terça-feira, 28 de abril de 2015

Arraial d'Ajuda, Trancoso e Espelho - BA

Mais um destino nacional maravilhoso tivemos a oportunidade de conhecer, e dessa vez ao nosso estilo (vou batizar de mochileiro gourmet...rsrsrsr) e com o nosso mais novo parceiro, Arthur Arteiro.

A vantagem de morar em um país continental e maravilhoso como é o Brasil, é que temos a nossa disposição todo o tipo de viagem, para todos os gostos e bolsos. 

Trocamos milhas aéreas (Gol) e passamos 6 dias hospedados em Arraial d'Ajuda. Escolhemos esse destino por suas belezas naturais e por conta da distância (cerca de 2 horas a partir de São Paulo). Calor, belas praias e interação cultural. Vizinha de Porto Seguro, uma balsa de menos de 5 minutos te deixa em Arraial.

Após uma vasta pesquisa, escolhemos a Pousada Coqueiros e não poderia ter sido melhor. Localizada na rua dos Flamboyants, bem atrás da badalada Mucugê, fica a poucos metros também da famosa Broadway, ou seja, excelente localização. Ao estilo hotel butique, a pousada conta com piscina, sauna, academia, salão de jogos e convivência. Fomos surpreendidos pelo excelente atendimento do staff, quer seja na recepção, limpeza ou cozinha.
Pousada Coqueiros

Um café da manhã variado, fresquinho, à beira da piscina. À tarde, os hóspedes podem relaxar à beira da piscina com um chá da tarde cortesia da pousada. Uma música lounge, bossa nova ou mpb, compõe uma elegante atmosfera. O restaurante, aberto ao público, tem um menu criativo e saboroso, além de um preço honesto. A pousada recebe bem crianças e pets.

Chegamos bem cedo no domingo, pegamos o café da manhã na pousada, deixamos nossas coisas e fomos aproveitar um pouco de praia. Como Arraial fica praticamente em uma falésia, assim como suas vizinhas Trancoso e Espelho, na descida da rua da praia somos conquistados pelo azul do mar do sul da Bahia. 

A praia de Mucugê é um tanto tumultuada, sua entrada é entre restaurantes e lojinhas ao som bem alto de forrós e arrochas... contrastando com a beleza e elegância da rua que também leva o nome Mucugê, que abriga pousadas, lojas, restaurantes e bares, assim como pessoas de todas as idades e países, em um ambiente descontraído e leve, limpo e colorido. Caminhamos para longe da aglomeração de pessoas e encontramos uma boa sombra de árvores. Ali nos instalamos para descansar e contemplar a beleza da praia. Arthur, cansado, tirou uma deliciosa soneca ao som das ondas que quebravam pertinho, na areia branca e fofa.
Praia do Mucugê

Dia seguinte, caminhamos um pouco, à esquerda da praia de Mucugê, e aproveitamos a Praia dos Pescadores. Mais tranquila e com menos pessoas, nos instalamos na barraca da... que é a única daquela praia. Mais um dia delicioso de sol forte e águas tranquilas.
Praia dos Pescadores

Decidimos comprar um passeio para Coroa Alta, que fica no município de Santa Cruz Cabrália. Trata-se de uma formação de corais no meio do mar, com uma faixa de areia, que diz a lenda, não é coberta pelas águas da maré. A região ficou ainda mais famosa após a seleção Alemã fazer dali sua sede de treinamentos para a Copa do Mundo de 2014. Saímos de Arraial e em Porto Seguro fomos de ônibus até um porto e dalí pegamos nosso barco. Foi para Coroa Alta, Almoçamos em Santo André (infelizmente não era permitido descer e conhecer o vilarejo com aquele passeio, mas existe um passeio terrestre que o faz). Conhecemos também a Ilha do Sol, onde Elliot tomou banho de lama, Arthur passou em seu rosto e eu só passei nas pernas pois meu biquine era branco.
Coroa Alta, Santo André e Ilha do Sol

*Para fazer o passeio de Coroa Alta ou Santo André: Se não estivéssemos com criança pequena, teríamos pegado um ônibus de linha em Porto Seguro até Santa Cruz Cabrália, ou mesmo descido na praia de Coroa Vermelha, visitado algumas unidades culturais dos Indios Pataxós e pego um passeio de barco tanto para Coroa Alta quanto para a Vila de Santo André - Fica a dica

No outro dia, fomos a Trancoso. Com um ônibus de linha ou van, saindo de Arraial, é possível fazer esse passeio. Trancoso é linda e charmosa. Suas praias tem areias brancas, a água é quente e cristalina, e também é banhada por um pequeno rio que desemboca no mar. Não aproveitamos por diversos motivos, mas quem puder, conheça o tradicional restaurante Capim Santo. Caminhando um pouco, subimos para o famoso Quadrado de Trancoso, que é uma grande praça, gramada, cercada de pequenas, coloridas e charmosas casas, que hoje abrigam restaurantes, bares, lojas e ateliês. A igrejinha de Trancoso é uma das mais antigas do Brasil, fica de frente para o Quadrado e de fundo com um belo mirante. 
Trancoso

