas sobrevivência. Aqui entram aluguel, prestação da casa, condomínio, por exemplo. Afinal a moradia é essencial para sobrevivência e os valores sofrem reajustes anuais.

Despesas Obrigatórias Variáveis - Precisamos dela para sobrevivência porém podemos buscar alternativas para minimizar o gasto, como por exemplo, alimentação, telefone, luz. São essenciais, porém podemos reduzir, no caso de alimentação, buscar algo equivalente e de menor valor.

Despesas Não Obrigatórias Fixas - Posso fazer ajustes antes de cortar, em uma situação extrema. Não são de necessidades prioritárias mas importantes, como seguro, academia, celular, TV a cabo, assinatura de revistas, ou seja, podemos viver sem isso mas os valores são fixados.

Despesas Não Obrigatórias Variáveis - Posso fazer ajustes antes de cortar em uma situação extrema, como salão de beleza, restaurante, cinema.

Um orçamento permite a visualização de cada item, em um plano geral, permitindo que se observe despesas desnecessárias e gastos fantasma. Ao comprar um carro, olhamos várias vezes o preço, pesquisamos, pechinchamos e nos planejamos, afinal é um grande valor, mas o tal cafezinho muitas vezes não é computado, e de cafezinho em cafezinho, gastamos uma parcela do sonhado carro no mês.

O que é seu cafezinho??

Claro que para tudo tem lugar, e essa é a magia do orçamento, afinal, ninguém sobrevive sem lazer, e aqui comparo finanças com atividade física, minhas duas áreas de formação:

Você, sedentário ou pouco ativo, se propõe a entrar na academia e fazer uma aula de crossfit com o professor mais carrasco. Vai 1, 2, 3, na 4° aula não aguenta o ritmo, ainda não é pra você aquela intensidade. Teu corpo precisa se adaptar.

Com o orçamento é a mesma coisa. Se você gosta daquele churrasquinho em casa aos finais de semana, tente incluí-lo em seu orçamento, de forma a não precisar cortar. Procure reduzir os gastos em algo que para você é menos importante, pois o churrasco é algo que lhe faz bem.

Vou deixar a lição de casa agora. Durante uma semana anotar na agenda todo o tipo de gasto, e procurar verificar uma média de gastos mensais, pois os grandes gastos geralmente temos anotado, como a prestação, a compra do mês, as parcelas, etc... e anote na planilha abaixo:

Orçamento

Semana que vem vamos aprender a gostar do orçamento. Garanto! Vocês tem um futuro brilhante pela frente!!!






Pão de Batata Doce - Sem Glúten, Sem leite e Delicioso!!!


Na onda dos alimentos sem glúten, temos aí o pão de batata doce, que aprendi no perfil da @thathaurban no Instagram. Claro que não tenho nada contra o glúten, mas como hoje é o vilão da história, chama mais atenção escrever que não tem glúten. O grande problema do glúten é que tudo onde ele está envolvido é delicioso e hipercalórico, com calorias vazias, ou seja, somente aumenta nosso culote e rouba nossa energia.

Para quem precisa de uma opção mais saudável ou mesmo por estilo de vida, e não abre mão de um pãozinho, segue a receita. Pode até passar um pouco de manteiga, sem exagero, nele quentinho, acompanhado de um cafézinho.... delícia!!! Ninguém diz que é dieta!

Aqui foi sucesso por sua praticidade, composição e sabor. 


  • Ingredientes

  • 3 CS azeite
  • 1 pacote fermento pó seco instantaneo
  • 3  ovos
  • 1 colher de chá sal rosa
  • 600 g batata doce cozida e sem casca
  • 180 g aveia

Modo de Fazer

  1. cozinhe as batatas doces ate ficarem bem moles, descasque-as e amasse.
  2. encorpores todos os ingredientes e mistures ate ficar uma massa homogenea
  3. Despeje em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno medio (180°) ate assar por inteiro cerca de 40 minutos.



