sexta-feira, 30 de maio de 2014

Cine Foot 2014


Começou em São Paulo dia 29 de maio e vai até dia 07 de junho a 5° edição do Cine Foot. Para quem ainda não conhece, o Cine Foot é um festival que reúne toda sorte de filmes, de diversas nacionalidades, que envolvem o futebol, sua arte, suas histórias, seus personagens. Esse esporte tão envolvente que por sua simplicidade, atinge tantas pessoas, em diversas idades, níveis sociais, gênero, cor.

Esse ano em especial, ano de Copa do Mundo, o CineFoot fará um Tour levando diversos de seus filmes às 12 cidades sedes da Copa.

Mesmo em um cenário político e econômico um tanto desfavorável, em meio a protestos e desigualdades, sem dúvida o futebol é uma paixão nacional, e está registrado nos 79 filmes da mostra, número recorde que ainda registra ainda a presença de várias obras brasileiras, numa crescente evolução de produções nessa categoria.

O Cine Foot 2014 estará presente também, em seu formato competitivo, em Belo Horizonte.

Para maiores informações sobre o Festival, acesse a página oficial Cine Foot.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Nem Uma Palmada - Lei Menino Bernardo

O vizinho bateu no meu carro no estacionamento, dei-lhe uma palmada para aprender a ser mais atento.

Meu marido insiste em deixar a toalha molhada sobre a cama, precisei usar a varinha no bumbum para fazê-lo aprender que aquilo não era correto.

Levei uma fechada no trânsito, um absurdo!! Desci do carro e mostrei a ele como deveria dirigir direito!!

As situações acima parecem inusitadas né?? E são! Até parece que alguém consegue agir dessa maneira, entre adultos. Na verdade, em nossa vida, engolimos muito sapo, e por mais que sejamos contrariados e por mais que estejamos certos, nas relações interpessoais, geralmente não empregamos a força física.

Semana passada foi aprovada no Congresso Nacional o Projeto de Lei 7672/10, que passou a ser chamado de "Lei Menino Bernardo". Antes conhecida como Lei da Palmada, o texto que ainda será votado no Senado, prevê que crianças e adolescentes devem ser educadas sem o uso de castigos físicos.

Na prática, ainda não tem definida a pena para quem descumprir a futura lei, porém fica o alerta às famílias e responsáveis para olharem com mais carinho as crianças que estão sob nossos cuidados.

Existem abusos, e estes são fáceis de identificar, e hoje, há consenso de que só trazem mal àqueles que sofrem a agressão, e afasta os laços. Porém castigo físico, ao meu ver, não ensina, adestra!

Longe de mim interferir na criação da família de ninguém, nem ao menos criticar, pois cada um sabe o que tem dentro de casa, mas sinceramente me sinto incomodada quando vejo alguém agredindo fisicamente, ou mesmo com palavras, alguém na rua, especialmente uma criança. É humilhante, e o fato de não vermos, da situação estar guardada no sigilo do lar, também não significa que não seja humilhante para a criança.

Assim como a maioria das crianças da minha geração, também fui corrigida em algumas situações com uso da palmada, não fiquei traumatizada e minha mãe é hoje minha melhor amiga, não guardo mágoa e mal me lembro das vezes ou motivos que me levaram a apanhar, ou até mesmo, das vezes que apanhei, até porque fui uma criança razoável, porém isso não quer dizer que concorde com os tapinhas que levei ou que as coisas não possam ter evoluído ao ponto de eu entender que aquilo era, no mínimo, desnecessário.

Como já disse, penso que até muito pouco tempo negros tiveram que lutar por seus direitos civis nos Estados Unidos e África do Sul, pois sequer tinham direito a voto. Mulheres queimaram soutien para garantir seus direitos e a Lei Maria da Penha, que garante no Brasil a defesa das mulheres que sofrem agressões, é coisa super recente.

As crianças estão em aprendizado e desenvolvimento, muitas vezes não sabem sequer falar. Tem uma curiosidade natural e inquietante, tá certo que muitas vezes irritante, mas e os adultos não? Apresentam reações diante de frustrações. E gente grande que teima, não irrita? E porque não apanha? Quando adulto apanha é agressão, quando a criança apanha, mesmo que uma palmadinha, é correção? Não consigo compreender! Até porque a criança, menor e indefesa, acaba ficando sem opção.

Creio que nós, adultos, tenhamos outras alternativas para educar nossas crianças, a conversa diária e repetidamente. Não quero dizer com isso que os "Nãos" não são necessários, e eles acontecem muito, mas salientar aquilo que a criança faz de positivo poderá trazer melhor resultado do que focar nos erros. Desviar o foco dos pequenos daquilo que não devem fazer, poderá trazer mais harmonia e evitar confrontos.

Fiquemos portanto com essa reflexão. "Menino Bernardo" ainda não é lei, está em vias de ser, mas dentro de casa podemos colocar em prática atitudes positivas e saudáveis, que tragam mais proximidade entre as partes e não nos afastem de quem amamos.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

O Que Comer Antes do Treino

Alimentação Balanceada é o
Segredo do Sucesso
O que comer antes do treino é uma pergunta frequente daqueles que começam a pratica de atividade física regular, e mesmo daqueles que estão há algum tempo praticando mas agora sentiram a necessidade de alimentar-se corretamente. Sim, porque o corpo pede!

Na internet e nas redes sociais a frase do momento é "Treina mas não faz dieta - Sabe de nada Inocente" em uma apologia divertida ao comercial da TV, mas o fato é que a brincadeira é muito verdade. Dieta não é limitar-se a comer apenas algumas coisas, mas tudo aquilo que ingerimos. Aqueles que passam a ter uma rotina de atividade física regular, precisam alimentar-se corretamente para o organismo ter o combustível adequado para a prática da atividade física, sem comprometer sua estrutura, ou seja, retirar energia circulante ou estocada (depósito de gordura, que é o mais indicado)

A alimentação deve ser balanceada durante o dia todo, durante toda a semana, e fazer parte da vida = dieta. Deixando alimentos processados e refinados em último lugar, pois são esses que intoxicam nosso organismo e nos roubam energia, tanto para fazer exercícios quanto para nossas atividades intelectuais. São deliciosos venenos que temos que evitar. Aos poucos acostumamos o paladar e passamos a sobreviver muito bem sem eles. Aqui em casa há tempos não temos o tradicional pão com manteiga + café com leite pela manhã, hábito regular do paulista. Isso é uma exceção em nossos dias. Tudo uma questão de hábito.

Se a sua rotina alimentar deve ter carboidratos a base de frutas, legumes, verduras e cereais, proteínas (carnes de diversas origens) e gorduras boas (azeites e castanhas por exemplo), em quase todas as refeições. O ideal é procurar um nutricionista esportivo pois ele terá condições de, através de exames clínicos, prescrever aquilo que teu organismo precisa e em que momento ingerir. Também o acompanhamento de um profissional de educação física para ter um melhor aproveitamento do seu tempo, atingindo em melhores condições seus objetivos. Porém sabemos que essa nem sempre é uma opção disponível por diversos fatores. Mas, como alimentar-se e exercitar-se são inerentes ao ser humano, pequenas orientações já podem trazer grandes resultados ao deixar o sedentarismo de lado e buscar uma vida mais saudável.