A Praia do Espelho é um espetáculo a parte. Muita gente diz que é uma lonjura de passeio, e assustam com a estrada de terra. Ao menos no dia em que fomos foi muito tranquilo. Também contratamos o passeio. Vai sentido Trancoso, e na ida, há uma parada em uma tribo Pataxó para usar o banheiro e apreciar o artesanato local. Arthur ficou encantado com aqueles meninos pintados segurando pássaros em suas mãos e vestidos com seus chocalhos e penas. Por coincidência, estávamos em meio ao dia do índio e ao descobrimento do Brasil, teve ali sua pequena aula de história. Retornamos à van que percorreu mais alguns quilômetros e chegou a deslumbrante Espelho. Há anos sonhava em conhecer esse pedaço de paraíso e não me decepcionei. O tons de azul e esmeralda se misturam naquela praia quase deserta. Caminhando um pouco por areias tão limpas, chegamos a um mirante de onde pode se observar as tartarugas buscando o ar para respirar. Existem pontos de onde se tem uma visão privilegiada de toda a praia. Em maré baixa, que é quase o dia todo, formam-se piscinas naturais, onde nadamos e aproveitamos as marolas que relaxavam nosso corpo e lavavam nossa alma. A volta conta com uma parada no Quadrado e fomos presenteados com um concerto de cordas, dos alunos de Santo André, que acontecia dentro da igrejinha, encerramento de um projeto da escola local.
Espelho

Com um pouco mais de tempo e disposição, é possível percorrer a pé, a trilha que leva a Caraíva. Conhecemos uma família (casal + filho de 13 anos) que o fez (me imaginei com Arthur daqui uns anos...). Essa, que também está na minha lista de desejos, ficou para outra ocasião, pois essa região será uma figurinha repetida, devido sua beleza e praticidade para nós.

No nosso último dia pudemos fazer um check out tardio e aproveitar a praia até as 15h, já que nosso voo sairia as 18:30h. Ficamos entre Pitinga e Parracho, lindas praias à direita de Mucugê, poucos quilômetros de caminhada.

A noite é gostosa na região do Arraial. Diversos restaurantes oferecem música ao vivo e de boa qualidade. Nos deliciamos com o sorvete do Coelhinho e com a tapioca da Isaura (uma barraca, quase na Broadway). Um jantar honesto pode ser desfrutado no Cantinho Mineiro e um excelente almoço a kilo, no restaurante do Joilson (Mucugê, n°1).

Fora isso, o Aipim é charmoso e acolhedor e existem tantos restaurantes e pizzarias que fica difícil apontar algum. Recomendo também o de nossa pousada, Pousada Coqueiros.

Passear pelas charmosas calçadas do Mucugê é ver gente bonita, ouvir diversos sotaques, provar diversos sabores, enfim, uma experiência verdadeiramente multi sentidos.

Assista ao vídeo de fotos da viagem
Acompanhe nosso canal do Youtube e conheça outros destinos que visitamos!!!


sábado, 25 de abril de 2015

25 e 26 de Abril - Programação Cultural

Abril está terminando, e, para fechar o mês com chave de ouro, que tal um passeio em São Paulo? 
Selecionamos alguns que você pode levar a família para se divertir, aprender e passar ótimos momentos juntos.
Veja só:

Show com a Turma da Mônica
As crianças vão poder cantar e dançar com a turminha mais amada do Brasil!
Veja detalhes no link:
http://paracrianca.com.br/?p=11671


Exposição África - Animais Selvagens 
As crianças terão a oportunidade de ver de perto feras como leões, crocodilos e leopardos. Todos eles estarão inseridos em um cenário idêntico ao seu habitat natural. http://paracrianca.com.br/2015/04/exposicao-africa-animais-selvagens/

Se essa rua fosse minha
Uma rua preparada com brincadeiras e músicas para criançada se divertir!
http://paracrianca.com.br/2015/04/se-essa-rua-fosse-nossa-abril-2015/

Último final de semana do Circo dos Sonhos com Patati e Patatá
http://paracrianca.com.br/2015/04/ferias-com-patati-patata-no-circo-dos-sonhos/

Musical Tic Tic Tati
A cantora fortuna tem encantado as crianças! Um musical lindo e divertido!
http://paracrianca.com.br/2015/04/tic-tic-tati-para-crianca/

A Bela e a Fera
Este é o último final de semana deste espetáculo no Teatro Frei Caneca! 

Estas são apenas algumas de várias opções de de passeio na cidade de São Paulo. 
No www.paracrianca.com.br você pode encontrar muitas outras.
Desejamos um final de abril maravilhoso!
Ótimo final de semana!

sexta-feira, 17 de abril de 2015

18, 19 de Abril e Feriado de Tiradentes - Programação Cultural

Final de semana sempre tem clima especial de descanso, passeio, diversão, e o melhor: com pessoas especiais que queremos por perto sempre!
Para você que está em São Paulo e quer um passeio bacana no final de semana e também no feriado, confira algumas dicas:

São Paulo - 17, 18, 19, 20 e 21 de abril 2015

Ar Livre
Zoológico de São Paulo
Ótimo passeio que diverte e educa! Um passeio no Zoo é bom para criança aprender, desde bem pequena, sobre o ciclo da vida, sobre a interação entre o ser humano e a natureza.
http://paracrianca.com.br/2015/04/tem-dinossauro-zoologico-de-sao-paulo/

Teatro
A Bela e a Fera
Um espetáculo lindo, sobre um clássico Disney, no Teatro Frei Caneca. Vale conferir!
http://paracrianca.com.br/2015/04/a-bela-e-a-fera-no-shopping-frei-caneca/

Aquário de São Paulo
O Aquário de São Paulo foi totalmente reformado, ampliado, e tem muitas novidades! O xodó do espaço é um casal de ursos-polares! As crianças vão amar!
http://paracrianca.com.br/2015/04/novidades-maravilhosas-no-aquario-de-sao-paulo/

Show
Barbatuques
Eles fazem música com sons do corpo. É muita criatividade e as crianças mal piscam! Vale conferir! Ah, e é GRÁTIS!
http://paracrianca.com.br/2015/04/barbatuques/

Circo
As crianças podem curtir números circenses e também Patati e Patatá no Circo dos Sonhos! No final de semana e também no feriado!
http://paracrianca.com.br/2015/04/ferias-com-patati-patata-no-circo-dos-sonhos/

Estas são apenas algumas boas opções de passeio em Sampa!
Para muitas  outras opções de passeio, acesse: www.paracrianca.com.br e escolha o que mais combina com o perfil de sua família!

Desejamos que seu final de semana seja sensacional!

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Empreendedorismo - Você Sabe o Que é Isso?

Muito se fala sobre empreendedorismo, mas você realmente sabe o que essa palavra significa? 

Eu, particularmente, pensei por muito tempo que isso se limitava àqueles que desejavam ser empresários, sejam eles de pequeno ou grande porte. Mas empreender vai muito além disso.

O Brasil é um dos países com maior número de empreendedores no mundo, então podemos dizer que o brasileiro é empreendedor por natureza. Muitos de nós vemos oportunidades em tudo, e especialmente quando o país está em franco crescimento, isso fica ainda mais evidente. Mas em tempos de crise como a que se revela agora, o brasileiro também é daqueles que dá nó em pindo d'agua como diriam os antigos. É praticamente um instinto de sobrevivência. O brasileiro enxerga oportunidades em tudo, ou até melhor, cria oportunidades. Isso é empreender!

Esse termo foi popularizado a partir de 1945 pelo economista austríaco Joseph Schumpeter que entendeu ser o empreendedor alguém versátil, com habilidades técnicas para produzir e captar recursos financeiros. Mais tarde, em 1970, foi introduzido o conceito do risco, que hoje sabe-se que pode ser financeiro, psicológico e social. (wikipedia)

O empreendedor é alguém capaz de criar, abrir e gerir um negócio. Tem foco na geração de resultados, resolução de problemas e administração de conflitos. Mães são empreendedoras - Administram a vida profissional, a casa, a alimentação da família, os filhos e seus conflitos, não é verdade?

Quem tem um espírito empreendedor passa a ver as situações como um todo e foca no processo, identificando assim soluções e melhorias. Por isso é importante que o tema faça parte das "discussões em família", ou seja, incentive os sonhos do seu filho, faça-o acreditar em um projeto, desafie-o a olhar por outras perspectivas.

O empreendedorismo é um estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas a criação de um projeto que pode ser técnico, científico ou empresarial

Ao incentivar um espírito empreendedor permitimos o desenvolvimento de características como criatividade, capacidade de organização e planejamento, desenvolvendo também a responsabilidade.

Leituras, tarefas, brincadeiras podem ser ótimas maneiras de iniciar o empreendedorismo desde cedo em casa. Aos poucos, incrementando o processo, podemos ter dentro de casa ótimos empreendedores, que saberão conduzir a vida com maior qualidade de vida.










terça-feira, 14 de abril de 2015

Bolo de Chocolate do Bem - Sem Açúcar, Sem leite, Sem farinha

Atenção aos chocólatras de plantão:

Quem resiste a um bolo macio e fofinho? Difícil! Um café preto, passado na hora.... Perfeita combinação para uma tarde de outono.

Anote:

6 ovos
6 CS Cacau em Pó
100 g de coco ralado
1 CS óleo de coco ou margarina sem sal
1 CS fermento em pó

*Bater as 6 claras em neve, acrescente as 6 gemas e o óleo de coco (ou margarina) continue batendo. Acrescente o cacau em pó. Com a batedeira desligada, misture o coco ralado e o fermento.

*Asse em forno pré aquecido, a 180°, por cerca de 15 a 20 minutos em forma untada e enfarinhada. (os alérgicos podem usar papel manteiga, untado com manteiga, substituindo a farinha para não grudar na forma)


sexta-feira, 10 de abril de 2015

11 e 12 de Abril - Programação Cultural


terça-feira, 7 de abril de 2015

Treino Semana 13

Quase no fim de uma periodização de 100 dias!! Que alegria!!

Para quem seguiu direitinho e ainda manteve uma dieta equilibrada conseguiu certamente grandes resultados.

Para essa semana usaremos um recurso de treino chamado FST 7, e dividi conforme minhas prioridades.