Pular Corda

Uma atividade física super democrática é pular corda. Atividade aeróbia, de alto impacto, pular corda pode gastar cerca de +-800 kcal por hora de treino. Melhora o sistema cardiovascular e traz melhoras para o sistema músculo esquelético, especialmente de MMII, mas fortalece os braços e o core.

Uma atividade física bem executada, também trabalha outras capacidades físicas. A corda, além da melhoria da capacidade aeróbia, melhora a coordenação motora e agilidade.

Além disso é muito divertida. Crianças passam horas brincando com corda, em diversas músicas, e para elas também é motivo de sociabilização.

O mais interessante é o fato de a corda ser pequena, leve e prática, podendo ser feita em qualquer lugar.

Essa é a Semana Mundial do Brincar, aproveite para se exercitar junto a sua criança. Pular corda pode ser um ótimo começo!!


Vamos Queimar Calorias?

Quem não gosta dessa frase?? Por mais que alguém não seja muito escravo da balança, de alguma maneira a gente pensa em estar de bem com o espelho.

Gosto de lembrar sempre que o "Corpo Perfeito" é aquele que funciona bem. Ter uma barriga tanquinho ou uma que balance um pouco a mais, é outro departamento.... Tem gente que gosta de estar super seco e definido, outras pessoas querem simplesmente estarem magra, tem aqueles que não se importam com alguns quilinhos a mais... Agora no quesito saúde, ficar parado não rola! A máquina perfeita, que é nosso corpo, precisa de movimento. Existe até ginástica para quem está quase imobilizado na cama (Eutonia).

Queimar calorias é algo que nosso organismo faz para se manter ativo, em todas as suas funções. Mas cada organismo tem sua "queima" calórica - e vou passar a utilizar o nome gasto ao invés de queima, pois é mais apropriado - conforme suas necessidades.
Uma pessoa que pesa 100kg certamente vai gastar mais calorias que quem pesa 50kg, então aqueles velhos "Só preciso perder + 3 kg" pode levar uma boa eternidade para quem tem 50kg, enquanto para quem tem 100kg leva menos de uma semana. 

Outra coisa importante é como é constituído o corpo gordura ou músculo: Quanto mais músculo, maior é o gasto calórico.
*Atenção meninas - Quer perder peso, invista na musculação para ganhar massa! NÃO - Você não vai ficar com braço de macho.... isso leva muuuuiiiito tempo, treino e dedicação.

Para se manter ativo, temos um metabolismo de base, responsável por nossas funções vitais. Quando dormimos, utilizamos nosso metabolismo basal para manter os órgãos ativos e isso também gasta caloria. Cada um tem uma quantidade energética para se manter no dia a dia, e neste link http://www.gyplan.com/pt/calorie_pt.html
Tem uma calculadora on line que já dá a resposta (preferi linkar a calculadora que explicar toda a fisiologia da fórmula, tá?).

O metabolismo basal se refere ao quanto o organismo usa para manter-se em seu funcionamento mínimo, ou seja, a cada atividade que realizamos no dia a dia, existe um incremento no gasto. Uma reclamação recorrente da maioria das pessoas é a falta de tempo. Compreendo perfeitamente, e após a chegada do Arthur, percebo que o tempo que antes era todo para mim, tenho que dividir com ele. Outro ainda perdem tanto tempo no trânsito louco das grandes cidades. Há quem ainda trabalhe e estude Enfim, estamos, cada um com seu motivo, cada vez mais sedentários. O trabalho há pouca atividade a medida em que a tecnologia avança.

Portanto, o intuito desse post é relembrar que em pequenas atitudes diárias, podemos manter nosso corpo ativo, incrementar o gasto calórico e fazer boas substituições em prol de nossa saúde.

