terça-feira, 30 de julho de 2013

206

206 é o número de dias a que me dediquei única e exclusivamente ao meu filhote Arthur. Hoje, 30/07,  retomo minha vida profissional, volto ao trabalho. Sei que meus alunos irão me receber com festa e o carinho rotineiro. Já recebo recadinhos e cobranças sobre meu retorno. Esse afeto todo me alegra o coração, me faz respirar fundo para encarar esse desafio.

Eu é que estou fazendo beicinho agora... :(
Chegamos ontem a exatos 1 mês de Introdução aos Alimentos do Arthur, e infelizmente sem grandes progressos. Não imaginava que seria tão difícil e após uns dias de resfriado parece que regredimos substancialmente, nos últimos 4 dias não comeu nada!!! Aguardou pacientemente o momento de mamar.

Sinto-me triste e frustrada, e não tem como não me preocupar. Quisera eu poder estender minha licença até ele completar 1 ano, ao menos, mas as necessidades da vida ($$$) não me permitem mais ser mãe em tempo integral. Trabalho apenas no período da manhã, mas tenho certeza que essas horas longe do meu rebento serão eternas!

O que me conforta é saber que meu filhote estará nas melhores mãos que poderia! Ficará com o papai, e quando coincidir seu plantão com meu horário de trabalho, com a vovó Anete e tio Davy.

Minha esperança é que essa separação provisória nos sirva de amadurecimento: a mim como mulher que terei que, agora sim, me virar nos 30 e ao meu filhote, que aprenda a aceitar os alimentos que preparamos com tanto carinho e cuidado.




domingo, 28 de julho de 2013

Amamentação, Peito Rachado, Leite Empedrado, Bico de Silicone, Chupeta, Mamadeira

Esse post está um pouco grande para o meu padrão mas vale a leitura, principalmente antes de passar pelo problema...

Acredito que muita coisa na vida, e principalmente na maternidade, não há o correto absoluto, cada um tem que descobrir seus caminhos a percorrer de forma mais confortável. Vou escrever um pouquinho como eu resolvi essas questões que toda a mamãe passa, e, não sei se por sorte ou por essas medidas, passei de forma suave.

Amamentação: Quem nunca teve filho, imagina, assim como eu pensava, que o bebê sai da barriga já sabendo mamar. Poucas sortudas tem a oportunidade de alimentar seu filhote ali mesmo, na sala de parto, cordão pendurado, em caso de parto natural. Mas não é bem assim com a grande maioria das mulheres, tenho descoberto. O bebê não sabe mamar! E a mãe de primeira viagem é quem tem que ensinar isso também, mas muitas não são orientadas da maneira correta e simplesmente oferecem o bico, e de maneira instintiva o bebê abre a boca. Machuca!!! Pois o bebê só pega o bico!! O ideal é que o bebê pegue toda a aureola. Mas ele também não sabe!! Então mamãe, achate o peito, próximo ao bico, e literalmente enfie o máximo de aureola que puder na boca do teu bebê. Pronto! Sem sofrimento para a mamãe e bebê.


Leite Empedrado: Não fazia ideia do quanto isso é dolorido!! E sim, fica empedrado mesmo, como se aquilo que era pra ser líquido, está em estado de gel, firme, e não flui como deveria. Dói demais!! Passei por duas situações de leite empedrado, 1° saindo da maternidade com a "descida do leite", acredito que a maioria das mamães sofram com isso. O organismo não sabe quanto o bebê vai mamar e passa a produzir. essa produção e pouca vazão traz esse drama para nós mamães de 1° viagem. Neste caso o ideal é ducha fria, massagem, ordenha manual. Deixe o baby aos cuidados de alguém por alguns minutos e vá para o banho, tente relaxar e se acalmar. Apesar da dor, ficar nervosa só vai piorar a situação. Ducha fria do chuveirinho. Massagem em movimentos circulares com a base da mão, a partir das axilas, pois lá também tem glândulas mamárias. E a ordenha é apertando mesmo o bico, sempre considerando toda a aureola, empurrando levemente para dentro. O ideal é perguntar às enfermeiras, mesmo que não tenha acontecido com você ainda, como se faz a ordenha manual, pois nessa hora, os aparelhos para tirar leite, são máquinas de tortura, mas você saberá controlar a dor fazendo manualmente. Reveze os três procedimentos. E amamente!!! Vai doer mas é preciso, seu bebê vai te ajudar a diminuir o excesso e em poucos dias vai aliviar todo a situação.

Outra situação em que meu leite empedrou, foi em uma viagem para Americana. Fomos de carro, eu atrás com o Arthur, brincando, ele já com 4 meses... Talvez pela posição no carro, meu seio esquerdo empedrou muito!!! Chegando lá fiz os procedimentos acima e nada... Parecia que o leite realmente havia virado um gel e não saia por nada desse mundo. Neste caso, mandei ducha quente, estimulando a produção, peguei com as duas mãos a mama, bem na base e chacoalhei, como quem quer soltar algo preso lá dentro (rs) massagem, ordenha. Depois amamentei. Doeu bastante e por semanas o bico ficou sensível.

Bico Rachado: Não há muito como preparar o bico. Existem pomadas que podem aliviar os sintomas, mas na hora que começar a amamentar, não tem jeito, vai ser uma fricção tão grande que vai lesionar um pouquinho, até calejar, no jargão materno. No hospital, a orientação é ordenhar um pouco antes e depois de amamentar, e hidratar a aureola com o leite. Além disso, nos primeiros dias, o ideal é deixar respirar, ou seja, nada de concha, protetor, soutien, nada! Caso o seio esteja muito grande, deixe aberto a parte de amamentar, e deixe seu bico respirar!! Eu usava umas fraldas de amamentação que ganhei de uma amiga, que tem uma alça para por em volta do pescoço e garantir um pouco de privacidade quando precisar amamentar em público. Enfim, deixava o peito livre e pra não ficar tão exposta, em casa lógico, só cobria com a fralda.

Por sorte, comigo tanto o bico rachado quanto o leite empedrado, duraram no máximo 5 dias.

Bico de Silicone: Tudo tem seu lado positivo mas também o negativo. Optei por livre demanda da amamentação e contato maior com meu filhote. Neste caso, mesmo o bico de silicone, impede o contato absoluto, por isso indico caso seja muito necessário usar o bico, tanto para formar quanto para aliviar os sintomas do bico rachado, deixe de usar o mais rápido possível. Mesmo o bico de silicone impede uma pega correta durante a amamentação.

Chupeta e Mamadeira: O Arthur é bem agitado e por muitas vezes quase dei chupeta. Porque optei por não dar chupeta?? A chupeta tem o efeito calmante e só, esse é seu benefício. Como um chicletes para alguém estressado, não alimenta mas distrai. E pesquisando na internet, não é difícil descobrir seus malefícios. Claro que nem todo mundo tem os problemas citados, mas não quis arriscar com meu filhote. Até porque ele é agitado e caso eu desse a chupeta e mesmo assim ele não se acalmasse para dormir a noite toda, eu teria criado mais um problema. E a mamadeira vai no mesmo sentido. Agora, na introdução de alimentos, Arthur ainda não se adaptou com as mamadeiras que ofereci, preferindo beber no copo... todo mocinho!

Quando se fala sobre as diferenças entre os músculos utilizados na amamentação e na mamadeira/chupeta, faça o teste: Chupe seu próprio punho, ali onde fica o visor do relógio e perceba os músculos utilizados no movimento. Depois chupe seu dedo, pode ser o tradicional polegar, mas o indicador também serve para perceber como se comporta quanto à chupeta.


terça-feira, 23 de julho de 2013

Balada Disco Baby



Não escrevi antes porque Arthur ficou resfriado, com bastante tosse e secreção, então as coisas ficaram bem corridas.

Domingo dia 21/07 aconteceu aqui em São Paulo, no MIS - Museu da Imagem e do Som, a Balada Disco Baby, um evento idealizado pela DJ e jornalista Claudia Assef em parceria com a empresária Tathiana Mansini.

Uma experiência de música e dança, para papais e filhotes curtirem juntos, músicas para crianças ou adultos, dj's, pista de dança. Fomos Arthur, tia Dani e eu, papai tava trabalhando... :(

O evento contou com duas partes, sendo uma baby, com piscina de bolinas, tapete de eva e dj, iluminação normal e muita animação. Local preparado para famílias se divertirem ao som de músicas e aproveitarem a interação que o ambiente pode proporcionar.