O esquema do FST-7 está super bem explicado no blog Músculos de Aço

A
Abdomen, Glúteos e Panturrilha
Abd Tri-Série: Smith+Livre+Infra (5x10)

Glúteo Polia Drop-Set (3x8+10+12)
Glúteo Smith (4x10)
Glúteo Caneleira, iso 3+2+1 (4x)
Elevação Pélvica (4x10 c/isso)

Panturrilha Smith (4x12)
Panturrilha Sentado (4x12)
Panturrilha Máq (7x12 a 8)

Pernas e Deltóide
Agachamento Livre (4x10)
Leg Press Unilateral (4x10)
Extensora (7x12 a 8)

Flexora em pé (4x10)
Stiff no Smith (4x10)
Mesa Flexora (7x12 a 8)

Deltóide Lateral Cabo (3x8)
Deltóide Posterior Cabo (3x10)
Desenvolvimento Máquina (7x12 a 8)

Abdomen, Peitoral e Dorsal
Abdomen Tri-Série (5x10)

Supino Reto (3x10)
Supino Inclinado com Halter (3x10)
Peck Deck (7x12 a 8)

Graviton (3x10)
Remada Baixa uni no Cabo (3x10)
Pullover no Cabo (7x12 a 8)

Tríceps e Bíceps
Supininho no Smith (3x10)
Testa Unilateral (3x10)
Pulley Corda (3x10)
Testa (7x12 a 8)

Rosca Alternada (3x10)
Scott (3x10)
Rosca W (7x12 a 8)

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Autismo e Atividade Física


2 de abril é considerado o Dia do Autismo, uma data para que a maioria das pessoas, aqueles que não tem contato com indivíduos que apresentem esse distúrbio, possam ver nas mídias em geral, informações e conhecer um pouco mais sobre o dia a dia dessas pessoas.

A OMS (2000) definiu o autismo como transtorno global do desenvolvimento definido pela presença de desenvolvimento anormal e/ou comprometido em todas as três áreas de interação social, comunicação, comportamento restrito e repetitivo.

Quanto mais cedo detectado o problema, melhor para os pais ou responsáveis procurarem ajuda para auxiliar em um desenvolvimento mais adequado, porém o diagnóstico só acontece quando a criança está em fase de interação com outras pessoas que não sejam familiares, o que pode ser esperado por volta dos 3 anos de idade. Esses indivíduos geralmente tem grande capacidade de memorização e muitos tem inteligência excepcional, porém com grave incapacidade de desenvolver contato afetivo e visual, linguagem falada e corporal, muitas vezes gestos sem sentido, e falta do controle emocional, oscilando entre períodos de grande amabilidade ou agressividade.

Não faz muito tempo que qualquer criança ou indivíduo que apresentasse algum distúrbio ou deficiência era colocado realmente a margem de nossa sociedade, não tendo oportunidade de aprendizagem e no mercado de trabalho, nem pensar. Mas hoje, sorte deles e dessa nova geração, a diversidade tem se feito presente. 

Não é uma doença e sim um distúrbio, portanto não há cura.

Mas ela, mais uma vez, minha querida atividade física, vem apresentando ao longo dos anos, grande avanços para os autistas. Além da liberação bioquímica de hormônios que promovem o bem estar, atividades para crianças geralmente são em grupo, o que promove automaticamente a interação tão importante para o ser humano e que falta no autista. Muita coisa na educação física necessita de toque, do contato visual, do grupo. Crianças autistas quando são colocadas em aulas de atividade física conseguem melhorar seu relacionamento com os familiares e também com a sociedade que a cerca.

O responsável por um autista não pode isolar ainda mais a criança, proporcionar qualquer tipo de prática pode ser benéfica. Procure atividades lúdicas em ambiente acolhedor. Não se intimide, desde o futebol, a ginástica até a natação, qualquer atividade é possível e benéfica, desde que ele demonstre gostar.

O autista desenvolve uma coordenação motora fina invejável, pois precisa da concentração que a eles não falta. Não é incomum ouvirmos que autistas desligam-se do mundo e vivem no mundo somente deles. Porém as capacidade físicas em geral são comprometidas, como lançar, correr, saltar, equilibrar-se, etc... Precisam ser estimulados e inseridos em ambiente acolhedor para que isso aconteça da melhor maneira possível.

Eu pouco convivi com essa diversidade. Tinha uma conhecida pouco mais velha que eu com Síndrome de Down. A população comum não sabia nada e muitos tinham até medo, não é. As crianças de hoje tem a feliz oportunidade de conviver e aprender, juntas, que a diferença se faz necessária, construindo um mundo melhor.

A educação física entra na vida do autista para transportá-lo para um lugar onde ele tem dificuldade de entrar, com a melhoria do condicionamento físico global, interação social, realizando atividades coletivas e individuais que potencializem a sociabilização, possibilitando o desenvolvimento da consciência corporal, permitindo uma construção de si próprios como seres inseridos na sociedade que vivem, amados e aceitos, melhora a coordenação motora e cognitiva, desenvolve a noção do tempo e espaço, melhora o humor e o relacionamento interpessoal, a confiança, auto estima e o convívio social.

