Mais um destino nacional maravilhoso tivemos a oportunidade de conhecer, e dessa vez ao nosso estilo (vou batizar de mochileiro gourmet...rsrsrsr) e com o nosso mais novo parceiro, Arthur Arteiro.
A vantagem de morar em um país continental e maravilhoso como é o Brasil, é que temos a nossa disposição todo o tipo de viagem, para todos os gostos e bolsos.
Trocamos milhas aéreas (Gol) e passamos 6 dias hospedados em Arraial d'Ajuda. Escolhemos esse destino por suas belezas naturais e por conta da distância (cerca de 2 horas a partir de São Paulo). Calor, belas praias e interação cultural. Vizinha de Porto Seguro, uma balsa de menos de 5 minutos te deixa em Arraial.
Após uma vasta pesquisa, escolhemos a Pousada Coqueiros e não poderia ter sido melhor. Localizada na rua dos Flamboyants, bem atrás da badalada Mucugê, fica a poucos metros também da famosa Broadway, ou seja, excelente localização. Ao estilo hotel butique, a pousada conta com piscina, sauna, academia, salão de jogos e convivência. Fomos surpreendidos pelo excelente atendimento do staff, quer seja na recepção, limpeza ou cozinha.
Um café da manhã variado, fresquinho, à beira da piscina. À tarde, os hóspedes podem relaxar à beira da piscina com um chá da tarde cortesia da pousada. Uma música lounge, bossa nova ou mpb, compõe uma elegante atmosfera. O restaurante, aberto ao público, tem um menu criativo e saboroso, além de um preço honesto. A pousada recebe bem crianças e pets.
Chegamos bem cedo no domingo, pegamos o café da manhã na pousada, deixamos nossas coisas e fomos aproveitar um pouco de praia. Como Arraial fica praticamente em uma falésia, assim como suas vizinhas Trancoso e Espelho, na descida da rua da praia somos conquistados pelo azul do mar do sul da Bahia.
A praia de Mucugê é um tanto tumultuada, sua entrada é entre restaurantes e lojinhas ao som bem alto de forrós e arrochas... contrastando com a beleza e elegância da rua que também leva o nome Mucugê, que abriga pousadas, lojas, restaurantes e bares, assim como pessoas de todas as idades e países, em um ambiente descontraído e leve, limpo e colorido. Caminhamos para longe da aglomeração de pessoas e encontramos uma boa sombra de árvores. Ali nos instalamos para descansar e contemplar a beleza da praia. Arthur, cansado, tirou uma deliciosa soneca ao som das ondas que quebravam pertinho, na areia branca e fofa.
Dia seguinte, caminhamos um pouco, à esquerda da praia de Mucugê, e aproveitamos a Praia dos Pescadores. Mais tranquila e com menos pessoas, nos instalamos na barraca da... que é a única daquela praia. Mais um dia delicioso de sol forte e águas tranquilas.
Decidimos comprar um passeio para Coroa Alta, que fica no município de Santa Cruz Cabrália. Trata-se de uma formação de corais no meio do mar, com uma faixa de areia, que diz a lenda, não é coberta pelas águas da maré. A região ficou ainda mais famosa após a seleção Alemã fazer dali sua sede de treinamentos para a Copa do Mundo de 2014. Saímos de Arraial e em Porto Seguro fomos de ônibus até um porto e dalí pegamos nosso barco. Foi para Coroa Alta, Almoçamos em Santo André (infelizmente não era permitido descer e conhecer o vilarejo com aquele passeio, mas existe um passeio terrestre que o faz). Conhecemos também a Ilha do Sol, onde Elliot tomou banho de lama, Arthur passou em seu rosto e eu só passei nas pernas pois meu biquine era branco.