Em outro ambiente, iluminação mais escura, projeção de vídeos, luzes coloridas animavam a criançada (e os papais...rs). Monitores auxiliavam as crianças mais velhas. Muitos bebês curtiram ali também. A balada fechou com apresentação do Dj MauMau. Músicas para alegrar os papais, que relembraram o tempo em que eram "felizes" e não sabiam...rs!!! (Agora somos ainda mais felizes, mas sem tempo pra balada, ok?!?!) E músicas infantis, mixadas!!! Uma alegria

Ao final, crianças cansadas, papais felizes. Todos Satisfeitos. Minha avaliação?? 10 né?? Aliás, faltou o papai, mas isso não posso colocar na conta do evento. Muito bom poder brincar e dançar com meu filho, e a interação com outros bebês e seus amigos. Legal essa geração ter tantas opções de lazer e interação. Arthur pulou, dançou, dormiu. Acordou e começou tudo de novo!!! Pode isso??

Não deixe de dar uma passadinha no Diário de Alimentação do Arthur... as coisas estão devagar mas temos algum progresso...


Balada Disco Baby



Não escrevi antes porque Arthur ficou resfriado, com bastante tosse e secreção, então as coisas ficaram bem corridas.

Domingo dia 21/07 aconteceu aqui em São Paulo, no MIS - Museu da Imagem e do Som, a Balada Disco Baby, um evento idealizado pela DJ e jornalista Claudia Assef em parceria com a empresária Tathiana Mansini.

Uma experiência de música e dança, para papais e filhotes curtirem juntos, músicas para crianças ou adultos, dj's, pista de dança. Fomos Arthur, tia Dani e eu, papai tava trabalhando... :(

O evento contou com duas partes, sendo uma baby, com piscina de bolinas, tapete de eva e dj, iluminação normal e muita animação. Local preparado para famílias se divertirem ao som de músicas e aproveitarem a interação que o ambiente pode proporcionar.

Em outro ambiente, iluminação mais escura, projeção de vídeos, luzes coloridas animavam a criançada (e os papais...rs). Monitores auxiliavam as crianças mais velhas. Muitos bebês curtiram ali também. A balada fechou com apresentação do Dj MauMau. Músicas para alegrar os papais, que relembraram o tempo em que eram "felizes" e não sabiam...rs!!! (Agora somos ainda mais felizes, mas sem tempo pra balada, ok?!?!) E músicas infantis, mixadas!!! Uma alegria

Ao final, crianças cansadas, papais felizes. Todos Satisfeitos. Minha avaliação?? 10 né?? Aliás, faltou o papai, mas isso não posso colocar na conta do evento. Muito bom poder brincar e dançar com meu filho, e a interação com outros bebês e seus amigos. Legal essa geração ter tantas opções de lazer e interação. Arthur pulou, dançou, dormiu. Acordou e começou tudo de novo!!! Pode isso??

Não deixe de dar uma passadinha no Diário de Alimentação do Arthur... as coisas estão devagar mas temos algum progresso...


sexta-feira, 19 de julho de 2013

Bodas de Ferro

Dia lindo no Botânico de São Paulo
Ainda em tempo, ontem completamos nossas Bodas de Ferro, 5 anos de casamento.

Um dia perfeito de inverno ensolarado nos brindou com sua luz, calor e cores. Resolvemos comemorar a data almoçando no lindo Jardim Botânico de São Paulo, e essa comemoração foi especial pois pela primeira vez, a 3. A cereja do nosso bolo ou a vela do nosso namoro esteve presente. 

Ao chegar essa data sempre fazemos alguma reflexão. Como tem sido bons os momentos juntos. Relembramos o que passou, a cerimônia do nosso casamento, os apertos engraçados e outros nem tanto, planejamos o futuro, redefinimos metas. E assim seguimos em frente, mãos dadas, lado a lado, como o casamento deve ser. Sei que para muitos, 5 anos é pouca coisa, mas em tempos modernos, nosso casamento já dura mais que o dobro do que muitos outros. 

Tudo colocamos à mesa: namoro, filho, finanças, problemas, discutimos soluções ou apenas oferecemos o ombro. Brigas? Juro que poucas! E nosso segredo é o acordo, afinal diz o ditado: "O combinado não sai caro!". Temos que aceitar tanta coisa, engolir tanto sapo de pessoas pouco queridas, desconhecidos na fila, ou no trânsito, ou do chefe que quer produtividade, com o sorriso amarelo, ou no máximo com a cara fechada... porque descontar em casa, com teu parceiro, aquele que supostamente deve dividir os bons e maus momentos. 

A cereja do bolo. A vela do namoro.
Somos da turminha da tolerância. Isso funciona para nós. Essa é a receitinha do sorriso no rosto, da troca de carinho, da florzinha roubada, do presente sem motivo, do passeio no parque, do café no meio da tarde. Bem assim, sem motivo... aliás, motivo tem, o amor e a cumplicidade.

Foram 5 anos de conquistas especiais e acima de tudo, de parceria em tudo. Elliot, nem preciso repetir, mas nunca é demais. AMO-TE


Bodas de Ferro

Dia lindo no Botânico de São Paulo
Ainda em tempo, ontem completamos nossas Bodas de Ferro, 5 anos de casamento.

Um dia perfeito de inverno ensolarado nos brindou com sua luz, calor e cores. Resolvemos comemorar a data almoçando no lindo Jardim Botânico de São Paulo, e essa comemoração foi especial pois pela primeira vez, a 3. A cereja do nosso bolo ou a vela do nosso namoro esteve presente. 

Ao chegar essa data sempre fazemos alguma reflexão. Como tem sido bons os momentos juntos. Relembramos o que passou, a cerimônia do nosso casamento, os apertos engraçados e outros nem tanto, planejamos o futuro, redefinimos metas. E assim seguimos em frente, mãos dadas, lado a lado, como o casamento deve ser. Sei que para muitos, 5 anos é pouca coisa, mas em tempos modernos, nosso casamento já dura mais que o dobro do que muitos outros. 

Tudo colocamos à mesa: namoro, filho, finanças, problemas, discutimos soluções ou apenas oferecemos o ombro. Brigas? Juro que poucas! E nosso segredo é o acordo, afinal diz o ditado: "O combinado não sai caro!". Temos que aceitar tanta coisa, engolir tanto sapo de pessoas pouco queridas, desconhecidos na fila, ou no trânsito, ou do chefe que quer produtividade, com o sorriso amarelo, ou no máximo com a cara fechada... porque descontar em casa, com teu parceiro, aquele que supostamente deve dividir os bons e maus momentos. 

A cereja do bolo. A vela do namoro.
Somos da turminha da tolerância. Isso funciona para nós. Essa é a receitinha do sorriso no rosto, da troca de carinho, da florzinha roubada, do presente sem motivo, do passeio no parque, do café no meio da tarde. Bem assim, sem motivo... aliás, motivo tem, o amor e a cumplicidade.

Foram 5 anos de conquistas especiais e acima de tudo, de parceria em tudo. Elliot, nem preciso repetir, mas nunca é demais. AMO-TE


terça-feira, 9 de julho de 2013

Na Luta!!

Cara de quem comeu e não gostou!
Essa primeira semana de introdução aos alimentos tem sido um tanto desafiadora para nós. Arthur não está muito contente com essa mudança, ainda não sabe sugar a mamadeira com suco ou água, e a hora das refeições muitas vezes tem se tornado um choro só, mas tem gostado de sentar conosco à mesa, em sua nova cadeirinha.

Eu também estou bastante apreensiva e um tanto frustrada. Ele ainda não dorme a noite toda. Insisto que a primeira dormida seja no berço, afinal é o cantinho dele, mas depois da primeira acordada, muitas vezes fica difícil colocá-lo  novamente, e eu, que preciso dormir, acabo levando-o para nossa cama, o que sempre fui totalmente contra. Mesmo assim acorda outras vezes com fome. Agora essa batalha da comida....Acredito que o fato de voltar ao trabalho em menos de 20 dias tem me deixado muito ansiosa. Não é proposital, mas tenho um martelo batendo em minha cabeça, me lembrando que a data está se aproximando.

Em especial, esses últimos dois dias foram de bastante desgaste. Sinto que não tenho dado conta da demanda, cuidar de todos nós, de mim mesma, e ainda ingressar nessa nova etapa do meu filho. Sei que é passageiro e espero que em breve ele esteja comendo com prazer, afinal, um dos grandes males desse mundo é a obesidade e não a anorexia (rs). Não é fácil ver seu filho chorar por algo que você pode resolver, é só abrir o soutien e o chororô acaba! Mas aprendizagem muitas vezes dói. E quando dói a gente chora. Sei também que não sou a primeira nem a última mãe a passar por esse dilema, sei que minha condição não é das piores, mas por hoje, tá difícil pra mamãe aqui....

Na hora que a gente decide aumentar a família, não se dá conta de que aquele novo ser é uma nova vontade também dentro da unidade familiar. Para as coisas darem certo, cada um tem que fazer a sua parte. Não tem como ir além e fazer a parte do outro. Nessas horas, é que se percebe o quanto a gente precisa do próximo. Tenho o Elliot, um companheiro maravilhoso que está fazendo lindamente a parte dele como pai, pois com seu tempo livre, tem participado das refeições do Arthur, o que é recomendado quando o bebê é alimentado somente no peito. Nós fazemos nossa parte, mas o bebê precisa fazer a dele. Chegará o momento, mas hoje está resistente.