Por isso digo cada vez mais e com muito orgulho que amo minha profissão !! 

Arraial d'Ajuda, Trancoso e Espelho - BA

Mais um destino nacional maravilhoso tivemos a oportunidade de conhecer, e dessa vez ao nosso estilo (vou batizar de mochileiro gourmet...rsrsrsr) e com o nosso mais novo parceiro, Arthur Arteiro.

A vantagem de morar em um país continental e maravilhoso como é o Brasil, é que temos a nossa disposição todo o tipo de viagem, para todos os gostos e bolsos. 

Trocamos milhas aéreas (Gol) e passamos 6 dias hospedados em Arraial d'Ajuda. Escolhemos esse destino por suas belezas naturais e por conta da distância (cerca de 2 horas a partir de São Paulo). Calor, belas praias e interação cultural. Vizinha de Porto Seguro, uma balsa de menos de 5 minutos te deixa em Arraial.

Após uma vasta pesquisa, escolhemos a Pousada Coqueiros e não poderia ter sido melhor. Localizada na rua dos Flamboyants, bem atrás da badalada Mucugê, fica a poucos metros também da famosa Broadway, ou seja, excelente localização. Ao estilo hotel butique, a pousada conta com piscina, sauna, academia, salão de jogos e convivência. Fomos surpreendidos pelo excelente atendimento do staff, quer seja na recepção, limpeza ou cozinha.
Pousada Coqueiros

Um café da manhã variado, fresquinho, à beira da piscina. À tarde, os hóspedes podem relaxar à beira da piscina com um chá da tarde cortesia da pousada. Uma música lounge, bossa nova ou mpb, compõe uma elegante atmosfera. O restaurante, aberto ao público, tem um menu criativo e saboroso, além de um preço honesto. A pousada recebe bem crianças e pets.

Chegamos bem cedo no domingo, pegamos o café da manhã na pousada, deixamos nossas coisas e fomos aproveitar um pouco de praia. Como Arraial fica praticamente em uma falésia, assim como suas vizinhas Trancoso e Espelho, na descida da rua da praia somos conquistados pelo azul do mar do sul da Bahia. 

A praia de Mucugê é um tanto tumultuada, sua entrada é entre restaurantes e lojinhas ao som bem alto de forrós e arrochas... contrastando com a beleza e elegância da rua que também leva o nome Mucugê, que abriga pousadas, lojas, restaurantes e bares, assim como pessoas de todas as idades e países, em um ambiente descontraído e leve, limpo e colorido. Caminhamos para longe da aglomeração de pessoas e encontramos uma boa sombra de árvores. Ali nos instalamos para descansar e contemplar a beleza da praia. Arthur, cansado, tirou uma deliciosa soneca ao som das ondas que quebravam pertinho, na areia branca e fofa.
Praia do Mucugê

Dia seguinte, caminhamos um pouco, à esquerda da praia de Mucugê, e aproveitamos a Praia dos Pescadores. Mais tranquila e com menos pessoas, nos instalamos na barraca da... que é a única daquela praia. Mais um dia delicioso de sol forte e águas tranquilas.
Praia dos Pescadores

Decidimos comprar um passeio para Coroa Alta, que fica no município de Santa Cruz Cabrália. Trata-se de uma formação de corais no meio do mar, com uma faixa de areia, que diz a lenda, não é coberta pelas águas da maré. A região ficou ainda mais famosa após a seleção Alemã fazer dali sua sede de treinamentos para a Copa do Mundo de 2014. Saímos de Arraial e em Porto Seguro fomos de ônibus até um porto e dalí pegamos nosso barco. Foi para Coroa Alta, Almoçamos em Santo André (infelizmente não era permitido descer e conhecer o vilarejo com aquele passeio, mas existe um passeio terrestre que o faz). Conhecemos também a Ilha do Sol, onde Elliot tomou banho de lama, Arthur passou em seu rosto e eu só passei nas pernas pois meu biquine era branco.
Coroa Alta, Santo André e Ilha do Sol

*Para fazer o passeio de Coroa Alta ou Santo André: Se não estivéssemos com criança pequena, teríamos pegado um ônibus de linha em Porto Seguro até Santa Cruz Cabrália, ou mesmo descido na praia de Coroa Vermelha, visitado algumas unidades culturais dos Indios Pataxós e pego um passeio de barco tanto para Coroa Alta quanto para a Vila de Santo André - Fica a dica

No outro dia, fomos a Trancoso. Com um ônibus de linha ou van, saindo de Arraial, é possível fazer esse passeio. Trancoso é linda e charmosa. Suas praias tem areias brancas, a água é quente e cristalina, e também é banhada por um pequeno rio que desemboca no mar. Não aproveitamos por diversos motivos, mas quem puder, conheça o tradicional restaurante Capim Santo. Caminhando um pouco, subimos para o famoso Quadrado de Trancoso, que é uma grande praça, gramada, cercada de pequenas, coloridas e charmosas casas, que hoje abrigam restaurantes, bares, lojas e ateliês. A igrejinha de Trancoso é uma das mais antigas do Brasil, fica de frente para o Quadrado e de fundo com um belo mirante. 
Trancoso