Confira um exemplo para uma pessoa com 70 kg:



Agora é só incorporar algumas atividades na rotina diária para aumentar o gasto calórico. Aos poucos a atividade física passa a fazer parte do dia a dia. Consulte sempre um nutricionista com CRN para qualquer adequação de dieta e consulte sempre um educador físico com CREF para montagem de planos de atividade física de forma a atingir de maneira satisfatória objetivos que envolvam mudança na composição corporal.




Bolo de Banana - Sem leite, sem farinha e sem açúcar

Fica uma delícia para um café da tarde ou café da manhã para um final de semana, quando temos mais tempo para aproveitar essa delícia.

Com um café quentinho... hummmm

3 ovos
5 bananas bem maduras
2 xícaras de aveia (Se você tem intolerância ao glúten, substitua a aveia pela quinua)
1 copo de damasco picado
1/2 copo de nozes picadas
1/2 copo de uva passa
1/2 copo de ameixa preta picada
1 colher de sopa de fermento em pó

MODO DE PREPARO Bata no liquidificador os ovos com as bananas.
Passe para um refratário e ponha os outros ingredientes.
Misture com uma colher.
Coloque em uma forma untada e asse (depois de preaquecer o forno) na temperatura média do forno até o bolo ficar dourado.


18 de Maio - Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Hoje, segunda, 18 de maio, o Brasil se une contra a pedofilia durante o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e na luta por uma sociedade consciente e bem informada sobre a proteção à infância. A data foi instituída por lei federal no ano 2000 em memória da menina Araceli, de 8 anos, violentada e barbaramente assassinada, em 1973, no Espírito Santo. O que se busca com a conscientização do problema é que casos como aquele não fiquem impunes.


Atualmente, a sociedade, cada dia mais consciente e com o apoio de delegacias de polícia especializadas, tem jogado luz sobre a situação de risco de crianças e adolescentes do país, vítimas preferenciais de criminosos que se aproveitam, principalmente, do anonimato na internet para procurar por vítimas em redes sociais. O Instituto ABIHPEC, criado em 2013 pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), tem se dedicado à causa por meio do projeto “Pedofilia: não feche os olhos para isso”, que estimula a discussão sobre o tema.

No dia 14, o Instituto ABIHPEC reuniu jornalistas, formadores de opinião e especialistas durante a palestra “Perfil do pedófilo, modus operandi, casos e prevenção”, em São Paulo, quando Andrea Freitas e Silvana Menezes fizeram uma explanação detalhada sobre o que ocorre no Brasil. Com atuação na área de Gestão de Riscos e Prevenção à Perdas, com foco na Inteligência da Segurança, Criminalística, Projetos e Análise do Comportamento Humano, as duas profissionais apresentaram dados sobre ocorrências e traçaram o perfil dos molestadores, que agem na família, nas escolas e no meio virtual.

As especialistas destacaram, também, a atuação da 4ª. Delegacia de Polícia de Repressão à Pedofilia, criada em 2011 em São Paulo, que tem entre seus objetivos apurar e reprimir os crimes contra a dignidade sexual de vulneráveis, além de criar um banco de dados com fotos de estupradores e pedófilos e um banco de DNA, com controle de entrada e saída dos criminosos junto às penitenciárias.

Andrea Freitas e Silvana Menezes abordaram a legislação existente (o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Código Penal), com as penas a que estão sujeitos os condenados por crimes relacionados à pedofilia e a atual Lei 12778, promulgada em 2014, que classifica a exploração sexual de criança e adolescente como crime hediondo, sem direito à anistia, indulto ou pagamento de fiança. De acordo com dados compartilhados pelas especialistas, o número de denúncias registradas no Estado de São Paulo passou de 1.473, em 2012, para 2.188, em 2013.