Meu filho é saudável, arteiro, risonho, curioso, mas hoje estou aqui em desabafo. Essa é uma das primeiras frustrações da maternidade. Acredito até que seja a mais tranquila, que conforme o filho cresça, cresçam também as frustrações. 


quinta-feira, 4 de julho de 2013

A maternidade é uma aventura! Pra mim não é clichê.

Pense em uma pessoa perdida! Essa sou eu. Não sou daquelas fanáticas por compras. Gosto de ter as coisas, mas não tenho paciência para dar aquele rolê em shopping só pra olhar, então quando preciso fico realmente perdida. Muita opção as vezes me atrapalha. 

Agora com o bebê não ficou diferente. Primeiro porque não tinha muitos bebês por perto, e até nem me ligava muito no universo infantil, apesar de gostar de crianças, não percebia o que seria necessário pra eles. Quando fui montar o enxoval, já escrevi aqui, foi engraçado. Era a lista de um lado e o google imagens do outro! Cada coisa! Ainda bem que sou perdida mas não sou de me impressionar. Teve coisa que esperei pra ver se iria usar. Fiz o correto, pois não gastei dinheiro a toa. 

Depois que o Arthur nasceu, passamos um tempo na zona de conforto. Tudo o que ele precisava estava a nosso alcance. Nem fraldas compramos ainda por conta do chá de bebê. Leite materno facilita a vida o restante eram roupinhas. Nada complicado.

Mas agora na introdução aos alimentos, caramba! (Confira o Diário Alimentar do Arthur aqui). Esse universo infantil quer dar um nó na minha cabeça! Mamadeira de diversos tipos. E bicos?!?!? Colheres, pratinhos, e tantos outros itens.... sinceramente achei que era dar e pronto! Já esperava que poderia não ser fácil a aceitação dos alimentos, mas meu dilema começou bem antes. Tantas marcas e modelos de tudo! Tanta coisa que nem sei pra que serve.... Quem me ajuda com seu eterno bom humor é o Elliot. Quando o negócio aperta e não sabemos o que fazer, ele lembra lá de 77, quando nascemos, que não tinha tanta opção. Era aquele bico de mamadeira amarelo, colher de metal torta e o prato de todo dia...rs. Ele tem razão, e voltamos pro básico. Claro que com o progresso não precisamos ficar presos ao tempo das cavernas, mas o básico é o bom. Se o básico não funcionar, tentaremos alternativas nesse básico, antes de partir para outra opção. A vendedora da loja também foi bastante solícita a minha ignorância e disse para eu usar o que tinha em casa (ganhei algumas mamadeiras), para insistir antes de comprar. 

Tem coisas que morreria sem saber que existem caso não fossem minhas amigas que tem bebês contemporâneos....

Hojé é ainda o aniversário da vovó Cida, a de Americana.
Olha ele ai poucos dias, no colinho da vovó Cida

Também comemoramos o 6° mesversário do Arthur. Essa noite deu muito trabalho para dormir. Acordou as 4 da madruga e só foi dormir as 7, além de ter acordado a cada 2 horas desde as 21:30h, horário em que o coloquei no berço!  Fiquei bem brava, mas logo passou quando lembrei de nossos momentos há 6 meses atrás. Chorei emocionada ao lembrar nossa primeira aventura.




E assim continua essa minha aventura de ser mãe. É meu drama Shakespeariano, que não perde o tom de comédia. 

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Diário de Alimentação do Arthur

A gente acha que tudo que sabe é tão fácil para os outros... dormir, comer, beber, mas os bebês não sabem, dependem de nós para tudo, até o mais básico. Lógico que o instinto humano de se alimentar prevalece, mas é necessário paciência e insistência para o bebê sair do peito da mamãe e passar a conhecer novos alimentos. No meu caso, como de tantos outros bebês, jamais dei mamadeira ou outra qualquer forma de alimentação pro Arthur, nem água. Quando precisei dar paracetamol por conta da reação da vacina, pôs pra fora, assim como a camomilina. 

Sábado, dia 29/06 iniciamos a introdução dos alimentos para prestigiar a presença da tia Dani, que mora em Americana e veio passar o final de semana conosco. Ela é super coruja e esteve comigo no finalzinho da gravidez e primeiros 10 dias do Arthur, me ajudou demais e ficou super feliz por fazer parte desse momento, que é sim um marco de desenvolvimento.

Como prometido, vou iniciar aqui o diário de alimentação do Arthur, escrevendo o alimento, horário aproximado, modo de preparo e reações. Como tudo para o bebê tem que ter uma rotina, começamos colocando-o na cadeirinha, junto conosco à mesa.

29/06
8h Mamou 
9:30h banana ouro amassada:  arrepios, caretas e pôs pra fora com a língua
10h suco de laranja lima: na mamadeira pequena (não rolou), na Avent* (tb não), no copo, cuspiu pelos cantinhos da boca, na colher também achou esquisito. #fail
Completei com leite materno, afinal não havia comido! Dormiu.
14h Mandioquinha: amassada arrepios, cara de nojo, boca de ânsia, ficou bravo - tadico! #fail again
Restante do dia conforme orientação da pediatra, leite materno à livre demanda como sempre foi.

30/06
9h Mamou
10:30h Maçã raspadinha foi melhor que a banana, ficou um pouco mais de tempo na boca, fez uma careta de estranhamento.
11h Suquinho de laranja lima na Avent* (começou a se interessar pelo bico, mas não soube sugar)
14h Batata Doce cozida amassada com tiquinho de azeite para deixar menos seco. Estranhamento inicial mas por fim gostou, salivou bastante, deixou escapar pela boca, engoliu um pouco.
Completei com leite materno, já que não come o suficiente. Livre demanda o restante do dia
*A alimentação é demorada porque além de não saber, não está lá muito interessado em comer, dá trabalho e o peito da mamãe é mais gostoso. Importante dar o alimento quando o bebê está disposto, sem estar com sono, então ainda não respeitei as 3 horas de intervalo. Estamos oferecendo de forma empírica, ou seja, percebendo as reações do Arthur.

01/07
8:30h Mamou
9h Suco de laranja lima na Avent* (ainda não), deixei comer a laranja pois ficou curioso, comeu alguns gominhos, chupando com aquela boquinha banguela linda!! 
13h Batata doce amassada com tiquinho de azeite - Resolvi repetir o menu que ele gostou já que precisa aprender a comer, engolir e saborear.
Completei com leite materno, já que não come o suficiente. Livre demanda o restante do dia
*Percebi que ontem, com o Elliot, se alimentou melhor, pois além de se divertir, não o papai não tem tetê....demorou mais para se cansar e pedir pra parar....

02/07
8h Mamou
9:30h Maça raspadinha com o papai, depois na redinha. Comeu um pouquinho mais. Não mamou. Dormiu.
13h Agua. Batata Doce com azeite amassada. Não curtiu a brincadeira, deu trabalho, resmungou, mas comeu algumas colheradas antes de estressar. Mamou depois de 30 min.
Livre demanda no período da tarde.
À noite, na hora de jantarmos, coloquei-o à mesa, em sua cadeira. Me viu bebendo suco. Coloquei 1 banana ouro na redinha e se esbaldou!! Mordeu, brincou, sugou. Uso prendedor de chupeta pois a melhor brincadeira agora é jogar tudo no chão.

03/07
8h Mamou (essa noite deu super trabalho para dormir, acordou de 2 em 2 h)
9h Tangerina comeu 2 gomos com o papai, a fruta direto. Água na Nuk* . Dormiu
12:30h Mandioquinha com fiozinho de azeite, comeu muito pouco
13:30h Mamou novamente. A tarde livre demanda.
*Realmente come melhor com o papai, comigo fica puxando blusa e pedindo peito. Segurou a onda de não mamar pela manhã. Parece que se deu melhor com a  mamadeira Nuk* , mas também não sei se está aprendendo a sugar.

04/07
6h Mamou (novamente super trabalho para dormir, acordou de 2 em 2 h, após as 4 despertou e só dormiu 7h)
8:30h Pera raspadinha com a vovó Anete
10h Mamou (estávamos no oftalmo, achei mais prático amamentar)
12h Papinha de batata com chuchu, tiquinho de sal e azeite. Água. Manga
1 gomo de tangerina no jantar para nos acompanhar.
*Hoje a alimentação foi melhor. Come muito pouquinho, logo se estressa, mas tem comido. Realmente gostou da manga

05/07
7:45h Mamou (essa noite a estratégia foi diferente, apesar de ter acordado a cada 2 h, não ofereci peito, acho que só queria colinho da mamãe, ninei e voltou a dormir. Então ficou de 22h as 6h sem mamar)
9h Maçã raspadinha + água no copo (devido sua curiosidade, bebeu no copo, engasgou um pouco)
11:30h Papinha de batata com chuchu. Comeu cerca de 1 colher de sopa. Água. 2 gomos de tangerina na redinha.
*Nitidamente que minha presença atrapalha um pouco a alimentação. Chorou bastante pois o papai quem estava oferecendo, queria mesmo era peito. Saí do seu campo de visão, comeu.