Bem, a alimentação já está balanceada e dividida em 6 ou 7 porções? Isso faz com que seu organismo tenha mais momentos de atividade metabólica pois vai digerir o alimento, fazendo vários hormônios trabalharem, gastando calorias.

Antes do treino, pense bem, você precisará de energia para iniciar sua atividade e sustentá-la pelo período que durar sua rotina. O ideal é associar proteína magra (carne, peixe, ovo ou frango) com carboidratos de baixo índice glicêmico (IG) como a tão falada combinação frango com batata doce. Uma outra opção é associar uma fruta a fibra, pois a fibra ajuda a reduzir o IG da fruta, como por exemplo banana + aveia grossa. O índice glicêmico é como se fosse a velocidade em que o açúcar do alimento é liberado na corrente sanguínea para ser usado no exercício. Os alimentos com baixo IG vão liberando glicose aos poucos (açúcar que é usado para gerar energia durante o exercício), então alimentos de baixo IG liberam essa energia devagar. Alimentos de alto IG liberam rapidamente essa energia, então o organismo consome muito rápido, libera rapidamente os hormônios que metabolizam os carboidratos e aquilo que não é consumido nesse processo se estoca sob forma de gordura (NÃÃÃÃÃÃOOOOO).

Após o treino, o organismo precisa recuperar-se da carga de trabalho. Se o exercício foi intenso, você apresenta sinais de cansaço aparente e só quer tomar banho, neste momento mais uma opção de proteínas e agora sim um carboidrato de alto índice glicêmico pode repor a energia gasta e manter tua mente e corpo ativos. Aqui cabe uma futa, um lanche ou aquele iogurte natural.

Uso também um programa chamado My Fitness Pal. É um contador de nutrientes que permite saber exatamente o que estamos comento e quanto de cada nutriente: Caboidratos, proteínas e gorduras. Tem uma gama imensa de alimentos cadastrados e a nova versão permite que se cadastre outros. Receitas devemos colocar item por item. Também disponível como app para tablets e smartphones. Dá trabalho porque tem que escrever tudo, ele não prescreve dieta, mas temos a noção do quanto estamos comendo. E a partir de um dia de refeições, organizamos toda a semana. 

Mas lembrem-se : Nada disso que falei substitui um Nutricionista. isso tudo é apenas um ponto de partida para não fazer tanta besteira. 

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Países Latinos - Experimente Conhecer Alguns Sabores das Seleções da Copa

A Copa 2014 é no Brasil. 31 países de diferentes culturas, sotaques e sabores estarão nos visitando e com eles uma excelente oportunidade de também aproveitar toda a infraestrutura que estamos preparando para recebê-los. Deixando todos os problemas de lado, a Copa tá ai. Em minha opinião, a hora de protestar deveria ter sido lá em 2007, porque não é de hoje que o Brasil não tem escola, hospital, transporte, etc , agora o melhor é receber bem, assistir um bom futebol e também torcer.

Na ocasião da Copa América de 2011 estivemos em Montevideo em férias (leia aqui). Assistimos o jogo Argentina x Uruguai, onde a Celeste eliminou nossos hermanos nas quartas de final em sua própria casa. Assistimos em um bar, e vimos os torcedores, a princípio contidos, em meio a cervejas, vinhos e empanadas. Nos pênaltis, os ânimos se inflamaram e a energia da torcida tomou conta cada vez mais dos telespectadores dali, em um misto de confiança e euforia. Eliminar os argentinos para eles foi o ápice, e muitos compararam ao Maracanazo. Aos poucos as ruas foram tomadas por pessoas a pé, de carros e motos, bandeiras e faixas, em um crescente patriotismo que tomou conta da Plaza 16 de julio, na Capital Federal. Gritos e cantos em louvor a Celeste embalaram a noite e contagiaram a cidade. Até que ao final da competição, os uruguaios levantaram a taça de Campeões da América.

Para nós, a experiência cultural foi inesquecível pois éramos os estrangeiros vendo a emoção da torcida por outra perspectiva. Assistimos a tudo de forma neutra, não estávamos torcendo para Argentina ou Uruguai, mas certamente vivenciar tudo aquilo foi especial. Esse é o clima que podemos reproduzir agora, mesmo com a Copa sendo realizada em nosso país.

Venho deixar a sugestão de visitarem lugares que abrigarão torcedores de outras nacionalidades e servirão um cardápio especial em homenagem as seleções. 

Começamos apresentando, aos que ainda não conhecem, o Bar Exquisito!

Localizado a Rua Bela Cintra, 532 na Consolação, o bar foi inaugurado em 2005 com a culinária e clima latino-americanos. Fachada colorida, pé direito alto e área ao ar livre. A casa traz receitas caseiras, sabores picantes e decoração com objetos inusitados que traduzem um pouco da alma das metrópoles latino americanas. Um misto de bar e restaurante que tem seu menu assinado pelo jovem chef inglês James Hollister.

foto: Tadeu Brunelli
Para a Copa, Exquisito! está com programação especial e a cada gol do Brasil será oferecido como cortesia um Chop Garotinho, 200ml, da Heineken

Menu:

Colômbia: Arepas Colombianas (três panquequinhas de milho branco cobertas por hogao, um molho colombiano de tomate, cominho e queijo derretido) - R$ 12
Honduras: Baleada (tortilla caseira de trigo recheada com pasta de feijão preto e queijo derretido) R$ 12
Chile: Empanadas - R$6 (empanadas de carne)
Equador: Ceviche (ceviche de St.Peter, marinado de limão com rodelas de cebola roxa, coentr, pimenta vermelha e fatias de batata doce cozida) - R$42
Uruguai: Churros (churros individual recheados com doce de leite uruguaio) R$6
Mexico: Nachos (nachos com queijo derretido e guacamole) - R$18
Costa Rica: Chips de Banana - R$12
Argentina: Linguiça Artesanal, na chapa com molho chimichurri - R$24
Brasil: Pastel (carne ou queijo) - R$24

O bar tem entrada de R$ 30 e o telefone para contato é (11) 3854-6522


quarta-feira, 21 de maio de 2014

Lidando com a Frustração

Não! Eu nunca briguei com Arthur. Arthur está com 1 ano e 4 meses e é um menino carinhoso, organizado, e muito bem humorado. Isso não significa que não tenha acessos de "raiva" quando se vê frustrado, quando não consegue resolver um problema, ou quando se sente contrariado. Quem nunca?

Sou professora e lido diariamente com crianças de diversos tipos de educação e cultura, e profissionalmente preciso me manter equilibrada perante cerca de 180 crianças e adoslescentes todos os dias. Para mim, não tem lógica me descontrolar em casa com meus entes queridos, aqueles quem escolhi para estarem ao meu lado, incluindo Arthur ao optar por engravidar.