A Praia do Espelho é um espetáculo a parte. Muita gente diz que é uma lonjura de passeio, e assustam com a estrada de terra. Ao menos no dia em que fomos foi muito tranquilo. Também contratamos o passeio. Vai sentido Trancoso, e na ida, há uma parada em uma tribo Pataxó para usar o banheiro e apreciar o artesanato local. Arthur ficou encantado com aqueles meninos pintados segurando pássaros em suas mãos e vestidos com seus chocalhos e penas. Por coincidência, estávamos em meio ao dia do índio e ao descobrimento do Brasil, teve ali sua pequena aula de história. Retornamos à van que percorreu mais alguns quilômetros e chegou a deslumbrante Espelho. Há anos sonhava em conhecer esse pedaço de paraíso e não me decepcionei. O tons de azul e esmeralda se misturam naquela praia quase deserta. Caminhando um pouco por areias tão limpas, chegamos a um mirante de onde pode se observar as tartarugas buscando o ar para respirar. Existem pontos de onde se tem uma visão privilegiada de toda a praia. Em maré baixa, que é quase o dia todo, formam-se piscinas naturais, onde nadamos e aproveitamos as marolas que relaxavam nosso corpo e lavavam nossa alma. A volta conta com uma parada no Quadrado e fomos presenteados com um concerto de cordas, dos alunos de Santo André, que acontecia dentro da igrejinha, encerramento de um projeto da escola local.
Espelho

Com um pouco mais de tempo e disposição, é possível percorrer a pé, a trilha que leva a Caraíva. Conhecemos uma família (casal + filho de 13 anos) que o fez (me imaginei com Arthur daqui uns anos...). Essa, que também está na minha lista de desejos, ficou para outra ocasião, pois essa região será uma figurinha repetida, devido sua beleza e praticidade para nós.

No nosso último dia pudemos fazer um check out tardio e aproveitar a praia até as 15h, já que nosso voo sairia as 18:30h. Ficamos entre Pitinga e Parracho, lindas praias à direita de Mucugê, poucos quilômetros de caminhada.

A noite é gostosa na região do Arraial. Diversos restaurantes oferecem música ao vivo e de boa qualidade. Nos deliciamos com o sorvete do Coelhinho e com a tapioca da Isaura (uma barraca, quase na Broadway). Um jantar honesto pode ser desfrutado no Cantinho Mineiro e um excelente almoço a kilo, no restaurante do Joilson (Mucugê, n°1).

Fora isso, o Aipim é charmoso e acolhedor e existem tantos restaurantes e pizzarias que fica difícil apontar algum. Recomendo também o de nossa pousada, Pousada Coqueiros.

Passear pelas charmosas calçadas do Mucugê é ver gente bonita, ouvir diversos sotaques, provar diversos sabores, enfim, uma experiência verdadeiramente multi sentidos.

Assista ao vídeo de fotos da viagem
Acompanhe nosso canal do Youtube e conheça outros destinos que visitamos!!!


25 e 26 de Abril - Programação Cultural

Abril está terminando, e, para fechar o mês com chave de ouro, que tal um passeio em São Paulo? 
Selecionamos alguns que você pode levar a família para se divertir, aprender e passar ótimos momentos juntos.
Veja só:

Show com a Turma da Mônica
As crianças vão poder cantar e dançar com a turminha mais amada do Brasil!
Veja detalhes no link:
http://paracrianca.com.br/?p=11671


Exposição África - Animais Selvagens 
As crianças terão a oportunidade de ver de perto feras como leões, crocodilos e leopardos. Todos eles estarão inseridos em um cenário idêntico ao seu habitat natural. http://paracrianca.com.br/2015/04/exposicao-africa-animais-selvagens/

Se essa rua fosse minha
Uma rua preparada com brincadeiras e músicas para criançada se divertir!
http://paracrianca.com.br/2015/04/se-essa-rua-fosse-nossa-abril-2015/

Último final de semana do Circo dos Sonhos com Patati e Patatá
http://paracrianca.com.br/2015/04/ferias-com-patati-patata-no-circo-dos-sonhos/

Musical Tic Tic Tati
A cantora fortuna tem encantado as crianças! Um musical lindo e divertido!
http://paracrianca.com.br/2015/04/tic-tic-tati-para-crianca/

A Bela e a Fera
Este é o último final de semana deste espetáculo no Teatro Frei Caneca! 

Estas são apenas algumas de várias opções de de passeio na cidade de São Paulo. 
No www.paracrianca.com.br você pode encontrar muitas outras.
Desejamos um final de abril maravilhoso!
Ótimo final de semana!