06/07
6h  Mamou (por um milagre dormiu de 1h as 6h direto) dormiu novamente
8h  Pera raspada - papai não estava, não foi tão bom assim....
9:30h Mamou
12h Feijão branco amassado na casa da vovó Anete. Comeu pouco mais de 1/2 colher de sopa.

07/07
8h Mamou
9:30h Maçã raspada (sozinha foi difícil, ele até deu um pedaço pra Mira) + água
11:30h Purê mandioquinha, inhame, chuchu + água ( bem difícil)

08/07
7:30h Mamou
9:30h Macã raspadinha, foi um pouco melhor, comeu quase metade, mas colocou para fora um bagacinho
Mamou no meio da manhã porque tivemos que sair
13h Purê de mandioquinha, inhame, chuchu, temperei com alho douradinho no azeite. + Água. Dei um pedaço de tomate e comeu bem pouquinho...
*Não está gostando de comer.... isso me entristece :(

09/07
7:30h Mamou
9:30h 1/2 Pera raspadinha, cheguei a me alegrar...foi o papai quem deu! + água.
1130h tentamos dar suco de laranja lima #fail
12h Purê de mandioquinha, inhame, chuchu #fail
*Tá difícil, a hora da alimentação tem virado show de horror...

10/07
Essa noite Arthur acordou de hora em hora a partir de meia noite... OMG!!
6h Mamou (estou tentando adequar ao horário que será assim que voltar ao trabalho) dormiu com o papai
9:30h banana amassada #fail banana inteira na mão #fail
12h Cebola e alho refogado no azeite. Inhame, batata, batata doce, mandioquinha, chuchu, abóbora e brócolis, tiquinho de sal. Papai amassou com o garfo e comeu cerca de 1 colher de sopa!!! Abrindo a boca!!! Dormiu!
Só mamou 14h. Dia típico de quando eu voltar ao trabalho ... :(
*Hoje a mamãe ficou feliz - comemorando pequenas vitórias

11/07
Essa noite foi punk! Acordou de hora em hora, mesmo dormindo conosco. Agitado demais!!
5h Mamou (última vez pela manhã, dormiu até 8:30h)
8:30h Mamão: Tentei dar raspadinho, não rolou, preferiu em pedaços (Pode isso Arnaldo?) água
12:45h Papinha. Foi pouco mais de 1/2 colher de sopa, sucesso, pois fui eu quem deu. Água
14h Mamou
*Hoje papai estava trabalhando, o negócio foi comigo mesmo, até que foi bom, pois fica um olho no peixe outro no gato, ou melhor, um no prato outro no peito...rs

12/07
Ele anda muito agitado... dormiu na sala com papai... acordou apenas 2 vezes para mamar.
6h Mamou
9h 1/2 Pera !!! #vitória
12h poucas colheres de papinha... não sei se o cansaço... não sei se estava satisfeito...
*Quando estou comendo algo compatível com sua introdução, mesmo fora de hora, ofereço. Hoje foi berinjela. Gostou!

13/07
Essa noite foi ótima! Acordou apenas 2:26h e 6:15h!!! Mamãe tava até mais forte na academia!!!
6:15h Mamou
9:30h Fruta do Conde!! Quase inteira uma unidade pequena
Hoje não dei almoço...precisei sair bem na hora e nã teriamos tempo, então mamou.

14/07
Mais uma noite ótima. Identica a anterior... será uma nova era?? Amém!!
6:15 Mamou.
9:00h laranja lima em pedaços, quae 1/2 porção
13h Papinha. 1 colher de sopa.
Tivemos churrasco e deixei provar abacaxi e melancia, em pedacinhos. Gostou.

15/07
Outra noite boa....Será Senhor??
6h mamou
8h tentei manga #fail tentei pera #fail. Parece q estava sem fome...
12h almoço com papai, comeu quase 1 colher de sopa, mas não sem lutar...
*Hoje foram suas 1°s fezes sólidas...

16/07
Hoje bem sonada, acabei dando peito 7:45h achando que era 5:45, ou seja, estraguei todo o esquema.
Tive oftalmo 12h, resolvi não levar papinha já que as refeições não tem sido lá essas coisas...
Ou seja, ganhou 1 dia todo de peito...

17/07
5:45 Mamou
7:30 1/2 pera com o papai + agua
11:30h 1 colher de sopa + água
13h grão de bico na vovó Anete + água de coco natural


18/07
Dormiu de 22:30 a 6:15 direto - Aleluia!!! 6:15 Mamou 8h Banana #fail. Maçã bem pouco. Agua. 12h 1 colher de sopa de papinha: batata, cenoura e brócolis cozidos com azeite, salsa, orégano e sal. Agua. A noite resolveu nos acompanhar em uma fatia de maçã, na dentada, ou melhor, gengivada. Ogrinho! 19/07 Acordou 1 e 4h. As 6 despertou. 6h Mamou 8:30 com sono tentei fruta do conde. Não quis e implorou por peito...dei. 13:30h Dormiu com o papai e comeu 1 e 1/2 colher de sopa. Papinha de batata, cenoura, brocolis, salsa, sal e azeite. Não quis agua.

19/07
6h Mamou
9:30 Maçã raspadinha com a vovó... não deu muito certo.
13h Papinha de brocolis, batata e cenoura com o papai.

20/07
6:15 Mamou
10h ameixa amassada com maçã... comeu um pouquinho...
Tivemos que sair e não rolou amoço

21/07
6:30 Mamou
9:30 mamão... #fail
Tivemos que sair e não rolou almoço

22 e 23/07
Esteve resfriado, com nariz bem congestionado! Como as refeições não tem sido lá essas coisas, optei por não insistir, as noites já tem sido bem difíceis e ele cansadinho... deixei que mamasse para se nutrir e principalmente se hidratar!

24/07
Não quis nem saber da pêra...
13h Sopinha da vovó Anete com ervilha, cará, cenoura, temperada com salsa, coentro, sal, azeite, alho e cebola

25/07
8h 1 gomo de tangerina
12h Sopinha da vovó Anete com ervilha, cará, cenoura, temperada com salsa, coentro, sal, alho e cebola douradinho no azeite.

26/07 Mamou 6h
8h Maçã raspadinha - menos de 1/2 unidade pequena com muito esforço
12h Papinha de batata, cenoura, brócolis, ervilha, temperada com azeite, cebola e alho douradinho e salsa = Não quis!
*Estava sozinha, fica muito difícil... :(

27/07 Mamou 6h
8:30h Maçã cozida com ameixa - comeu menos da metade de uma unidade pequena e com muita relutância
12:30h Papinha de batata, cenoura, brocolis, ervilha, temperada com azeite, cebola e alho douradinho, salsa. Comeu 12 colheradinhas pq estava com a tia Dani.
*Comigo realmente fica difícil querer comer :(

28/07
Mamou 7h
9:30h Banana prata amassada #fail. Suco de laranja lima, cerca de 10 ml após o passeio com o papai e titia.
14h Após um cochilo, papinha apenas 5 colheradinhas... :(
*Mamãe fica triste :(

29/07
Mamou 7h
9:30h Tangerina #fail
12:30h Papinha de batata, cenoura e brócolis, temperada com cebola e alho refogado no azeite, salsa e tiquinho de sal. #fail
*Chegamos a exatos 1 mês da introdução alimentar e parece até que regredimos...

30/07
Voltei ao trabalho, ainda em replanejamento, entrei mais tarde.
6:30h Mamou
9:30h 1/2 maçã com o papai
14h Já estava em casa, e nem quis saber de papinha...

31/07
6:30 Mamou
9:30 2 colherinhas de avocado com a vovó Anete
13h Papinha com a mamãe, cerca de 6 colherinhas + 3 florezinhas de brocolis na gengivada
*Mamãe ficou feliz!!!

01/08 (Por uma confusão quanto a licença maternidade, não fui trabalhar esse dia)
4:30h Mamou (E essa foi a única vez que acordou, depois só 7:40h - maravilha!!!)
8:30h 1/2 maçã com o papai
Vacina...
12:30h Papinha de batata, cenoura, mandioquinha e alho poró, temperada com cebola e alho refogados em fio de azeite, não pus sal. amassada com garfo - Comeu quase 1 colher de sopa!!!
*Mamãe ficou muito feliz e confiante!!!