Ouço e leio tantos dizendo que uma palmadinha não dói, que "apanhei de meus pais e hoje sou grato, não guardo rancor ou trauma...", para isso tenho comigo que ao longo da história, evoluímos: negro ja sofreu escravidão, apartheid e lutou por direitos civis até muito pouco tempo - absurdo não?!?! A mulher poderia apanhar do marido e também não tinha direito a voto, ou a estudo.... precisou queimar soutien para ser reconhecida e hoje é protegida por leis contra agressões físicas e morais. Respeito a cultura de cada família, mas aqui pensamos dessa maneira.

Talvez, em algum momento que me falte a razão eu falhe em minha teoria, peço sabedoria a Deus constantemente, e paciência para educá-lo de forma que ele sinta-se seguro e protegido, que tenha na família seu lugar de conforto para todas as ocasiões e assuntos.

Bem, Arthur tem demonstrado sua insatisfação jogando coisas no chão, batendo na parede, resmungando Começamos a repreendê-lo com "nãos" autoritários, mas isso não funcionou, gerava mais estresse e tantas vezes chegava ao choro....tudo bem, chorar faz parte, mas como todo bebê curioso, retornava ao lugar ou a situação, continuando sua resmunga e aquela lenga lenga.

Surgiu então a figura do Zóio (Mike Wazowski, não sabia o nome do personagem). Adultos usam sacos de pancada e bonecos de borracha para escoarem a raiva, a cada descontentamento, aqui o Zóio entra em cena. O choro e o resmungo transformam-se em risada, esquece a celeuma, e o problema está resolvido.

Gostou da idéia? Aqui tá funcionando, agora é aguardar a cena dos próximos capítulos.

domingo, 18 de maio de 2014

Pedofilia - Não Feche os Olhos


18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma data para que os internautas, através da força e alcance das redes sociais, possam trabalhar juntos em favor da conscientização da importância das denúncias quanto a Pedofilia. Saiba Mais

Criado em 2012, o projeto Pedofilia: Não Feche os Olhos para Isso, do Instituto ABIHPEC, convida a todos os brasileiros a se unirem no combate desse mal que assombra tantas crianças em nosso país e no mundo também. Muitas pessoas estão mobilizadas através da #naofecheosolhos.

A ABIHPEC - Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos é uma associação civil sem fins lucrativos que também se mobiliza em projetos sociais, como o combate a pedofilia, pois entende a importância e a força da sociedade vigilante e denunciante contra esse crime tão brutal, onde em muitas vezes, o agressor está dentro de casa, portanto a vigilância é constante e irrestrita.

Às vésperas de Copa do Mundo, em nosso país que apresenta estatísticas de abuso de menores e prostituição infantil, essa campanha vem bem a tempo! É necessário compartilhar pois as crianças, muitas vezes sentem-se acuadas e com medo de seu agressor e em tantas outras situações procuram uma outra pessoa para compartilhar e denunciar.

Portanto seja atento com seus filhos, sobrinhos, colegas, crianças a quem queremos bem e compartilhem a informação com professores e parentes. Quanto mais gente engajado na campanha, mais crianças poderão ser salvas e acolhidas dessa situação tão brutal, física e emocionalmente.

Acesse a página do Facebook da campanha e compartilhe também essa causa!!






sábado, 17 de maio de 2014

18° Corrida Pão de Açúcar Kids - Registro da Mamãe Orgulhosa

Momentos da prova e foto com Fabiana Mürer
Hoje, 17/05/2014, aconteceu a 18° edição da Corrida Pão de Açucar Kids e a 1° corrida oficial do Arthur. A emoção é tanta e não posso deixar de registrar.

A corrida é realizada em local fechado, no Ginásio do Ibirabuera, na pista de atletismo, o que confere mais segurança aos pequenos atletas, que podem ser acompanhados por até 2 responsáveis dentro da pista. Outros espectadores podem ficar na arquibancada. Titia Isa e Titia Dani estiveram presentes.

A corrida acontece nos padrões de corridas para adultos, com camiseta, chip no pé direito e número de peito. Nessa edicão também foi entregue mochila com produtos dos patrocinadores no kit.

As largadas são escalonadas por pelotões que são divididos por gênero (masculino / feminino) e idade. Os atletinhas até 4 anos tinham a companhia de um responsável ao seu lado na pista.

Muito emocionante! Para quem gosta de atividade física e entende sua importância para o ser humano em qualquer idade, emociona mesmo! Pais carregando crianças de colo, pequenos em seus primeiros passos, crianças até 12 anos estreantes ou veteranos, experimentando um prazer que só a atividade física pode proporcionar.

Ao final da corrida, medalhas a todos os participantes, brindes dos patrocinadores, brincadeiras para as crianças, brinquedos infláveis, pintura no rosto, oficina de sustentabilidade.

A Canon, proporcionou aos pais utilizarem por 20 minutos suas câmeras, registrando momentos do filhote aproveitando a manhã fresca e animada. Levamos uma foto de recordação desse dia memorável.
A Taeq ofereceu degustação de seus produtos.

O Hospital Sabará, que ofereceu a segurança dos pequenos atletas que precisassem de atendimento, também disponibilizou uma tenda com informações sobre saúde e também brindes.

Ficamos, Elliot e eu, encantados com o evento e aguardamos a próxima edição, pois o mais importante de tudo foi ver meu pequeno atleta correndo e se divertindo, como a vida deve ser.

No que depender de nós, certamente Arthur terá uma infância com atividade física regular e alimentação balanceada. Já estamos fazendo nossa parte.

Obrigada PAKids por oferecer um evento tão importante para a formação esportivas de tantas crianças, que quando a idade permitir, terão lembranças agradáveis da prática de atividade física.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Virada Cultural - Dicas de Segurança


Virada Cultural 2014

Esse final de semana acontece a 10° Edição da Virada Cultural de São Paulo, que você que ainda não viu, poderá acessar a programação aqui.

E como em várias edições também há a programação especial aos pequenos.

Em todo evento que atrae multidões, devemos ter uma série de cuidados para que a diversão seja garantida:

- Metro e CPTM estarão operando sem interrupção para atender o público, então use transporte público para maior segurança;

- Não carregue dinheiro, cartões, celulares e documentos nos bolsos traseiros;

- Evite usar relógios, pulseiras, brincos, celulares, colares, tablets, ou qualquer objeto que possa chamar atenção de pessoas mal intencionadas;

- Evite andar em locais mal iluminados e sem acompanhamento;

- Não saia com grandes quantias em dinheiro e evite mexer na carteira ou bolsa na frente de estranhos;

- Não compre alimentos e bebidas em locais não confiáveis;

- Ao perceber movimentação suspeita, procure um estabelecimento comercial ou atravesse a rua;

- Evite levar objetos de valor ou dinheiro mochilas ou bolsas com transparências;

- Coloque o celular no modo vibratório e atenda somente em local seguro;

- Utilizando o ônibus com poucos passageiros, procure sentar-se mais próximo a porta;

- Não deixe celulares, câmeras fotográficas, carteiras, bolsas ou mochilas sobre a mesa.

- Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e não utilize bebidas em garrafas de vidro.