Andrea Freitas e Silvana Menezes partiram para a identificação do perfil dos pedófilos com base em estudos de casos e dos impactos causados nas vítimas, que as auxiliaram na organização de palestras para disseminar uma das principais ferramentas de combate ao “criminoso sem face”: o conhecimento. Segundo dados obtidos pelas pesquisadoras na 4ª. Delegacia de Repressão à Pedofilia, 40% dos abusadores têm idade entre 18 a 40 anos , 35% até 17 anos e 25%, mais de 40 anos. Os dados mostram ainda que a maior parte dos casos (60%) não envolve pessoas com algum parentesco com a vítima. Pais molestadores chegam a 15%, padrastos, 10% e pessoas com outro grau de parentesco, 15%. As maiores vítimas são meninas (80%). Crianças entre 7 e 13 anos são as mais vulneráveis e representam 60% dos casos. Crianças com menos de 7 anos chegam a 35% e 5% são maiores de 13 anos.

O módus operandi dos pedófilos também foi identificado pelas pesquisadoras. Elas destacaram que um dos módus operandi deles é a utilização das redes sociais para contatar as vítimas, com a criação de perfis falsos, oferecendo concursos entre os adolescentes e requisitando fotos sensuais, seminuas e nuas para avaliação, que acabam sendo vendidas na internet. Os contatos virtuais, iniciados nas redes sociais, acabam se concretizando em encontros pessoais, com manipulação e envolvimento da vítima.

Sobre o Instituto ABIHPEC – Criado em dezembro de 2013, o Instituto ABIHPEC é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) para canalizar projetos da área de responsabilidade social do setor. Associação civil, sem fins lucrativos, foi constituída originalmente por 25 sócio-fundadores do setor e, desde então, está aberto para empresas de todos os segmentos e representantes da sociedade civil interessados em integrar o quadro de associados – desde que tenham afinidade com as causas defendidas pelo Instituto ABIHPEC. Vale esclarecer que, além de contribuírem financeiramente, as associadas também podem participar com trabalho voluntário e doações de produtos para os projetos.

O Instituto ABIHPEC atua, principalmente, na promoção de ações de atenção oncológica por meio da disseminação de informação e de cuidados paliativos; da assistência social aos portadores de câncer ou pessoas acometidas por doenças graves, que tenham impacto em sua aparência, oferecendo condições técnicas e materiais para a reabilitação e estímulo à autoestima; da proteção à integridade, individualidade e dignidade de crianças, adolescentes e idosos; da prevenção e conscientização da saúde e higiene pessoal, e do desenvolvimento econômico e social, incentivando o empreendedorismo e a empregabilidade. Dentro deste cenário, atualmente, o Instituto ABIHPEC conta com dois projetos: o “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer” e o “Pedofilia: não feche os olhos para isso”

16 e 17 de Maio - Programação Cultural

Este final de semana é especial! Hoje, sexta, 15 de maio, comemoramos o Dia Da Família, e, para ter um final de semana bem legal, que tal um passeio em família?
Não esqueça de agasalhar bem as crianças, afinal, o friozinho promete ficar conosco até domingo!

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS – O Musical – no Teatro Bradesco
O clássico infantil em um espetáculo cheio de músicas, efeitos especiais e muita diversão!

Exposição Os Vingadores
Especialmente para quem tem meninos, que amam Os Vingadores, essa exposição é uma boa pedida!
http://paracrianca.com.br/?p=11919

Os Saltimbancos - Teatro MuBE Nova Cultural
Aos domingos de maio, o Teatro MuBE Nova Cultural recebe o clássico infantil Os Saltimbancos. No link você encontra os detalhes e também o endereço no youtube de todas as músicas super legais deste espetáculo!
http://paracrianca.com.br/?p=11908


Maratona Infantil do MIS  
Teatro, Ciência e Intervenções Mágicas e Circenses
Diversão garantida durante todo o domingo sem gastar nenhum centavo! 
Detalhes no link: 
http://paracrianca.com.br/?p=11881

Desejamos um final de semana cheio de amor e felicidade!!!