02/08
6:30 Mamou
9:30h Maçã com o papai
Não almoçou porque cheguei na hora da fome, a saudade era tanta que so quis saber de peito e aconchego

03/08
7h Mamou
Papinha de batata, cenoura, mandioquinha e alho poró, temperada com cebola e alho refogados em fio de azeite, não pus sal. amassada com garfo

04/08
7h Mamou
Nem quis saber de fruta
11:30h Papinha de batata, cenoura, mandioquinha e alho poró, temperada com cebola e alho refogados em fio de azeite, não pus sal. amassada com garfo - Titia Isa


05/08
5:30h Mamou
9:30h suco de laranja lima com a vovó Anete
12:30 Papinha de ervilha, cenoura, mandioquinha, inhame, espinafre, alho poro, cebola, alho refogados no azeite, tiquinho de sal.
*O melhor de tudo: foi comigo!! Cheguei na hora do almoço dele, lógico que ele quis comer com as próprias mãos, só conduzi a colherzinha...tão mocinho!!!

06/08
5:30h Mamou
9:30h laranja lima
11:30 Papinha de ervilha, cenoura, mandioquinha, inhame, espinafre, alho poro, cebola, alho refogados no azeite, tiquinho de sal.

07/08
5h Mamou
9:30h 1/2 maçã com o papai
12:30 Papinha de ervilha, cenoura, mandioquinha, inhame, espinafre, alho poro, cebola, alho refogados no azeite, tiquinho de sal.

08/08
6h Mamou
9:30h bem pouco de maçã com a vovó
11:30 Papinha de ervilha, cenoura, mandioquinha, inhame, espinafre, alho poro, cebola, alho refogados no azeite, tiquinho de sal.
* Nesses últimos dias tem comido bem,

09/08
6h Mamou
9:30h Laranja com o papai
13h Papinha de ervilha, cenoura, mandioquinha, inhame, espinafre, alho poro, cebola, alho refogados no azeite, tiquinho de sal.

10/08
7h Mamou
9:30 1 gomo de mexirica
Nem quis saber de comer.... com a mamãe é difiícil

11/08
Acordamos cedo para o dia dos pais!!
6h Mamou
9:30h Ameixa e damascos cozidos para ficarem molinhos
13h Papinha de beterraba, inhame, chuchu, espinafre, temperado com alho poró, cebola e alho, refogados no azeite, sal e salsa
*Razoável

12/08
6h Mamou
9:30h Maçã
13h Papinha de beterraba, inhame, chuchu, espinafre, temperado com alho poró, cebola e alho, refogados no azeite, sal e salsa

13/08
6:30h Mamou e quase me atrasou pro trabalho
9:30 laranja lima
13h Amassei batata doce à papinha anterior, formou uma massinha.

14/08
6h Mamou
Pediatra + Vacina
9h Não comeu muito da pera... preferiu dormir
13h Papinha de mandioquinha, beterraba, espinafre, inhame, temperada com alho poró, cebola e alho refogados no azeite.
17:30h Passou a jantar, acrescentei frango desfiado a papinha do almoço

15/08
Foi uma noite do terror, talvez a vacina, mas Arthur acordou 12:40am e so dormiu 3:40am, e isso agarrado comigo. Ainda acordou de hora em hora....nem fui trabalhar de tão cansada!
7h Mamou.
10:30 1/2 ameixa seca cozida
13h 1 colher de sopa de papinha de Papinha de mandioquinha, beterraba, espinafre, inhame, temperada com alho poró, cebola e alho refogados no azeite + 1 unidade de tomate cereja sem pele nem semente.
18h 1 colher de sopa Batata, frango desfiado, espinafre, salsa.


16/08
Aventura!!! De ultima hora tivemos que deixar Arthur por conta de meu irmão Davy: Elliot teve uma convocação no quartel, eu, trabalho, vovó Anete, cardiologista!! Detalhe: Davy não sabe nem trocar fralda! Mas tem ficado com Arthur juntamente com minha mãe.
9h Papinha Nestle banana/maçã, devido a essa emergência... nunca havia comido (comeu pouquinho)
12:40 Cheguei da escola e dei peito... bebê estava ansioso!!!
17:30 1 colher de sopa Batata, frango desfiado, espinafre, beterraba, inhame, salsa, alho poró, alho, refogados no azeite

17/08
7h Mamou
10h Papinha Nestle banana/maçã
13h 1 colher de sopa papinha de batata, frango desfiado, espinafre, temperados com sal, alho poro, alho e salsa refogados no azeite.
18h 1 colher de sopa de papinha

18/08
7h Mamou
9h Banana - Definitivamente não gosta!
Patinho moido, espinafre, mandioquinha, cenoura, temperados com alho poró, salsa e alho refogados no azeite.
18h Patinho moido, espinafre, mandioquinha, cenoura, temperados com alho poró, salsa e alho refogados no azeite.

19/08
6:30 Mamou
1/2 maçã
12:30h papinha de batata, frango desfiado, espinafre, temperados com sal, alho poro, alho e salsa refogados no azeite.
18h papinha de batata, frango desfiado, espinafre, temperados com sal, alho poro, alho e salsa refogados no azeite.

20/08
5h Mamou....essa noite não deixou mamãe dormir
9h 1 pera quase inteira!!!
13h Papinha de Patinho moido, espinafre, mandioquinha, cenoura, temperados com alho poró, salsa e alho refogados no azeite.
18:30 Patinho moido, espinafre, mandioquinha, cenoura, temperados com alho poró, salsa e alho refogados no azeite.

Diário de Alimentação do Arthur

A gente acha que tudo que sabemos é tão fácil para os outros... dormir, comer, beber, mas os bebês não sabem, dependem de nós para tudo, até o mais básico. Lógico que o instinto humano de se alimentar prevalece, mas é necessário paciência e insistência para o bebê sair do peito da mamãe e passar a conhecer novos alimentos. No meu caso, como de tantos outros bebês, jamais dei mamadeira ou outra qualquer forma de alimentação pro Arthur, nem água. Quando precisei dar paracetamol por conta da reação da vacina, pôs pra fora, assim como a camomilina. 

Sábado, dia 29/06 iniciamos a introdução dos alimentos para prestigiar a presença da tia Dani, que mora em Americana e veio passar o final de semana conosco. Ela é super coruja e esteve comigo no finalzinho da gravidez e primeiros 10 dias do Arthur, me ajudou demais e ficou super feliz por fazer parte desse momento, que é sim um marco de desenvolvimento.

Como prometido, vou iniciar aqui o diário de alimentação do Arthur, escrevendo o alimento, horário aproximado, modo de preparo e reações. Como tudo para o bebê tem que ter uma rotina, começamos colocando-o na cadeirinha, junto conosco à mesa.

29/06
8h Mamou 
9:30h banana ouro amassada:  arrepios, caretas e pôs pra fora com a língua
10h suco de laranja lima: na mamadeira pequena (não rolou), na Avent* (tb não), no copo, cuspiu pelos cantinhos da boca, na colher também achou esquisito. #fail
Completei com leite materno, afinal não havia comido! Dormiu.
14h Mandioquinha: amassada arrepios, cara de nojo, boca de ânsia, ficou bravo - tadico! #fail again
Restante do dia conforme orientação da pediatra, leite materno à livre demanda como sempre foi.

30/06
9h Mamou
10:30h Maçã raspadinha foi melhor que a banana, ficou um pouco mais de tempo na boca, fez uma careta de estranhamento.
11h Suquinho de laranja lima na Avent* (começou a se interessar pelo bico, mas não soube sugar)
14h Batata Doce cozida amassada com tiquinho de azeite para deixar menos seco. Estranhamento inicial mas por fim gostou, salivou bastante, deixou escapar pela boca, engoliu um pouco.
Completei com leite materno, já que não come o suficiente. Livre demanda o restante do dia
*A alimentação é demorada porque além de não saber, não está lá muito interessado em comer, dá trabalho e o peito da mamãe é mais gostoso. Importante dar o alimento quando o bebê está disposto, sem estar com sono, então ainda não respeitei as 3 horas de intervalo. Estamos oferecendo de forma empírica, ou seja, percebendo as reações do Arthur.

01/07
8:30h Mamou
9h Suco de laranja lima na Avent* (ainda não), deixei comer a laranja pois ficou curioso, comeu alguns gominhos, chupando com aquela boquinha banguela linda!! 
13h Batata doce amassada com tiquinho de azeite - Resolvi repetir o menu que ele gostou já que precisa aprender a comer, engolir e saborear.
Completei com leite materno, já que não come o suficiente. Livre demanda o restante do dia
*Percebi que ontem, com o Elliot, se alimentou melhor, pois além de se divertir, não o papai não tem tetê....demorou mais para se cansar e pedir pra parar....