- Não utilize objetos pontiagudos;

-Utilize uma pulseira com identificação dos pequenos com nome, telefone de algum responsável e não desgrude dele por nem um minuto;

- Ao achar uma criança perdida, encaminhe-a a uma autoridade policial ou organizador do evento;

- Combine sempre um ponto de encontro com seus companheiros.

Quanto ao mais, aproveitem a programação, e juizo gente!!!!






segunda-feira, 5 de maio de 2014

Gluteo


Toda mulher sonha com um bumbum durinho. Os homens também, mesmo que nem sempre admitam.

Quem por algum motivo está longe da academia, pode realizar movimentos para melhorar a aparência do local, e principalmente a circulação. Uma má circulação também é responsável pelo surgimento de celulites, e claro, sem contar o aspecto de flacidez.

Obvio que um glúteo redondinho e harmonioso precisa de bastante treino, uma boa genética, e principalmente, uma alimentação limpa. Desse forma, o corpo como um todo poderá ficar livre de excesso de gordura e flacidez.

Imagem da internet
Gosto bastante dessa imagem pois ilustra cada porção do glúteo, que, para quem não sabe, é composto de 3 músculos: Glúteo Máximo, Glúteo Medio, Glúteo Mínimo, e executar diversos movimentos é o melhor para conquistar um bumbum redondinho.

Tem gente que anda abolindo as boas e tradicionais caneleiras. Claro, quem tem pouco tempo deve optar por exercícios mais completos, a caneleira realmente limita-se a uma porção e não atinge objetivo. Mas como exercícios complementares, algumas séries com caneleiras são bem vindas. 

Pontos negativos do uso de caneleiras: Postura (pode comprometer a lombar caso executados de maneira incorreta); Tempo, são exercícios demorados. Mas como mostra a imagem, o glúteo deve ser trabalhados em todas as suas porções, necessitando portanto de diversos estímulos.

Glúteo Minimo - Responsável por dar aquele "up" no bumbum, os exercícios que trabalham essa porção do glúteo são os agachamentos. Agachamentos profundos (bumbum no calcanhar), agachamento sumô ( pernas afastadas, ponta dos pés voltadas para fora), Levantamento Terra.

Glúteo Médio - São os de extensão como os realizados nas polias (cabos), as caneleiras, cadeira abdutora em diferentes ângulos, elevação pélvica.

Glúteo Máximo - Exercícios com passadas como Afundo, Step Up (elevar-se em um plano mais alto, apoiado em apenas um pé), passada. Também os agachamentos e leg press, pois trabalham o glúteo como um todo.

Eu gosto de dar uma atenção especial aos MMII pois é onde acumulo maior gordura atualmente, portanto divido meu treino em 2: 

Segundas: Exercícios específicos para os glúteos, como por exemplo:
Cadeira Abdutora em 3 posições
Leg press Lateral Unilateral
Caneleiras em 3 tempos + Elevação pélvica
Gemeos

Quartas, pois é o dia em que tenho mais tempo: MMII
Agachamento Livre
Leg press Unilateral
Cadeira Extensora com isometria de 2 segundos
Levantamento Terra
Stiff
Mesa Flexora
Gemeos

Eis aqui alguns exercícios que podem ser feitos mesmo para quem está longe da academia. Em casa, na rua, no parque, com filho, sem filho....

Agachamento: Utilizar como referência um assento bem baixinho caso não consiga fazer sozinho.

Step up no banco de casa ou da praça

Passada

Afundo
Agachamento

Passada na subida

Step Up



Afundo


Saiba mais em meu canal no Youtube

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Diabetes e Exercícios Físicos

O Diabetes Mellitus Tipo I é uma doença não contagiosa, auto imune (ou seja, as células defeituosas destroem as células sadias) que tem seu número de casos aumentado nas últimas décadas. Geralmente surge por herança genética ou infecções sérias.

A produção de insulina, hormônio produzido no pâncreas e responsável pelo transporte da glicose (açúcar), sofre uma falha em sua produção, levando a glicose ficar circulante no sangue, ao invés de ser transportada de forma adequada aos músculos e demais órgãos no corpo, o que garantiria a energia necessária para nossas atividades.

Também é conhecida por Diabetes Infanto Juvenil, pois sua maior incidência acontece em crianças e jovens. Seus sintomas são urina excessiva, muita sede, muita fome, fraqueza, cansaço, nervosismo, mal humor, náuseas e vômito, surgindo de maneira repentina, provocando muitas vezes um emagrecimento abrupto, pois o organismo utiliza a gordura e o próprio músculo como fonte de energia, já que a glicose não chega de maneira satisfatória.

O diagnóstico se dá através de exames de sangue.

O tratamento é feito por aplicações diárias de insulina, rígido controle da alimentação e atividade física (desde que o paciente não apresente um quadro de baixa glicemia - hipoglicemia)

A dieta é bastante restritiva com relação a doces e carboidratos simples (massas, pães, guloseimas em geral) - Tudo que a maioria das crianças infelizmente está habituada a consumir!! Deve-se privilegiar o consumo de carboidratos complexos (algumas frutas, grãos integrais) pois a absorção mais lenta não deixa os níveis de glicose do sangue subirem acima do desejável.

O exercício físico é fundamental, capaz de manter os níveis de açúcar no sangue dentro do desejável, pois é utilizado durante a atividade, e também impede o aumento de peso e outros fatores de risco como elevação da pressão sanguinea. Em alguns casos o paciente precisa fazer o teste antes da atividade para saber a quantidade correta e o que comer.

A Dra. Denise Franco, diretora científica da ADJ, explica ainda que "da mesma forma que o monitoramento constante dos níveis de açúcar no sangue e a alimentação saudável, a atividade física é uma das melhores aliadas no controle do diabetes. Devemos cuidar para que os pacientes entendam isso desde pequenos, tornando a atividade física uma constante em suas vidas"

O portador de Diabetes Mellitus Tipo I pode levar uma vida normal, brincar, relacionar-se, divertir-se, desde que observe seus fatores de risco e faça um acompanhamento adequado.

Lenny
Com esse intuito, a ADJ em parceria com a Medtronic, no dia 17/05/2014, celebram as Olimpíadas do Lenny. Um evento gratuito para crianças a partir de 5 anos a jovens de 16 anos.

Lenny, o leão, é embaixador e mascote oficial da Medtronic para crianças com diabetes. Foi diagnosticado com diabetes tipo I e com toda sua força e coragem leva uma vida saudável e ativa.

Com o tema "Vamos jogar para ganhar do diabetes tipo 1", os inscritos participarão de vários jogos, competições esportivas e brincadeiras que reforçam a importância do exercício físico como estilo de vida mesmo para pessoas com diabetes.

Transporte, refeições e conversas sobre opções de tratamento com médicos, nutricionistas, psicólogos e especialistas de produtos para o público, estão incluídos na programação, que acontecerá das 9h as 17h no Acampamento Aruanã, em Embu-Guaçu.

As inscrições devem ser feitas por telefone (11)3675-3266 (ramal 31 Paula / ramal 33 Debora). Cada participante poderá levar até 3 acompanhantes. O ônibus sairá do estacionamento do Shopping Center Norte as 6:30h.