Para Criança

Finanças x Economia - Saiba a Diferença

Passou da hora de iniciar uma nova sessão permanente aqui no blog que é sobre Finanças. Já falei aqui algumas vezes sobre esse assunto.

Antes disso, preciso salientar que não fiz faculdade de economia portanto não sou economista. Sou Coach Financeiro, certificada pelo Instituto Coach Financeiro. Mas as finanças entraram na nossa vida mesmo antes de minha certificação e é isso que nossa saúde financeira, nossa qualidade de vida, nossa academia, viagens, e tudo o mais que gostamos e valorizamos como qualidade de vida.

A economia é uma ciência. De acordo com a Faculdade de Economia e Administração da USP Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo  de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida."

Já a Economia Capitalista é "A organização das atividades econômicas por meio do mercado, baseada na propriedade privada e na qual a grande maioria das transações é mediada pelo dinheiro."

Portanto, "Ciência Econômica é uma ciência social, que estuda o funcionamento da Economia Capitalista, sob o pressuposto do comportamento racional do homem econômico, ou seja, da busca da alocação eficiente dos recursos escassos entre inúmeros fins alternativos. Nesse sentido, a Ciência Econômica visa compreender como a Economia resolve os três problemas econômicos básicos: 1) O quê e quanto produzir? 2) Como produzir? e 3) Para quem produzir? Ou seja, o estudo da eficiência e da equidade."


O economista precisa necessariamente ser uma pessoa que estudou para entender todo esse contexto nacional e internacional do processo de produção, utilização de recursos, demanda do produto x consumo, precificação, juros, entre outros tantos fatores, 

O que difere muito do que são Finanças. 

Vem do francês - finance - e se refere ao seu relacionamento com o seu dinheiro. Então pertence a todos nós. Quer queira quer não, todos somos responsáveis pelo que ganhamos e gastamos. Não há como fugir disso e é assim que funciona a verdadeira sociedade capitalista da qual fazemos parte.

Todos queremos, cada um por motivos diferentes, ganhar mais dinheiro. Mas nem sempre ganhar mais é o melhor negócio.

Cuma??

Caso não saiba gerenciar o que ganha, não faz a menor diferença ganhar muito ou pouco pois o destino do dinheiro é sempre mal aplicado. E ainda não quis dizer sobre investimentos tá?? Digo de gastar no básico mesmo.

Ganhar o seu dinheiro através do seu trabalho
Utilizar o seu dinheiro para sua subsistência - o básico para sobreviver
Utilizar o seu dinheiro para melhoria de sua cultura e educação geral
Utilizar o seu dinheiro para aquisição de bens passivos ou ativos
Poupar
Investir (existem "inúmeras" opções de investimentos)
Aumentar seu patrimônio
Ter uma reserva financeira (colchão para situações inesperadas)
Livrar-se e manter-se longe de dívidas
Formar uma Previdência para seu futuro - Não precisar depender do governo em sua aposentadoria

São alguns temas que as finanças abordam

Perceberam como não precisa ser graduado para falar sobre finanças? Tem gente que mal sabe ler ou escrever mas é ótimo com dinheiro! Outros super letrados que não tem a menor inteligência financeira, o dinheiro queima na não!!!

Tem gente que sustenta família com salário mínimo e não tem problemas com as instituições financeiras e tem gente que ganha pequenas fortunas e estão sempre com lama até o pescoço.

Conhecemos muitos exemplos de ambos, não??

Como Coach Financeiro, meu trabalho é elucidar as questões que envolvem finanças e trabalhar junto a meus coachees no sentido de potencializarem a utilização máxima de seu dinheiro, fazendo-os prosperarem.