02/07
8h Mamou
9:30h Maça raspadinha com o papai, depois na redinha. Comeu um pouquinho mais. Não mamou. Dormiu.
13h Agua. Batata Doce com azeite amassada. Não curtiu a brincadeira, deu trabalho, resmungou, mas comeu algumas colheradas antes de estressar. Mamou depois de 30 min.
Livre demanda no período da tarde.
À noite, na hora de jantarmos, coloquei-o à mesa, em sua cadeira. Me viu bebendo suco. Coloquei 1 banana ouro na redinha e se esbaldou!! Mordeu, brincou, sugou. Uso prendedor de chupeta pois a melhor brincadeira agora é jogar tudo no chão.

03/07
8h Mamou (essa noite deu super trabalho para dormir, acordou de 2 em 2 h)
9h Tangerina comeu 2 gomos com o papai, a fruta direto. Água na Nuk* . Dormiu
12:30h Mandioquinha com fiozinho de azeite, comeu muito pouco
13:30h Mamou novamente. A tarde livre demanda.
*Realmente come melhor com o papai, comigo fica puxando blusa e pedindo peito. Segurou a onda de não mamar pela manhã. Parece que se deu melhor com a  mamadeira Nuk* , mas também não sei se está aprendendo a sugar.

04/07
6h Mamou (novamente super trabalho para dormir, acordou de 2 em 2 h, após as 4 despertou e só dormiu 7h)
8:30h Pera raspadinha com a vovó Anete
10h Mamou (estávamos no oftalmo, achei mais prático amamentar)
12h Papinha de batata com chuchu, tiquinho de sal e azeite. Água. Manga
1 gomo de tangerina no jantar para nos acompanhar.
*Hoje a alimentação foi melhor. Come muito pouquinho, logo se estressa, mas tem comido. Realmente gostou da manga

05/07
7:45h Mamou (essa noite a estratégia foi diferente, apesar de ter acordado a cada 2 h, não ofereci peito, acho que só queria colinho da mamãe, ninei e voltou a dormir. Então ficou de 22h as 6h sem mamar)
9h Maçã raspadinha + água no copo (devido sua curiosidade, bebeu no copo, engasgou um pouco)
11:30h Papinha de batata com chuchu. Comeu cerca de 1 colher de sopa. Água. 2 gomos de tangerina na redinha.
*Nitidamente que minha presença atrapalha um pouco a alimentação. Chorou bastante pois o papai quem estava oferecendo, queria mesmo era peito. Saí do seu campo de visão, comeu.

06/07
6h  Mamou (por um milagre dormiu de 1h as 6h direto) dormiu novamente
8h  Pera raspada - papai não estava, não foi tão bom assim....
9:30h Mamou
12h Feijão branco amassado na casa da vovó Anete. Comeu pouco mais de 1/2 colher de sopa.

07/07
8h Mamou
9:30h Maçã raspada (sozinha foi difícil, ele até deu um pedaço pra Mira) + água
11:30h Purê mandioquinha, inhame, chuchu + água ( bem difícil)

08/07
7:30h Mamou
9:30h Macã raspadinha, foi um pouco melhor, comeu quase metade, mas colocou para fora um bagacinho
Mamou no meio da manhã porque tivemos que sair
13h Purê de mandioquinha, inhame, chuchu, temperei com alho douradinho no azeite. + Água. Dei um pedaço de tomate e comeu bem pouquinho...
*Não está gostando de comer.... isso me entristece :(

09/07
7:30h Mamou
9:30h 1/2 Pera raspadinha, cheguei a me alegrar...foi o papai quem deu! + água.
1130h tentamos dar suco de laranja lima #fail
12h Purê de mandioquinha, inhame, chuchu #fail
*Tá difícil, a hora da alimentação tem virado show de horror...

10/07
Essa noite Arthur acordou de hora em hora a partir de meia noite... OMG!!
6h Mamou (estou tentando adequar ao horário que será assim que voltar ao trabalho) dormiu com o papai
9:30h banana amassada #fail banana inteira na mão #fail
12h Cebola e alho refogado no azeite. Inhame, batata, batata doce, mandioquinha, chuchu, abóbora e brócolis, tiquinho de sal. Papai amassou com o garfo e comeu cerca de 1 colher de sopa!!! Abrindo a boca!!! Dormiu!
Só mamou 14h. Dia típico de quando eu voltar ao trabalho ... :(
*Hoje a mamãe ficou feliz - comemorando pequenas vitórias

11/07
Essa noite foi punk! Acordou de hora em hora, mesmo dormindo conosco. Agitado demais!!
5h Mamou (última vez pela manhã, dormiu até 8:30h)
8:30h Mamão: Tentei dar raspadinho, não rolou, preferiu em pedaços (Pode isso Arnaldo?) água
12:45h Papinha. Foi pouco mais de 1/2 colher de sopa, sucesso, pois fui eu quem deu. Água
14h Mamou
*Hoje papai estava trabalhando, o negócio foi comigo mesmo, até que foi bom, pois fica um olho no peixe outro no gato, ou melhor, um no prato outro no peito...rs

12/07
Ele anda muito agitado... dormiu na sala com papai... acordou apenas 2 vezes para mamar.
6h Mamou
9h 1/2 Pera !!! #vitória
12h poucas colheres de papinha... não sei se o cansaço... não sei se estava satisfeito...
*Quando estou comendo algo compatível com sua introdução, mesmo fora de hora, ofereço. Hoje foi berinjela. Gostou!

13/07
Essa noite foi ótima! Acordou apenas 2:26h e 6:15h!!! Mamãe tava até mais forte na academia!!!
6:15h Mamou
9:30h Fruta do Conde!! Quase inteira uma unidade pequena
Hoje não dei almoço...precisei sair bem na hora e nã teriamos tempo, então mamou.

14/07
Mais uma noite ótima. Identica a anterior... será uma nova era?? Amém!!
6:15 Mamou.
9:00h laranja lima em pedaços, quae 1/2 porção
13h Papinha. 1 colher de sopa.
Tivemos churrasco e deixei provar abacaxi e melancia, em pedacinhos. Gostou.

15/07
Outra noite boa....Será Senhor??
6h mamou
8h tentei manga #fail tentei pera #fail. Parece q estava sem fome...
12h almoço com papai, comeu quase 1 colher de sopa, mas não sem lutar...
*Hoje foram suas 1°s fezes sólidas...

16/07
Hoje bem sonada, acabei dando peito 7:45h achando que era 5:45, ou seja, estraguei todo o esquema.
Tive oftalmo 12h, resolvi não levar papinha já que as refeições não tem sido lá essas coisas...
Ou seja, ganhou 1 dia todo de peito...

17/07
5:45 Mamou
7:30 1/2 pera com o papai + agua
11:30h 1 colher de sopa + água
13h grão de bico na vovó Anete + água de coco natural


18/07
Dormiu de 22:30 a 6:15 direto - Aleluia!!! 6:15 Mamou 8h Banana #fail. Maçã bem pouco. Agua. 12h 1 colher de sopa de papinha: batata, cenoura e brócolis cozidos com azeite, salsa, orégano e sal. Agua. A noite resolveu nos acompanhar em uma fatia de maçã, na dentada, ou melhor, gengivada. Ogrinho! 19/07 Acordou 1 e 4h. As 6 despertou. 6h Mamou 8:30 com sono tentei fruta do conde. Não quis e implorou por peito...dei. 13:30h Dormiu com o papai e comeu 1 e 1/2 colher de sopa. Papinha de batata, cenoura, brocolis, salsa, sal e azeite. Não quis agua.

19/07
6h Mamou
9:30 Maçã raspadinha com a vovó... não deu muito certo.
13h Papinha de brocolis, batata e cenoura com o papai.

20/07
6:15 Mamou
10h ameixa amassada com maçã... comeu um pouquinho...
Tivemos que sair e não rolou amoço

21/07
6:30 Mamou
9:30 mamão... #fail
Tivemos que sair e não rolou almoço

22 e 23/07
Esteve resfriado, com nariz bem congestionado! Como as refeições não tem sido lá essas coisas, optei por não insistir, as noites já tem sido bem difíceis e ele cansadinho... deixei que mamasse para se nutrir e principalmente se hidratar!

24/07
Não quis nem saber da pêra...
13h Sopinha da vovó Anete com ervilha, cará, cenoura, temperada com salsa, coentro, sal, azeite, alho e cebola

25/07
8h 1 gomo de tangerina
12h Sopinha da vovó Anete com ervilha, cará, cenoura, temperada com salsa, coentro, sal, alho e cebola douradinho no azeite.

