Muitos tem dúvidas com relação a aquecimento ou alongamento, principalmente antes da atividade física, portanto esse post vem para esclarecer, de maneira bem didática.
AQUECIMENTO - Para a execução de exercícios com melhor qualidade e segurança, devemos aquecer. O aquecimento, além de elevar a temperatura corporal, bombeia mais sangue para os músculos, deixando-os irrigados, oxigenados e preparados suficientemente a ponto de evitar lesões e extrair o máximo potencial muscular possível. Também aumenta a quantidade de líquido sinovial (líquido existente dentro da articulação) responsável pela lubrificação das articulações
Deve ser feito de modo a aumentar a intensidade do exercício, elevando o corpo ao ponto correto de iniciar a atividade com segurança. Um bom aquecimento deve ter duas partes: A primeira, de modo global, aquecendo o corpo todo, independente do segmento que será trabalhado, afinal, quando treinamos braços por exemplo, o corpo inteiro se mobiliza para a execução dos movimentos do braço, claro que com uma sobrecarga maior nos músculos solicitados. Exercícios aeróbicos como corda, polichinelos, caminhadas / corridas, bicicleta, eliptico, são os mais comuns e indicados. A segunda, de maneira específica, visa preparar o segmento que receberá a sobrecarga, sem contudo, fadigar.
Exemplo: Hoje irei treinar costas - Aquecimento geral: 5 min caminhada moderada; Aquecimento específico: Pulley costas com carga moderada, umas 20 repetições.
ALONGAMENTO - Visa aumentar a capacidade física Flexibilidade. Manter ou elevar a amplitude articular, ou seja, executar movimentos mais amplos. Uma boa flexibilidade pode evitar lesões, evitar ou corrigir problemas posturais e manter a saúde geral, afinal, as capacidades físicas são responsáveis por um corpo ativo a saudável. Ser flexível também ajuda nas atividades da vida diária. O alongamento é um tipo de treino e deveria ser feito com frequencia semanal, sugiro 2 vezes na semana por 30 minutos ao menos a cada sessão.
Preciso alongar antes ou depois do treino? NÃO, não precisa, afinal são coisas diferentes, mas também não é errado e não vai atrapalhar, salvo alguns casos. Não é necessário se prender a esse conceito, que precisa chegar na academia e "segurar" pernas e braços.... isso realmente não prepara o corpo. Agora, fazê-lo no intuito de relaxar antes ou depois do treino não vai fazer mal.
Existem 3 tipos de alongamento:
Estático - O mais comum, onde o próprio aluno força o aumento da amplitude da articulação
Passivo - O professor auxilia no movimento, forçando um pouco mais a amplitude.
Dinâmico - Utiliza-se de movimentos que possam aumentar a amplitude.