18, 19 de Abril e Feriado de Tiradentes - Programação Cultural

Final de semana sempre tem clima especial de descanso, passeio, diversão, e o melhor: com pessoas especiais que queremos por perto sempre!
Para você que está em São Paulo e quer um passeio bacana no final de semana e também no feriado, confira algumas dicas:

São Paulo - 17, 18, 19, 20 e 21 de abril 2015

Ar Livre
Zoológico de São Paulo
Ótimo passeio que diverte e educa! Um passeio no Zoo é bom para criança aprender, desde bem pequena, sobre o ciclo da vida, sobre a interação entre o ser humano e a natureza.
http://paracrianca.com.br/2015/04/tem-dinossauro-zoologico-de-sao-paulo/

Teatro
A Bela e a Fera
Um espetáculo lindo, sobre um clássico Disney, no Teatro Frei Caneca. Vale conferir!
http://paracrianca.com.br/2015/04/a-bela-e-a-fera-no-shopping-frei-caneca/

Aquário de São Paulo
O Aquário de São Paulo foi totalmente reformado, ampliado, e tem muitas novidades! O xodó do espaço é um casal de ursos-polares! As crianças vão amar!
http://paracrianca.com.br/2015/04/novidades-maravilhosas-no-aquario-de-sao-paulo/

Show
Barbatuques
Eles fazem música com sons do corpo. É muita criatividade e as crianças mal piscam! Vale conferir! Ah, e é GRÁTIS!
http://paracrianca.com.br/2015/04/barbatuques/

Circo
As crianças podem curtir números circenses e também Patati e Patatá no Circo dos Sonhos! No final de semana e também no feriado!
http://paracrianca.com.br/2015/04/ferias-com-patati-patata-no-circo-dos-sonhos/

Estas são apenas algumas boas opções de passeio em Sampa!
Para muitas  outras opções de passeio, acesse: www.paracrianca.com.br e escolha o que mais combina com o perfil de sua família!

Desejamos que seu final de semana seja sensacional!

Empreendedorismo - Você Sabe o Que é Isso?

Muito se fala sobre empreendedorismo, mas você realmente sabe o que essa palavra significa? 

Eu, particularmente, pensei por muito tempo que isso se limitava àqueles que desejavam ser empresários, sejam eles de pequeno ou grande porte. Mas empreender vai muito além disso.

O Brasil é um dos países com maior número de empreendedores no mundo, então podemos dizer que o brasileiro é empreendedor por natureza. Muitos de nós vemos oportunidades em tudo, e especialmente quando o país está em franco crescimento, isso fica ainda mais evidente. Mas em tempos de crise como a que se revela agora, o brasileiro também é daqueles que dá nó em pindo d'agua como diriam os antigos. É praticamente um instinto de sobrevivência. O brasileiro enxerga oportunidades em tudo, ou até melhor, cria oportunidades. Isso é empreender!

Esse termo foi popularizado a partir de 1945 pelo economista austríaco Joseph Schumpeter que entendeu ser o empreendedor alguém versátil, com habilidades técnicas para produzir e captar recursos financeiros. Mais tarde, em 1970, foi introduzido o conceito do risco, que hoje sabe-se que pode ser financeiro, psicológico e social. (wikipedia)

O empreendedor é alguém capaz de criar, abrir e gerir um negócio. Tem foco na geração de resultados, resolução de problemas e administração de conflitos. Mães são empreendedoras - Administram a vida profissional, a casa, a alimentação da família, os filhos e seus conflitos, não é verdade?

Quem tem um espírito empreendedor passa a ver as situações como um todo e foca no processo, identificando assim soluções e melhorias. Por isso é importante que o tema faça parte das "discussões em família", ou seja, incentive os sonhos do seu filho, faça-o acreditar em um projeto, desafie-o a olhar por outras perspectivas.

O empreendedorismo é um estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas a criação de um projeto que pode ser técnico, científico ou empresarial

Ao incentivar um espírito empreendedor permitimos o desenvolvimento de características como criatividade, capacidade de organização e planejamento, desenvolvendo também a responsabilidade.

Leituras, tarefas, brincadeiras podem ser ótimas maneiras de iniciar o empreendedorismo desde cedo em casa. Aos poucos, incrementando o processo, podemos ter dentro de casa ótimos empreendedores, que saberão conduzir a vida com maior qualidade de vida.










Bolo de Chocolate do Bem - Sem Açúcar, Sem leite, Sem farinha

Atenção aos chocólatras de plantão:

Quem resiste a um bolo macio e fofinho? Difícil! Um café preto, passado na hora.... Perfeita combinação para uma tarde de outono.

Anote:

6 ovos
6 CS Cacau em Pó
100 g de coco ralado
1 CS óleo de coco ou margarina sem sal
1 CS fermento em pó

*Bater as 6 claras em neve, acrescente as 6 gemas e o óleo de coco (ou margarina) continue batendo. Acrescente o cacau em pó. Com a batedeira desligada, misture o coco ralado e o fermento.

*Asse em forno pré aquecido, a 180°, por cerca de 15 a 20 minutos em forma untada e enfarinhada. (os alérgicos podem usar papel manteiga, untado com manteiga, substituindo a farinha para não grudar na forma)


11 e 12 de Abril - Programação Cultural


Treino Semana 13

Quase no fim de uma periodização de 100 dias!! Que alegria!!

Para quem seguiu direitinho e ainda manteve uma dieta equilibrada conseguiu certamente grandes resultados.

Para essa semana usaremos um recurso de treino chamado FST 7, e dividi conforme minhas prioridades.