26/07 Mamou 6h
8h Maçã raspadinha - menos de 1/2 unidade pequena com muito esforço
12h Papinha de batata, cenoura, brócolis, ervilha, temperada com azeite, cebola e alho douradinho e salsa = Não quis!
*Estava sozinha, fica muito difícil... :(

27/07 Mamou 6h
8:30h Maçã cozida com ameixa - comeu menos da metade de uma unidade pequena e com muita relutância
12:30h Papinha de batata, cenoura, brocolis, ervilha, temperada com azeite, cebola e alho douradinho, salsa. Comeu 12 colheradinhas pq estava com a tia Dani.
*Comigo realmente fica difícil querer comer :(

28/07
Mamou 7h
9:30h Banana prata amassada #fail. Suco de laranja lima, cerca de 10 ml após o passeio com o papai e titia.
14h Após um cochilo, papinha apenas 5 colheradinhas... :(
*Mamãe fica triste :(

29/07
Mamou 7h
9:30h Tangerina #fail
12:30h Papinha de batata, cenoura e brócolis, temperada com cebola e alho refogado no azeite, salsa e tiquinho de sal. #fail
*Chegamos a exatos 1 mês da introdução alimentar e parece até que regredimos...

30/07
Voltei ao trabalho, ainda em replanejamento, entrei mais tarde.
6:30h Mamou
9:30h 1/2 maçã com o papai
14h Já estava em casa, e nem quis saber de papinha...

31/07
6:30 Mamou
9:30 2 colherinhas de avocado com a vovó Anete
13h Papinha com a mamãe, cerca de 6 colherinhas + 3 florezinhas de brocolis na gengivada
*Mamãe ficou feliz!!!

01/08 (Por uma confusão quanto a licença maternidade, não fui trabalhar esse dia)
4:30h Mamou (E essa foi a única vez que acordou, depois só 7:40h - maravilha!!!)
8:30h 1/2 maçã com o papai
Vacina...
12:30h Papinha de batata, cenoura, mandioquinha e alho poró, temperada com cebola e alho refogados em fio de azeite, não pus sal. amassada com garfo - Comeu quase 1 colher de sopa!!!
*Mamãe ficou muito feliz e confiante!!!

02/08
6:30 Mamou
9:30h Maçã com o papai
Não almoçou porque cheguei na hora da fome, a saudade era tanta que so quis saber de peito e aconchego

03/08
7h Mamou
Papinha de batata, cenoura, mandioquinha e alho poró, temperada com cebola e alho refogados em fio de azeite, não pus sal. amassada com garfo

04/08
7h Mamou
Nem quis saber de fruta
11:30h Papinha de batata, cenoura, mandioquinha e alho poró, temperada com cebola e alho refogados em fio de azeite, não pus sal. amassada com garfo - Titia Isa


05/08
5:30h Mamou
9:30h suco de laranja lima com a vovó Anete
12:30 Papinha de ervilha, cenoura, mandioquinha, inhame, espinafre, alho poro, cebola, alho refogados no azeite, tiquinho de sal.
*O melhor de tudo: foi comigo!! Cheguei na hora do almoço dele, lógico que ele quis comer com as próprias mãos, só conduzi a colherzinha...tão mocinho!!!

06/08
5:30h Mamou
9:30h laranja lima
11:30 Papinha de ervilha, cenoura, mandioquinha, inhame, espinafre, alho poro, cebola, alho refogados no azeite, tiquinho de sal.

07/08
5h Mamou
9:30h 1/2 maçã com o papai
12:30 Papinha de ervilha, cenoura, mandioquinha, inhame, espinafre, alho poro, cebola, alho refogados no azeite, tiquinho de sal.

08/08
6h Mamou
9:30h bem pouco de maçã com a vovó
11:30 Papinha de ervilha, cenoura, mandioquinha, inhame, espinafre, alho poro, cebola, alho refogados no azeite, tiquinho de sal.
* Nesses últimos dias tem comido bem,

09/08
6h Mamou
9:30h Laranja com o papai
13h Papinha de ervilha, cenoura, mandioquinha, inhame, espinafre, alho poro, cebola, alho refogados no azeite, tiquinho de sal.

10/08
7h Mamou
9:30 1 gomo de mexirica
Nem quis saber de comer.... com a mamãe é difiícil

11/08
Acordamos cedo para o dia dos pais!!
6h Mamou
9:30h Ameixa e damascos cozidos para ficarem molinhos
13h Papinha de beterraba, inhame, chuchu, espinafre, temperado com alho poró, cebola e alho, refogados no azeite, sal e salsa
*Razoável

12/08
6h Mamou
9:30h Maçã
13h Papinha de beterraba, inhame, chuchu, espinafre, temperado com alho poró, cebola e alho, refogados no azeite, sal e salsa

13/08
6:30h Mamou e quase me atrasou pro trabalho
9:30 laranja lima
13h Amassei batata doce à papinha anterior, formou uma massinha.

14/08
6h Mamou
Pediatra + Vacina
9h Não comeu muito da pera... preferiu dormir
13h Papinha de mandioquinha, beterraba, espinafre, inhame, temperada com alho poró, cebola e alho refogados no azeite.
17:30h Passou a jantar, acrescentei frango desfiado a papinha do almoço

15/08
Foi uma noite do terror, talvez a vacina, mas Arthur acordou 12:40am e so dormiu 3:40am, e isso agarrado comigo. Ainda acordou de hora em hora....nem fui trabalhar de tão cansada!
7h Mamou.
10:30 1/2 ameixa seca cozida
13h 1 colher de sopa de papinha de Papinha de mandioquinha, beterraba, espinafre, inhame, temperada com alho poró, cebola e alho refogados no azeite + 1 unidade de tomate cereja sem pele nem semente.
18h 1 colher de sopa Batata, frango desfiado, espinafre, salsa.


16/08
Aventura!!! De ultima hora tivemos que deixar Arthur por conta de meu irmão Davy: Elliot teve uma convocação no quartel, eu, trabalho, vovó Anete, cardiologista!! Detalhe: Davy não sabe nem trocar fralda! Mas tem ficado com Arthur juntamente com minha mãe.
9h Papinha Nestle banana/maçã, devido a essa emergência... nunca havia comido (comeu pouquinho)
12:40 Cheguei da escola e dei peito... bebê estava ansioso!!!
17:30 1 colher de sopa Batata, frango desfiado, espinafre, beterraba, inhame, salsa, alho poró, alho, refogados no azeite

17/08
7h Mamou
10h Papinha Nestle banana/maçã
13h 1 colher de sopa papinha de batata, frango desfiado, espinafre, temperados com sal, alho poro, alho e salsa refogados no azeite.
18h 1 colher de sopa de papinha

18/08
7h Mamou
9h Banana - Definitivamente não gosta!
Patinho moido, espinafre, mandioquinha, cenoura, temperados com alho poró, salsa e alho refogados no azeite.
18h Patinho moido, espinafre, mandioquinha, cenoura, temperados com alho poró, salsa e alho refogados no azeite.

19/08
6:30 Mamou
1/2 maçã
12:30h papinha de batata, frango desfiado, espinafre, temperados com sal, alho poro, alho e salsa refogados no azeite.
18h papinha de batata, frango desfiado, espinafre, temperados com sal, alho poro, alho e salsa refogados no azeite.

20/08
5h Mamou....essa noite não deixou mamãe dormir
9h 1 pera quase inteira!!!
13h Papinha de Patinho moido, espinafre, mandioquinha, cenoura, temperados com alho poró, salsa e alho refogados no azeite.
18:30 Patinho moido, espinafre, mandioquinha, cenoura, temperados com alho poró, salsa e alho refogados no azeite.

206

206 é o número de dias a que me dediquei única e exclusivamente ao meu filhote Arthur. Hoje, 30/07,  retomo minha vida profissional, volto ao trabalho. Sei que meus alunos irão me receber com festa e o carinho rotineiro. Já recebo recadinhos e cobranças sobre meu retorno. Esse afeto todo me alegra o coração, me faz respirar fundo para encarar esse desafio.

Eu é que estou fazendo beicinho agora... :(
Chegamos ontem a exatos 1 mês de Introdução aos Alimentos do Arthur, e infelizmente sem grandes progressos. Não imaginava que seria tão difícil e após uns dias de resfriado parece que regredimos substancialmente, nos últimos 4 dias não comeu nada!!! Aguardou pacientemente o momento de mamar.

Sinto-me triste e frustrada, e não tem como não me preocupar. Quisera eu poder estender minha licença até ele completar 1 ano, ao menos, mas as necessidades da vida ($$$) não me permitem mais ser mãe em tempo integral. Trabalho apenas no período da manhã, mas tenho certeza que essas horas longe do meu rebento serão eternas!

O que me conforta é saber que meu filhote estará nas melhores mãos que poderia! Ficará com o papai, e quando coincidir seu plantão com meu horário de trabalho, com a vovó Anete e tio Davy.

Minha esperança é que essa separação provisória nos sirva de amadurecimento: a mim como mulher que terei que, agora sim, me virar nos 30 e ao meu filhote, que aprenda a aceitar os alimentos que preparamos com tanto carinho e cuidado.