Se sou rica? Depende do ponto de vista....Meu blog contém muitas informações que podem provar que de alguma maneira sou rica, até porque riqueza é estado de espírito né? Mas quero salientar que minha ocupação principal é Professora do Estado de São Paulo. Meu marido, Bombeiro Militar do Estado de São Paulo. Nosso salário está disponível em Diário Oficial. Mas a riqueza se faz a medida em que utilizamos o que ganhamos com inteligência financeira, e fazemos do pouco, muito.

Por fim, convido você leitor a ir no campo de busca, aqui do meu blog, e verificar nossas viagens, acredito que esse é um bom patrimônio a se apresentar, e veja com seus próprios olhos se uma boa gestão financeira pode ou não fazer maravilhas e realizar qualquer sonho...

Fique ligado, toda quinta feira escreverei sobre finanças. Pode me enviar sua dúvida ou sugestão de post nesse assunto (ou outro que queira), no campo comentários ou por email.

Até

Como deixar seu bebê longe de gripe e resfriados no inverno

A higienização nasal em crianças com idades entre zero e quatro anos é fundamental para evitar infecções respiratórias e crises de alergia. A atenção deve ser redobrada nos primeiros dois meses de vida, quando o bebê ainda respira exclusivamente pelo nariz. No inverno, com o clima mais seco, os pais devem estar ainda mais atentos à saúde respiratória dos filhos, principalmente no que se refere à higienização e hidratação nasal.
Estudos comprovam que a higienização nasal reduz em até 40% os dias de resfriados

O uso de soluções para a higienização nasal é recomendado como tratamento preventivo de doenças respiratórias e resfriados. Estudos comprovam que limpar as mucosas nasais reduz em até 40% os dias em que as pessoas sofrem de problemas respiratórios. Isso porque a região do nariz é uma importante porta de entrada para alérgenos, fungos, bactérias e poluentes, invasores que podem provocar alergias, infecções, resfriados e quadros que necessitam de internação e podem comprometer a qualidade de vida da criança. “A higienização nasal é muito importante para melhorar os sintomas da gripe e a qualidade de vida das crianças”, afirma a otorrinolaringologista Maura Neves, do Hospital Universitário da USP.

Essa preocupação deve ser ainda maior, especialmente para manter a saúde dos recém-nascidos, mais suscetíveis aos problemas relacionados às doenças respiratórias em períodos secos. A especialista cita ainda as tecnologias atuais que facilitam a vida dos pais na hora de higienizar o nariz dos filhos. “Hoje, temos a opção de spray nasal com um sistema de bolsa a vácuo que permite a aplicação em qualquer posição além de um bico anatômico, ideal para o tamanho reduzido da narina da criança”.

Higienização nasal infantil

  • Com a obstrução das narinas, a passagem do ar torna-se ruidosa e prejudica a respiração, amamentação e o sono;
  • Para os recém-nascidos e os bebês de até dois meses, o recomendável é fazer a higiene do nariz antes de cada mamada;
  • O cloreto de sódio 0,9% é a solução mais indicada para crianças, pois não causa ardência, queimação e irritação;
  • O mais indicado é que os pais optem por soluções livres de conservantes.
  • A higienização nasal não tem contra indicações e pode ser feita pelo menos duas vezes ao dia.

O Salsep® 360 é indicado para cuidar da higienização nasal e  prevenir infecções respiratórias em crianças de zero a quatro anos principalmente durante o inverno. Livre de conservantes, Salsep® 360 possui tecnologia precursora composta por uma bolsa a vácuo, que permite a aplicação do produto em qualquer posição. Além disso, conta com um bico anatômico que se adéqua ao tamanho da narina de lactentes e de recém-nascidos e um limitador de borrifada de 0,05 ml, quantidade ideal para higienizar a mucosa nasal de crianças.

Por isso, a médica recomenda a limpeza do nariz diariamente principalmente quando o clima está mais seco. Segundo ela, a quantidade de dose diária ou de borrifadas da solução nasal varia de acordo com a necessidade de cada um. “Se a pessoa sente muito ressecamento e há formação de crostas, a limpeza e a umidificação deve ser feita sempre que o desconforto surgir. Pode até ser mais de uma vez ao dia”, orienta.