Cine Foot 2014


Começou em São Paulo dia 29 de maio e vai até dia 07 de junho a 5° edição do Cine Foot. Para quem ainda não conhece, o Cine Foot é um festival que reúne toda sorte de filmes, de diversas nacionalidades, que envolvem o futebol, sua arte, suas histórias, seus personagens. Esse esporte tão envolvente que por sua simplicidade, atinge tantas pessoas, em diversas idades, níveis sociais, gênero, cor.

Esse ano em especial, ano de Copa do Mundo, o CineFoot fará um Tour levando diversos de seus filmes às 12 cidades sedes da Copa.

Mesmo em um cenário político e econômico um tanto desfavorável, em meio a protestos e desigualdades, sem dúvida o futebol é uma paixão nacional, e está registrado nos 79 filmes da mostra, número recorde que ainda registra ainda a presença de várias obras brasileiras, numa crescente evolução de produções nessa categoria.

O Cine Foot 2014 estará presente também, em seu formato competitivo, em Belo Horizonte.

Para maiores informações sobre o Festival, acesse a página oficial Cine Foot.

Nem Uma Palmada - Lei Menino Bernardo

O vizinho bateu no meu carro no estacionamento, dei-lhe uma palmada para aprender a ser mais atento.

Meu marido insiste em deixar a toalha molhada sobre a cama, precisei usar a varinha no bumbum para fazê-lo aprender que aquilo não era correto.

Levei uma fechada no trânsito, um absurdo!! Desci do carro e mostrei a ele como deveria dirigir direito!!

As situações acima parecem inusitadas né?? E são! Até parece que alguém consegue agir dessa maneira, entre adultos. Na verdade, em nossa vida, engolimos muito sapo, e por mais que sejamos contrariados e por mais que estejamos certos, nas relações interpessoais, geralmente não empregamos a força física.

Semana passada foi aprovada no Congresso Nacional o Projeto de Lei 7672/10, que passou a ser chamado de "Lei Menino Bernardo". Antes conhecida como Lei da Palmada, o texto que ainda será votado no Senado, prevê que crianças e adolescentes devem ser educadas sem o uso de castigos físicos.

Na prática, ainda não tem definida a pena para quem descumprir a futura lei, porém fica o alerta às famílias e responsáveis para olharem com mais carinho as crianças que estão sob nossos cuidados.

Existem abusos, e estes são fáceis de identificar, e hoje, há consenso de que só trazem mal àqueles que sofrem a agressão, e afasta os laços. Porém castigo físico, ao meu ver, não ensina, adestra!

Longe de mim interferir na criação da família de ninguém, nem ao menos criticar, pois cada um sabe o que tem dentro de casa, mas sinceramente me sinto incomodada quando vejo alguém agredindo fisicamente, ou mesmo com palavras, alguém na rua, especialmente uma criança. É humilhante, e o fato de não vermos, da situação estar guardada no sigilo do lar, também não significa que não seja humilhante para a criança.

Assim como a maioria das crianças da minha geração, também fui corrigida em algumas situações com uso da palmada, não fiquei traumatizada e minha mãe é hoje minha melhor amiga, não guardo mágoa e mal me lembro das vezes ou motivos que me levaram a apanhar, ou até mesmo, das vezes que apanhei, até porque fui uma criança razoável, porém isso não quer dizer que concorde com os tapinhas que levei ou que as coisas não possam ter evoluído ao ponto de eu entender que aquilo era, no mínimo, desnecessário.

Como já disse, penso que até muito pouco tempo negros tiveram que lutar por seus direitos civis nos Estados Unidos e África do Sul, pois sequer tinham direito a voto. Mulheres queimaram soutien para garantir seus direitos e a Lei Maria da Penha, que garante no Brasil a defesa das mulheres que sofrem agressões, é coisa super recente.

As crianças estão em aprendizado e desenvolvimento, muitas vezes não sabem sequer falar. Tem uma curiosidade natural e inquietante, tá certo que muitas vezes irritante, mas e os adultos não? Apresentam reações diante de frustrações. E gente grande que teima, não irrita? E porque não apanha? Quando adulto apanha é agressão, quando a criança apanha, mesmo que uma palmadinha, é correção? Não consigo compreender! Até porque a criança, menor e indefesa, acaba ficando sem opção.

Creio que nós, adultos, tenhamos outras alternativas para educar nossas crianças, a conversa diária e repetidamente. Não quero dizer com isso que os "Nãos" não são necessários, e eles acontecem muito, mas salientar aquilo que a criança faz de positivo poderá trazer melhor resultado do que focar nos erros. Desviar o foco dos pequenos daquilo que não devem fazer, poderá trazer mais harmonia e evitar confrontos.

Fiquemos portanto com essa reflexão. "Menino Bernardo" ainda não é lei, está em vias de ser, mas dentro de casa podemos colocar em prática atitudes positivas e saudáveis, que tragam mais proximidade entre as partes e não nos afastem de quem amamos.

O Que Comer Antes do Treino

Alimentação Balanceada é o
Segredo do Sucesso
O que comer antes do treino é uma pergunta frequente daqueles que começam a pratica de atividade física regular, e mesmo daqueles que estão há algum tempo praticando mas agora sentiram a necessidade de alimentar-se corretamente. Sim, porque o corpo pede!

Na internet e nas redes sociais a frase do momento é "Treina mas não faz dieta - Sabe de nada Inocente" em uma apologia divertida ao comercial da TV, mas o fato é que a brincadeira é muito verdade. Dieta não é limitar-se a comer apenas algumas coisas, mas tudo aquilo que ingerimos. Aqueles que passam a ter uma rotina de atividade física regular, precisam alimentar-se corretamente para o organismo ter o combustível adequado para a prática da atividade física, sem comprometer sua estrutura, ou seja, retirar energia circulante ou estocada (depósito de gordura, que é o mais indicado)

A alimentação deve ser balanceada durante o dia todo, durante toda a semana, e fazer parte da vida = dieta. Deixando alimentos processados e refinados em último lugar, pois são esses que intoxicam nosso organismo e nos roubam energia, tanto para fazer exercícios quanto para nossas atividades intelectuais. São deliciosos venenos que temos que evitar. Aos poucos acostumamos o paladar e passamos a sobreviver muito bem sem eles. Aqui em casa há tempos não temos o tradicional pão com manteiga + café com leite pela manhã, hábito regular do paulista. Isso é uma exceção em nossos dias. Tudo uma questão de hábito.

Se a sua rotina alimentar deve ter carboidratos a base de frutas, legumes, verduras e cereais, proteínas (carnes de diversas origens) e gorduras boas (azeites e castanhas por exemplo), em quase todas as refeições. O ideal é procurar um nutricionista esportivo pois ele terá condições de, através de exames clínicos, prescrever aquilo que teu organismo precisa e em que momento ingerir. Também o acompanhamento de um profissional de educação física para ter um melhor aproveitamento do seu tempo, atingindo em melhores condições seus objetivos. Porém sabemos que essa nem sempre é uma opção disponível por diversos fatores. Mas, como alimentar-se e exercitar-se são inerentes ao ser humano, pequenas orientações já podem trazer grandes resultados ao deixar o sedentarismo de lado e buscar uma vida mais saudável.