O esquema do FST-7 está super bem explicado no blog Músculos de Aço

A
Abdomen, Glúteos e Panturrilha
Abd Tri-Série: Smith+Livre+Infra (5x10)

Glúteo Polia Drop-Set (3x8+10+12)
Glúteo Smith (4x10)
Glúteo Caneleira, iso 3+2+1 (4x)
Elevação Pélvica (4x10 c/isso)

Panturrilha Smith (4x12)
Panturrilha Sentado (4x12)
Panturrilha Máq (7x12 a 8)

Pernas e Deltóide
Agachamento Livre (4x10)
Leg Press Unilateral (4x10)
Extensora (7x12 a 8)

Flexora em pé (4x10)
Stiff no Smith (4x10)
Mesa Flexora (7x12 a 8)

Deltóide Lateral Cabo (3x8)
Deltóide Posterior Cabo (3x10)
Desenvolvimento Máquina (7x12 a 8)

Abdomen, Peitoral e Dorsal
Abdomen Tri-Série (5x10)

Supino Reto (3x10)
Supino Inclinado com Halter (3x10)
Peck Deck (7x12 a 8)

Graviton (3x10)
Remada Baixa uni no Cabo (3x10)
Pullover no Cabo (7x12 a 8)

Tríceps e Bíceps
Supininho no Smith (3x10)
Testa Unilateral (3x10)
Pulley Corda (3x10)
Testa (7x12 a 8)

Rosca Alternada (3x10)
Scott (3x10)
Rosca W (7x12 a 8)

Autismo e Atividade Física


2 de abril é considerado o Dia do Autismo, uma data para que a maioria das pessoas, aqueles que não tem contato com indivíduos que apresentem esse distúrbio, possam ver nas mídias em geral, informações e conhecer um pouco mais sobre o dia a dia dessas pessoas.

A OMS (2000) definiu o autismo como transtorno global do desenvolvimento definido pela presença de desenvolvimento anormal e/ou comprometido em todas as três áreas de interação social, comunicação, comportamento restrito e repetitivo.

Quanto mais cedo detectado o problema, melhor para os pais ou responsáveis procurarem ajuda para auxiliar em um desenvolvimento mais adequado, porém o diagnóstico só acontece quando a criança está em fase de interação com outras pessoas que não sejam familiares, o que pode ser esperado por volta dos 3 anos de idade. Esses indivíduos geralmente tem grande capacidade de memorização e muitos tem inteligência excepcional, porém com grave incapacidade de desenvolver contato afetivo e visual, linguagem falada e corporal, muitas vezes gestos sem sentido, e falta do controle emocional, oscilando entre períodos de grande amabilidade ou agressividade.

Não faz muito tempo que qualquer criança ou indivíduo que apresentasse algum distúrbio ou deficiência era colocado realmente a margem de nossa sociedade, não tendo oportunidade de aprendizagem e no mercado de trabalho, nem pensar. Mas hoje, sorte deles e dessa nova geração, a diversidade tem se feito presente. 

Não é uma doença e sim um distúrbio, portanto não há cura.

Mas ela, mais uma vez, minha querida atividade física, vem apresentando ao longo dos anos, grande avanços para os autistas. Além da liberação bioquímica de hormônios que promovem o bem estar, atividades para crianças geralmente são em grupo, o que promove automaticamente a interação tão importante para o ser humano e que falta no autista. Muita coisa na educação física necessita de toque, do contato visual, do grupo. Crianças autistas quando são colocadas em aulas de atividade física conseguem melhorar seu relacionamento com os familiares e também com a sociedade que a cerca.

O responsável por um autista não pode isolar ainda mais a criança, proporcionar qualquer tipo de prática pode ser benéfica. Procure atividades lúdicas em ambiente acolhedor. Não se intimide, desde o futebol, a ginástica até a natação, qualquer atividade é possível e benéfica, desde que ele demonstre gostar.

O autista desenvolve uma coordenação motora fina invejável, pois precisa da concentração que a eles não falta. Não é incomum ouvirmos que autistas desligam-se do mundo e vivem no mundo somente deles. Porém as capacidade físicas em geral são comprometidas, como lançar, correr, saltar, equilibrar-se, etc... Precisam ser estimulados e inseridos em ambiente acolhedor para que isso aconteça da melhor maneira possível.

Eu pouco convivi com essa diversidade. Tinha uma conhecida pouco mais velha que eu com Síndrome de Down. A população comum não sabia nada e muitos tinham até medo, não é. As crianças de hoje tem a feliz oportunidade de conviver e aprender, juntas, que a diferença se faz necessária, construindo um mundo melhor.

A educação física entra na vida do autista para transportá-lo para um lugar onde ele tem dificuldade de entrar, com a melhoria do condicionamento físico global, interação social, realizando atividades coletivas e individuais que potencializem a sociabilização, possibilitando o desenvolvimento da consciência corporal, permitindo uma construção de si próprios como seres inseridos na sociedade que vivem, amados e aceitos, melhora a coordenação motora e cognitiva, desenvolve a noção do tempo e espaço, melhora o humor e o relacionamento interpessoal, a confiança, auto estima e o convívio social.

Por isso digo cada vez mais e com muito orgulho que amo minha profissão !! 

 
Real Time Web Analytics