Bolinho de Aipim Fit

Uma delícia, esse tradicional bolinho típico brasileiro, é excelente pré-treino em mais uma receita deliciosa e super fácil!!

Bolinho de Aipim Fit
INGREDIENTES:
1 kg de aipim descascado e cozido
Sal
500 g de carne moída
1 cebola média picada
1 dente de alho
Farinha de Aveia ou Polvilho Doce - o quanto baste para dar ponto de enrolar
MODO DE PREPARO
Cozinhe o aipim em água e sal, amasse bem ate formar um purê, acrescentando a farinha de aveia ou polvilho doce até dar o ponto de enrolar.
Em uma panela refogue o alho, a cebola e a carne moída
Deixe cozinhar a carne
Faça um refogado bem sequinho

Abra a massa de aipim na palma da mão, recheie com a carne e feche formando rolinhos
Asse em forno pré aquecido até dourar
Tempo de preparo 30 minutos
Rendimento 6 porções

Desafio Abdominal

Tem momentos que são difíceis de driblar a corrida contra o tempo, e parece que o relógio fica maluco. Ora parece correr demais ou em outras situações, parece que todo minuto é eterno. 

Eu tenho me sentido nessa dicotomia, e mesmo amando treinar, tem dias que o relógio não passa, e todo treino é mais difícil. Nessas horas, não deixo a Diaba Gorda dominar e me desafio.

O desafio da vez é o abdominal, área do meu corpo que precisa de atenção. Aliás, um abdomen forte é muito mais que gominhos aparentes, é sinônimo de saúde e bem estar, pois é esse músculo (aliás, a região do core) que sustenta nosso corpo, segura nossas víceras e evitam diversos problemas posturais.

Me desafiei, depois de ter sido apresentada a esse vídeo, a fazê-lo, 3 vezes na semana. A música é uma delícia então o tempo passa rápido. Ainda não estou "pró" mas vou ficar.

Vou usar a #DesafioUptownAbs no instagram toda vez que fizer...

Vem comigo?


09 e 10 de Maio - Programação Cultural

Este final de semana é bem especial! Sabemos que "dia das mães" é todo dia, mas ter uma data oficial para comemorar é bom demais! E para quem quer fazer um programa especial com as crianças, e aproveitar cada pedacinho destes dias especiais, vejam algumas dicas:

O Forrobodó da Chiquinha 
Ótima oportunidade para apresentar parte importante de nossa cultura para sua criança!
Um espetáculo especial, que além de divertir e enriquecer a infância, ajuda muitas crianças na luta contra o câncer!
Veja detalhes no link:
http://paracrianca.com.br/2015/05/o-forrobodo-da-chiquinha-serie-aprendiz-de-maestro/


ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS – O Musical – no Teatro Bradesco
O clássico infantil em um espetáculo cheio de músicas, efeitos especiais e muita diversão!
Veja detalhes no link:
http://paracrianca.com.br/2015/05/alice-no-pais-das-maravilhas-o-musical-no-teatro-bradesco/

Casa do Brincar Especial Dia das Mães
Que tal comemorar o DIA DA MAMÃE de um jeito muito especial? A Casa do Brincar abre as portas para toda a família no dia 10 de maio 2015.
http://paracrianca.com.br/2015/05/casa-do-brincar-especial-dia-das-maes/


Show Banda Estralo - Estralando o Roque no Dia das Mães
Que tal comemorar a tarde do dia das mães em um show bem  animado, alegre, onde sua criança vai se divertir à valer com você?
Ah, e grátis! Isso mesmo! Veja só:http://paracrianca.com.br/2015/05/banda-estralo-estralando-o-roque-no-dia-das-maes/


Aquário de São Paulo
Foi feita uma reforma para atender melhor aos visitantes e também tem duas novas ilustres e especiais seres: Aurora e Peregrino: um casal de ursos-polares!
Veja detalhes no link:
http://paracrianca.com.br/2015/05/novidades-maravilhosas-no-aquario-de-sao-paulo/

Para outras opções de passeio por São Paulo neste final de semana especial, acesse: www.paracrianca.com.br

Desejamos um dia das mães maravilhoso!