Bem, a alimentação já está balanceada e dividida em 6 ou 7 porções? Isso faz com que seu organismo tenha mais momentos de atividade metabólica pois vai digerir o alimento, fazendo vários hormônios trabalharem, gastando calorias.

Antes do treino, pense bem, você precisará de energia para iniciar sua atividade e sustentá-la pelo período que durar sua rotina. O ideal é associar proteína magra (carne, peixe, ovo ou frango) com carboidratos de baixo índice glicêmico (IG) como a tão falada combinação frango com batata doce. Uma outra opção é associar uma fruta a fibra, pois a fibra ajuda a reduzir o IG da fruta, como por exemplo banana + aveia grossa. O índice glicêmico é como se fosse a velocidade em que o açúcar do alimento é liberado na corrente sanguínea para ser usado no exercício. Os alimentos com baixo IG vão liberando glicose aos poucos (açúcar que é usado para gerar energia durante o exercício), então alimentos de baixo IG liberam essa energia devagar. Alimentos de alto IG liberam rapidamente essa energia, então o organismo consome muito rápido, libera rapidamente os hormônios que metabolizam os carboidratos e aquilo que não é consumido nesse processo se estoca sob forma de gordura (NÃÃÃÃÃÃOOOOO).

Após o treino, o organismo precisa recuperar-se da carga de trabalho. Se o exercício foi intenso, você apresenta sinais de cansaço aparente e só quer tomar banho, neste momento mais uma opção de proteínas e agora sim um carboidrato de alto índice glicêmico pode repor a energia gasta e manter tua mente e corpo ativos. Aqui cabe uma futa, um lanche ou aquele iogurte natural.

Uso também um programa chamado My Fitness Pal. É um contador de nutrientes que permite saber exatamente o que estamos comento e quanto de cada nutriente: Caboidratos, proteínas e gorduras. Tem uma gama imensa de alimentos cadastrados e a nova versão permite que se cadastre outros. Receitas devemos colocar item por item. Também disponível como app para tablets e smartphones. Dá trabalho porque tem que escrever tudo, ele não prescreve dieta, mas temos a noção do quanto estamos comendo. E a partir de um dia de refeições, organizamos toda a semana. 

Mas lembrem-se : Nada disso que falei substitui um Nutricionista. isso tudo é apenas um ponto de partida para não fazer tanta besteira. 

Países Latinos - Experimente Conhecer Alguns Sabores das Seleções da Copa

A Copa 2014 é no Brasil. 31 países de diferentes culturas, sotaques e sabores estarão nos visitando e com eles uma excelente oportunidade de também aproveitar toda a infraestrutura que estamos preparando para recebê-los. Deixando todos os problemas de lado, a Copa tá ai. Em minha opinião, a hora de protestar deveria ter sido lá em 2007, porque não é de hoje que o Brasil não tem escola, hospital, transporte, etc , agora o melhor é receber bem, assistir um bom futebol e também torcer.

Na ocasião da Copa América de 2011 estivemos em Montevideo em férias (leia aqui). Assistimos o jogo Argentina x Uruguai, onde a Celeste eliminou nossos hermanos nas quartas de final em sua própria casa. Assistimos em um bar, e vimos os torcedores, a princípio contidos, em meio a cervejas, vinhos e empanadas. Nos pênaltis, os ânimos se inflamaram e a energia da torcida tomou conta cada vez mais dos telespectadores dali, em um misto de confiança e euforia. Eliminar os argentinos para eles foi o ápice, e muitos compararam ao Maracanazo. Aos poucos as ruas foram tomadas por pessoas a pé, de carros e motos, bandeiras e faixas, em um crescente patriotismo que tomou conta da Plaza 16 de julio, na Capital Federal. Gritos e cantos em louvor a Celeste embalaram a noite e contagiaram a cidade. Até que ao final da competição, os uruguaios levantaram a taça de Campeões da América.

Para nós, a experiência cultural foi inesquecível pois éramos os estrangeiros vendo a emoção da torcida por outra perspectiva. Assistimos a tudo de forma neutra, não estávamos torcendo para Argentina ou Uruguai, mas certamente vivenciar tudo aquilo foi especial. Esse é o clima que podemos reproduzir agora, mesmo com a Copa sendo realizada em nosso país.

Venho deixar a sugestão de visitarem lugares que abrigarão torcedores de outras nacionalidades e servirão um cardápio especial em homenagem as seleções. 

Começamos apresentando, aos que ainda não conhecem, o Bar Exquisito!

Localizado a Rua Bela Cintra, 532 na Consolação, o bar foi inaugurado em 2005 com a culinária e clima latino-americanos. Fachada colorida, pé direito alto e área ao ar livre. A casa traz receitas caseiras, sabores picantes e decoração com objetos inusitados que traduzem um pouco da alma das metrópoles latino americanas. Um misto de bar e restaurante que tem seu menu assinado pelo jovem chef inglês James Hollister.

foto: Tadeu Brunelli
Para a Copa, Exquisito! está com programação especial e a cada gol do Brasil será oferecido como cortesia um Chop Garotinho, 200ml, da Heineken

Menu:

Colômbia: Arepas Colombianas (três panquequinhas de milho branco cobertas por hogao, um molho colombiano de tomate, cominho e queijo derretido) - R$ 12
Honduras: Baleada (tortilla caseira de trigo recheada com pasta de feijão preto e queijo derretido) R$ 12
Chile: Empanadas - R$6 (empanadas de carne)
Equador: Ceviche (ceviche de St.Peter, marinado de limão com rodelas de cebola roxa, coentr, pimenta vermelha e fatias de batata doce cozida) - R$42
Uruguai: Churros (churros individual recheados com doce de leite uruguaio) R$6
Mexico: Nachos (nachos com queijo derretido e guacamole) - R$18
Costa Rica: Chips de Banana - R$12
Argentina: Linguiça Artesanal, na chapa com molho chimichurri - R$24
Brasil: Pastel (carne ou queijo) - R$24

O bar tem entrada de R$ 30 e o telefone para contato é (11) 3854-6522


Lidando com a Frustração

Não! Eu nunca briguei com Arthur. Arthur está com 1 ano e 4 meses e é um menino carinhoso, organizado, e muito bem humorado. Isso não significa que não tenha acessos de "raiva" quando se vê frustrado, quando não consegue resolver um problema, ou quando se sente contrariado. Quem nunca?

Sou professora e lido diariamente com crianças de diversos tipos de educação e cultura, e profissionalmente preciso me manter equilibrada perante cerca de 180 crianças e adoslescentes todos os dias. Para mim, não tem lógica me descontrolar em casa com meus entes queridos, aqueles quem escolhi para estarem ao meu lado, incluindo Arthur ao optar por engravidar.