*Para fazer o passeio de Coroa Alta ou Santo André: Se não estivéssemos com criança pequena, teríamos pegado um ônibus de linha em Porto Seguro até Santa Cruz Cabrália, ou mesmo descido na praia de Coroa Vermelha, visitado algumas unidades culturais dos Indios Pataxós e pego um passeio de barco tanto para Coroa Alta quanto para a Vila de Santo André - Fica a dica
No outro dia, fomos a Trancoso. Com um ônibus de linha ou van, saindo de Arraial, é possível fazer esse passeio. Trancoso é linda e charmosa. Suas praias tem areias brancas, a água é quente e cristalina, e também é banhada por um pequeno rio que desemboca no mar. Não aproveitamos por diversos motivos, mas quem puder, conheça o tradicional restaurante Capim Santo. Caminhando um pouco, subimos para o famoso Quadrado de Trancoso, que é uma grande praça, gramada, cercada de pequenas, coloridas e charmosas casas, que hoje abrigam restaurantes, bares, lojas e ateliês. A igrejinha de Trancoso é uma das mais antigas do Brasil, fica de frente para o Quadrado e de fundo com um belo mirante.
A Praia do Espelho é um espetáculo a parte. Muita gente diz que é uma lonjura de passeio, e assustam com a estrada de terra. Ao menos no dia em que fomos foi muito tranquilo. Também contratamos o passeio. Vai sentido Trancoso, e na ida, há uma parada em uma tribo Pataxó para usar o banheiro e apreciar o artesanato local. Arthur ficou encantado com aqueles meninos pintados segurando pássaros em suas mãos e vestidos com seus chocalhos e penas. Por coincidência, estávamos em meio ao dia do índio e ao descobrimento do Brasil, teve ali sua pequena aula de história. Retornamos à van que percorreu mais alguns quilômetros e chegou a deslumbrante Espelho. Há anos sonhava em conhecer esse pedaço de paraíso e não me decepcionei. O tons de azul e esmeralda se misturam naquela praia quase deserta. Caminhando um pouco por areias tão limpas, chegamos a um mirante de onde pode se observar as tartarugas buscando o ar para respirar. Existem pontos de onde se tem uma visão privilegiada de toda a praia. Em maré baixa, que é quase o dia todo, formam-se piscinas naturais, onde nadamos e aproveitamos as marolas que relaxavam nosso corpo e lavavam nossa alma. A volta conta com uma parada no Quadrado e fomos presenteados com um concerto de cordas, dos alunos de Santo André, que acontecia dentro da igrejinha, encerramento de um projeto da escola local.
Com um pouco mais de tempo e disposição, é possível percorrer a pé, a trilha que leva a Caraíva. Conhecemos uma família (casal + filho de 13 anos) que o fez (me imaginei com Arthur daqui uns anos...). Essa, que também está na minha lista de desejos, ficou para outra ocasião, pois essa região será uma figurinha repetida, devido sua beleza e praticidade para nós.
No nosso último dia pudemos fazer um check out tardio e aproveitar a praia até as 15h, já que nosso voo sairia as 18:30h. Ficamos entre Pitinga e Parracho, lindas praias à direita de Mucugê, poucos quilômetros de caminhada.
A noite é gostosa na região do Arraial. Diversos restaurantes oferecem música ao vivo e de boa qualidade. Nos deliciamos com o sorvete do Coelhinho e com a tapioca da Isaura (uma barraca, quase na Broadway). Um jantar honesto pode ser desfrutado no Cantinho Mineiro e um excelente almoço a kilo, no restaurante do Joilson (Mucugê, n°1).
Fora isso, o Aipim é charmoso e acolhedor e existem tantos restaurantes e pizzarias que fica difícil apontar algum. Recomendo também o de nossa pousada, Pousada Coqueiros.
Passear pelas charmosas calçadas do Mucugê é ver gente bonita, ouvir diversos sotaques, provar diversos sabores, enfim, uma experiência verdadeiramente multi sentidos.
Assista ao vídeo de fotos da viagem
Acompanhe nosso canal do Youtube e conheça outros destinos que visitamos!!!
Acompanhe nosso canal do Youtube e conheça outros destinos que visitamos!!!