Atividade Física na Infância

Quando a televisão não era tão popular nas residências, as brincadeiras das crianças envolviam correr na rua, empinar pipa ou pular corda.

Em tempos de tecnologia, com a disponibilidade de videogames, desenhos animados e filmes, a diversão passou a ser, muitas vezes, olhar para a tela da TV. Entretanto, os médicos alertam sobre a importância da atividade física na vida de uma criança.


De acordo com o Dr. José Gabel, secretário do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), a prática de exercícios físicos regulares fortalece a massa óssea e muscular, contribui para o aperfeiçoamento e aquisição de habilidades motoras, desenvolve a flexibilidade, ajudando na manutenção da postura e equilíbrio, além de melhorar o sistema cardiocirculatório. Mas não para por aí. “É de consenso mundial que a realização de atividades físicas na infância ajuda a manter o peso ideal, reduzindo índices de obesidade e suas consequências, como diabetes, hipertensão e dislipidemias, por exemplo”, explica.

Além dos benefícios físicos, atividades físicas como futebol, vôlei e basquete também trazem ganhos para a socialização da criança. Esportes coletivos permitem que o jovem aprenda a trabalhar em equipe e proporciona momentos de conversa entre os participantes, o que aumenta a autoestima e o equilíbrio emocional.

Vale ressaltar que o exagero de exercícios físicos nessa faixa etária tem efeito contrário e pode até prejudicar o desenvolvimento dos pequenos. “Pais desejam criar atletas mirins, com agendas sobrecarregadas e sem descanso. Esse ritmo é prejudicial, resulta em sintomas diversos como criar motivos para não frequentar as aulas, fadiga, cansaço, perda de concentração, alterações no humor, irritabilidade, insônia, dores musculares e articulares, além do grande risco de lesões”, conta o Dr. Gabel.

Em contrapartida, muitos pais também pensam que a aula de Educação Física no colégio é exercício suficiente para o filho. Será? O pediatra fala que a prática escolar contribui para melhorar a qualidade da saúde, mas é insuficiente para alcançar objetivos como o desenvolvimento da capacidade motora, cognitiva, afetiva e social.

Também é importante ficar atento às atividades mais indicadas para a faixa etária da criança. O Dr. Gabel indica algumas mais apropriadas para cada idade:

De 1 mês a 1 ano: estímulos sonoros, estímulos visuais com panos coloridos, brincar de engatinhar, mímica, esconder e achar, além de espalhar brinquedos para estimular o bebê a se mover até alcançá-los.

De 1 a 5 anos: o que envolva corrida, chute, dança e teatro.

De 5 a 8 anos: aqui é importante incluir aquelas que contem regras, além de correr, dançar e iniciação esportiva – apresentação das modalidades sem ser competitivo.

De 8 a 14 anos: tênis, futebol, vôlei, basquete, natação, handeball, ginástica, judô e demais modalidades voltadas para o desenvolvimento esportivo.

A recomendação para crianças é de, pelo menos, 60 minutos diários de exercícios e que a criança não fique mais de 2 horas do seu tempo por dia em aparelhos de televisão ou eletrônicos.

O pediatra frisa que os adultos devem ser um exemplo ativo para os menores: “Estimule a criança também praticando, como caminhadas, pedaladas e jogos. Encoraje-a pela troca da TV e computador por ações esportivas; saiba negociar o tempo de utilização desses aparelhos.”, recomenda.

*Matéria publicada em www.ebc.com.br

 
Real Time Web Analytics