Ouço e leio tantos dizendo que uma palmadinha não dói, que "apanhei de meus pais e hoje sou grato, não guardo rancor ou trauma...", para isso tenho comigo que ao longo da história, evoluímos: negro ja sofreu escravidão, apartheid e lutou por direitos civis até muito pouco tempo - absurdo não?!?! A mulher poderia apanhar do marido e também não tinha direito a voto, ou a estudo.... precisou queimar soutien para ser reconhecida e hoje é protegida por leis contra agressões físicas e morais. Respeito a cultura de cada família, mas aqui pensamos dessa maneira.

Talvez, em algum momento que me falte a razão eu falhe em minha teoria, peço sabedoria a Deus constantemente, e paciência para educá-lo de forma que ele sinta-se seguro e protegido, que tenha na família seu lugar de conforto para todas as ocasiões e assuntos.

Bem, Arthur tem demonstrado sua insatisfação jogando coisas no chão, batendo na parede, resmungando Começamos a repreendê-lo com "nãos" autoritários, mas isso não funcionou, gerava mais estresse e tantas vezes chegava ao choro....tudo bem, chorar faz parte, mas como todo bebê curioso, retornava ao lugar ou a situação, continuando sua resmunga e aquela lenga lenga.

Surgiu então a figura do Zóio (Mike Wazowski, não sabia o nome do personagem). Adultos usam sacos de pancada e bonecos de borracha para escoarem a raiva, a cada descontentamento, aqui o Zóio entra em cena. O choro e o resmungo transformam-se em risada, esquece a celeuma, e o problema está resolvido.

Gostou da idéia? Aqui tá funcionando, agora é aguardar a cena dos próximos capítulos.

Pedofilia - Não Feche os Olhos


18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma data para que os internautas, através da força e alcance das redes sociais, possam trabalhar juntos em favor da conscientização da importância das denúncias quanto a Pedofilia. Saiba Mais

Criado em 2012, o projeto Pedofilia: Não Feche os Olhos para Isso, do Instituto ABIHPEC, convida a todos os brasileiros a se unirem no combate desse mal que assombra tantas crianças em nosso país e no mundo também. Muitas pessoas estão mobilizadas através da #naofecheosolhos.

A ABIHPEC - Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos é uma associação civil sem fins lucrativos que também se mobiliza em projetos sociais, como o combate a pedofilia, pois entende a importância e a força da sociedade vigilante e denunciante contra esse crime tão brutal, onde em muitas vezes, o agressor está dentro de casa, portanto a vigilância é constante e irrestrita.

Às vésperas de Copa do Mundo, em nosso país que apresenta estatísticas de abuso de menores e prostituição infantil, essa campanha vem bem a tempo! É necessário compartilhar pois as crianças, muitas vezes sentem-se acuadas e com medo de seu agressor e em tantas outras situações procuram uma outra pessoa para compartilhar e denunciar.

Portanto seja atento com seus filhos, sobrinhos, colegas, crianças a quem queremos bem e compartilhem a informação com professores e parentes. Quanto mais gente engajado na campanha, mais crianças poderão ser salvas e acolhidas dessa situação tão brutal, física e emocionalmente.

Acesse a página do Facebook da campanha e compartilhe também essa causa!!






18° Corrida Pão de Açúcar Kids - Registro da Mamãe Orgulhosa

Momentos da prova e foto com Fabiana Mürer
Hoje, 17/05/2014, aconteceu a 18° edição da Corrida Pão de Açucar Kids e a 1° corrida oficial do Arthur. A emoção é tanta e não posso deixar de registrar.

A corrida é realizada em local fechado, no Ginásio do Ibirabuera, na pista de atletismo, o que confere mais segurança aos pequenos atletas, que podem ser acompanhados por até 2 responsáveis dentro da pista. Outros espectadores podem ficar na arquibancada. Titia Isa e Titia Dani estiveram presentes.

A corrida acontece nos padrões de corridas para adultos, com camiseta, chip no pé direito e número de peito. Nessa edicão também foi entregue mochila com produtos dos patrocinadores no kit.

As largadas são escalonadas por pelotões que são divididos por gênero (masculino / feminino) e idade. Os atletinhas até 4 anos tinham a companhia de um responsável ao seu lado na pista.

Muito emocionante! Para quem gosta de atividade física e entende sua importância para o ser humano em qualquer idade, emociona mesmo! Pais carregando crianças de colo, pequenos em seus primeiros passos, crianças até 12 anos estreantes ou veteranos, experimentando um prazer que só a atividade física pode proporcionar.

Ao final da corrida, medalhas a todos os participantes, brindes dos patrocinadores, brincadeiras para as crianças, brinquedos infláveis, pintura no rosto, oficina de sustentabilidade.

A Canon, proporcionou aos pais utilizarem por 20 minutos suas câmeras, registrando momentos do filhote aproveitando a manhã fresca e animada. Levamos uma foto de recordação desse dia memorável.
A Taeq ofereceu degustação de seus produtos.

O Hospital Sabará, que ofereceu a segurança dos pequenos atletas que precisassem de atendimento, também disponibilizou uma tenda com informações sobre saúde e também brindes.

Ficamos, Elliot e eu, encantados com o evento e aguardamos a próxima edição, pois o mais importante de tudo foi ver meu pequeno atleta correndo e se divertindo, como a vida deve ser.

No que depender de nós, certamente Arthur terá uma infância com atividade física regular e alimentação balanceada. Já estamos fazendo nossa parte.

Obrigada PAKids por oferecer um evento tão importante para a formação esportivas de tantas crianças, que quando a idade permitir, terão lembranças agradáveis da prática de atividade física.

Virada Cultural - Dicas de Segurança


Virada Cultural 2014

Esse final de semana acontece a 10° Edição da Virada Cultural de São Paulo, que você que ainda não viu, poderá acessar a programação aqui.

E como em várias edições também há a programação especial aos pequenos.

Em todo evento que atrae multidões, devemos ter uma série de cuidados para que a diversão seja garantida:

- Metro e CPTM estarão operando sem interrupção para atender o público, então use transporte público para maior segurança;

- Não carregue dinheiro, cartões, celulares e documentos nos bolsos traseiros;

- Evite usar relógios, pulseiras, brincos, celulares, colares, tablets, ou qualquer objeto que possa chamar atenção de pessoas mal intencionadas;

- Evite andar em locais mal iluminados e sem acompanhamento;

- Não saia com grandes quantias em dinheiro e evite mexer na carteira ou bolsa na frente de estranhos;

- Não compre alimentos e bebidas em locais não confiáveis;

- Ao perceber movimentação suspeita, procure um estabelecimento comercial ou atravesse a rua;

- Evite levar objetos de valor ou dinheiro mochilas ou bolsas com transparências;

- Coloque o celular no modo vibratório e atenda somente em local seguro;

- Utilizando o ônibus com poucos passageiros, procure sentar-se mais próximo a porta;

- Não deixe celulares, câmeras fotográficas, carteiras, bolsas ou mochilas sobre a mesa.

- Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e não utilize bebidas em garrafas de vidro.

- Não utilize objetos pontiagudos;

-Utilize uma pulseira com identificação dos pequenos com nome, telefone de algum responsável e não desgrude dele por nem um minuto;

- Ao achar uma criança perdida, encaminhe-a a uma autoridade policial ou organizador do evento;

- Combine sempre um ponto de encontro com seus companheiros.

Quanto ao mais, aproveitem a programação, e juizo gente!!!!






Gluteo


Toda mulher sonha com um bumbum durinho. Os homens também, mesmo que nem sempre admitam.

Quem por algum motivo está longe da academia, pode realizar movimentos para melhorar a aparência do local, e principalmente a circulação. Uma má circulação também é responsável pelo surgimento de celulites, e claro, sem contar o aspecto de flacidez.

Obvio que um glúteo redondinho e harmonioso precisa de bastante treino, uma boa genética, e principalmente, uma alimentação limpa. Desse forma, o corpo como um todo poderá ficar livre de excesso de gordura e flacidez.

Imagem da internet
Gosto bastante dessa imagem pois ilustra cada porção do glúteo, que, para quem não sabe, é composto de 3 músculos: Glúteo Máximo, Glúteo Medio, Glúteo Mínimo, e executar diversos movimentos é o melhor para conquistar um bumbum redondinho.

Tem gente que anda abolindo as boas e tradicionais caneleiras. Claro, quem tem pouco tempo deve optar por exercícios mais completos, a caneleira realmente limita-se a uma porção e não atinge objetivo. Mas como exercícios complementares, algumas séries com caneleiras são bem vindas. 

Pontos negativos do uso de caneleiras: Postura (pode comprometer a lombar caso executados de maneira incorreta); Tempo, são exercícios demorados. Mas como mostra a imagem, o glúteo deve ser trabalhados em todas as suas porções, necessitando portanto de diversos estímulos.

Glúteo Minimo - Responsável por dar aquele "up" no bumbum, os exercícios que trabalham essa porção do glúteo são os agachamentos. Agachamentos profundos (bumbum no calcanhar), agachamento sumô ( pernas afastadas, ponta dos pés voltadas para fora), Levantamento Terra.

Glúteo Médio - São os de extensão como os realizados nas polias (cabos), as caneleiras, cadeira abdutora em diferentes ângulos, elevação pélvica.

Glúteo Máximo - Exercícios com passadas como Afundo, Step Up (elevar-se em um plano mais alto, apoiado em apenas um pé), passada. Também os agachamentos e leg press, pois trabalham o glúteo como um todo.

Eu gosto de dar uma atenção especial aos MMII pois é onde acumulo maior gordura atualmente, portanto divido meu treino em 2: 

Segundas: Exercícios específicos para os glúteos, como por exemplo:
Cadeira Abdutora em 3 posições
Leg press Lateral Unilateral
Caneleiras em 3 tempos + Elevação pélvica
Gemeos

Quartas, pois é o dia em que tenho mais tempo: MMII
Agachamento Livre
Leg press Unilateral
Cadeira Extensora com isometria de 2 segundos
Levantamento Terra
Stiff
Mesa Flexora
Gemeos

Eis aqui alguns exercícios que podem ser feitos mesmo para quem está longe da academia. Em casa, na rua, no parque, com filho, sem filho....

Agachamento: Utilizar como referência um assento bem baixinho caso não consiga fazer sozinho.

Step up no banco de casa ou da praça

Passada

Afundo
Agachamento

Passada na subida

Step Up



Afundo


Saiba mais em meu canal no Youtube

Diabetes e Exercícios Físicos

O Diabetes Mellitus Tipo I é uma doença não contagiosa, auto imune (ou seja, as células defeituosas destroem as células sadias) que tem seu número de casos aumentado nas últimas décadas. Geralmente surge por herança genética ou infecções sérias.

A produção de insulina, hormônio produzido no pâncreas e responsável pelo transporte da glicose (açúcar), sofre uma falha em sua produção, levando a glicose ficar circulante no sangue, ao invés de ser transportada de forma adequada aos músculos e demais órgãos no corpo, o que garantiria a energia necessária para nossas atividades.

Também é conhecida por Diabetes Infanto Juvenil, pois sua maior incidência acontece em crianças e jovens. Seus sintomas são urina excessiva, muita sede, muita fome, fraqueza, cansaço, nervosismo, mal humor, náuseas e vômito, surgindo de maneira repentina, provocando muitas vezes um emagrecimento abrupto, pois o organismo utiliza a gordura e o próprio músculo como fonte de energia, já que a glicose não chega de maneira satisfatória.

O diagnóstico se dá através de exames de sangue.

O tratamento é feito por aplicações diárias de insulina, rígido controle da alimentação e atividade física (desde que o paciente não apresente um quadro de baixa glicemia - hipoglicemia)

A dieta é bastante restritiva com relação a doces e carboidratos simples (massas, pães, guloseimas em geral) - Tudo que a maioria das crianças infelizmente está habituada a consumir!! Deve-se privilegiar o consumo de carboidratos complexos (algumas frutas, grãos integrais) pois a absorção mais lenta não deixa os níveis de glicose do sangue subirem acima do desejável.

O exercício físico é fundamental, capaz de manter os níveis de açúcar no sangue dentro do desejável, pois é utilizado durante a atividade, e também impede o aumento de peso e outros fatores de risco como elevação da pressão sanguinea. Em alguns casos o paciente precisa fazer o teste antes da atividade para saber a quantidade correta e o que comer.

A Dra. Denise Franco, diretora científica da ADJ, explica ainda que "da mesma forma que o monitoramento constante dos níveis de açúcar no sangue e a alimentação saudável, a atividade física é uma das melhores aliadas no controle do diabetes. Devemos cuidar para que os pacientes entendam isso desde pequenos, tornando a atividade física uma constante em suas vidas"

O portador de Diabetes Mellitus Tipo I pode levar uma vida normal, brincar, relacionar-se, divertir-se, desde que observe seus fatores de risco e faça um acompanhamento adequado.

Lenny
Com esse intuito, a ADJ em parceria com a Medtronic, no dia 17/05/2014, celebram as Olimpíadas do Lenny. Um evento gratuito para crianças a partir de 5 anos a jovens de 16 anos.

Lenny, o leão, é embaixador e mascote oficial da Medtronic para crianças com diabetes. Foi diagnosticado com diabetes tipo I e com toda sua força e coragem leva uma vida saudável e ativa.

Com o tema "Vamos jogar para ganhar do diabetes tipo 1", os inscritos participarão de vários jogos, competições esportivas e brincadeiras que reforçam a importância do exercício físico como estilo de vida mesmo para pessoas com diabetes.

Transporte, refeições e conversas sobre opções de tratamento com médicos, nutricionistas, psicólogos e especialistas de produtos para o público, estão incluídos na programação, que acontecerá das 9h as 17h no Acampamento Aruanã, em Embu-Guaçu.

As inscrições devem ser feitas por telefone (11)3675-3266 (ramal 31 Paula / ramal 33 Debora). Cada participante poderá levar até 3 acompanhantes. O ônibus sairá do estacionamento do Shopping Center Norte as 6:30h.






 
Real Time Web Analytics