Amamentação, Peito Rachado, Leite Empedrado, Bico de Silicone, Chupeta, Mamadeira

Esse post está um pouco grande para o meu padrão mas vale a leitura, principalmente antes de passar pelo problema...

Acredito que muita coisa na vida, e principalmente na maternidade, não há o correto absoluto, cada um tem que descobrir seus caminhos a percorrer de forma mais confortável. Vou escrever um pouquinho como eu resolvi essas questões que toda a mamãe passa, e, não sei se por sorte ou por essas medidas, passei de forma suave.

Amamentação: Quem nunca teve filho, imagina, assim como eu pensava, que o bebê sai da barriga já sabendo mamar. Poucas sortudas tem a oportunidade de alimentar seu filhote ali mesmo, na sala de parto, cordão pendurado, em caso de parto natural. Mas não é bem assim com a grande maioria das mulheres, tenho descoberto. O bebê não sabe mamar! E a mãe de primeira viagem é quem tem que ensinar isso também, mas muitas não são orientadas da maneira correta e simplesmente oferecem o bico, e de maneira instintiva o bebê abre a boca. Machuca!!! Pois o bebê só pega o bico!! O ideal é que o bebê pegue toda a aureola. Mas ele também não sabe!! Então mamãe, achate o peito, próximo ao bico, e literalmente enfie o máximo de aureola que puder na boca do teu bebê. Pronto! Sem sofrimento para a mamãe e bebê.


Leite Empedrado: Não fazia ideia do quanto isso é dolorido!! E sim, fica empedrado mesmo, como se aquilo que era pra ser líquido, está em estado de gel, firme, e não flui como deveria. Dói demais!! Passei por duas situações de leite empedrado, 1° saindo da maternidade com a "descida do leite", acredito que a maioria das mamães sofram com isso. O organismo não sabe quanto o bebê vai mamar e passa a produzir. essa produção e pouca vazão traz esse drama para nós mamães de 1° viagem. Neste caso o ideal é ducha fria, massagem, ordenha manual. Deixe o baby aos cuidados de alguém por alguns minutos e vá para o banho, tente relaxar e se acalmar. Apesar da dor, ficar nervosa só vai piorar a situação. Ducha fria do chuveirinho. Massagem em movimentos circulares com a base da mão, a partir das axilas, pois lá também tem glândulas mamárias. E a ordenha é apertando mesmo o bico, sempre considerando toda a aureola, empurrando levemente para dentro. O ideal é perguntar às enfermeiras, mesmo que não tenha acontecido com você ainda, como se faz a ordenha manual, pois nessa hora, os aparelhos para tirar leite, são máquinas de tortura, mas você saberá controlar a dor fazendo manualmente. Reveze os três procedimentos. E amamente!!! Vai doer mas é preciso, seu bebê vai te ajudar a diminuir o excesso e em poucos dias vai aliviar todo a situação.

Outra situação em que meu leite empedrou, foi em uma viagem para Americana. Fomos de carro, eu atrás com o Arthur, brincando, ele já com 4 meses... Talvez pela posição no carro, meu seio esquerdo empedrou muito!!! Chegando lá fiz os procedimentos acima e nada... Parecia que o leite realmente havia virado um gel e não saia por nada desse mundo. Neste caso, mandei ducha quente, estimulando a produção, peguei com as duas mãos a mama, bem na base e chacoalhei, como quem quer soltar algo preso lá dentro (rs) massagem, ordenha. Depois amamentei. Doeu bastante e por semanas o bico ficou sensível.

Bico Rachado: Não há muito como preparar o bico. Existem pomadas que podem aliviar os sintomas, mas na hora que começar a amamentar, não tem jeito, vai ser uma fricção tão grande que vai lesionar um pouquinho, até calejar, no jargão materno. No hospital, a orientação é ordenhar um pouco antes e depois de amamentar, e hidratar a aureola com o leite. Além disso, nos primeiros dias, o ideal é deixar respirar, ou seja, nada de concha, protetor, soutien, nada! Caso o seio esteja muito grande, deixe aberto a parte de amamentar, e deixe seu bico respirar!! Eu usava umas fraldas de amamentação que ganhei de uma amiga, que tem uma alça para por em volta do pescoço e garantir um pouco de privacidade quando precisar amamentar em público. Enfim, deixava o peito livre e pra não ficar tão exposta, em casa lógico, só cobria com a fralda.

Por sorte, comigo tanto o bico rachado quanto o leite empedrado, duraram no máximo 5 dias.

Bico de Silicone: Tudo tem seu lado positivo mas também o negativo. Optei por livre demanda da amamentação e contato maior com meu filhote. Neste caso, mesmo o bico de silicone, impede o contato absoluto, por isso indico caso seja muito necessário usar o bico, tanto para formar quanto para aliviar os sintomas do bico rachado, deixe de usar o mais rápido possível. Mesmo o bico de silicone impede uma pega correta durante a amamentação.

Chupeta e Mamadeira: O Arthur é bem agitado e por muitas vezes quase dei chupeta. Porque optei por não dar chupeta?? A chupeta tem o efeito calmante e só, esse é seu benefício. Como um chicletes para alguém estressado, não alimenta mas distrai. E pesquisando na internet, não é difícil descobrir seus malefícios. Claro que nem todo mundo tem os problemas citados, mas não quis arriscar com meu filhote. Até porque ele é agitado e caso eu desse a chupeta e mesmo assim ele não se acalmasse para dormir a noite toda, eu teria criado mais um problema. E a mamadeira vai no mesmo sentido. Agora, na introdução de alimentos, Arthur ainda não se adaptou com as mamadeiras que ofereci, preferindo beber no copo... todo mocinho!

Quando se fala sobre as diferenças entre os músculos utilizados na amamentação e na mamadeira/chupeta, faça o teste: Chupe seu próprio punho, ali onde fica o visor do relógio e perceba os músculos utilizados no movimento. Depois chupe seu dedo, pode ser o tradicional polegar, mas o indicador também serve para perceber como se comporta quanto à chupeta.


Balada Disco Baby



Não escrevi antes porque Arthur ficou resfriado, com bastante tosse e secreção, então as coisas ficaram bem corridas.

Domingo dia 21/07 aconteceu aqui em São Paulo, no MIS - Museu da Imagem e do Som, a Balada Disco Baby, um evento idealizado pela DJ e jornalista Claudia Assef em parceria com a empresária Tathiana Mansini.

Uma experiência de música e dança, para papais e filhotes curtirem juntos, músicas para crianças ou adultos, dj's, pista de dança. Fomos Arthur, tia Dani e eu, papai tava trabalhando... :(

O evento contou com duas partes, sendo uma baby, com piscina de bolinas, tapete de eva e dj, iluminação normal e muita animação. Local preparado para famílias se divertirem ao som de músicas e aproveitarem a interação que o ambiente pode proporcionar.

Em outro ambiente, iluminação mais escura, projeção de vídeos, luzes coloridas animavam a criançada (e os papais...rs). Monitores auxiliavam as crianças mais velhas. Muitos bebês curtiram ali também. A balada fechou com apresentação do Dj MauMau. Músicas para alegrar os papais, que relembraram o tempo em que eram "felizes" e não sabiam...rs!!! (Agora somos ainda mais felizes, mas sem tempo pra balada, ok?!?!) E músicas infantis, mixadas!!! Uma alegria

Ao final, crianças cansadas, papais felizes. Todos Satisfeitos. Minha avaliação?? 10 né?? Aliás, faltou o papai, mas isso não posso colocar na conta do evento. Muito bom poder brincar e dançar com meu filho, e a interação com outros bebês e seus amigos. Legal essa geração ter tantas opções de lazer e interação. Arthur pulou, dançou, dormiu. Acordou e começou tudo de novo!!! Pode isso??

Não deixe de dar uma passadinha no Diário de Alimentação do Arthur... as coisas estão devagar mas temos algum progresso...


Balada Disco Baby



Não escrevi antes porque Arthur ficou resfriado, com bastante tosse e secreção, então as coisas ficaram bem corridas.

Domingo dia 21/07 aconteceu aqui em São Paulo, no MIS - Museu da Imagem e do Som, a Balada Disco Baby, um evento idealizado pela DJ e jornalista Claudia Assef em parceria com a empresária Tathiana Mansini.

Uma experiência de música e dança, para papais e filhotes curtirem juntos, músicas para crianças ou adultos, dj's, pista de dança. Fomos Arthur, tia Dani e eu, papai tava trabalhando... :(

O evento contou com duas partes, sendo uma baby, com piscina de bolinas, tapete de eva e dj, iluminação normal e muita animação. Local preparado para famílias se divertirem ao som de músicas e aproveitarem a interação que o ambiente pode proporcionar.

Em outro ambiente, iluminação mais escura, projeção de vídeos, luzes coloridas animavam a criançada (e os papais...rs). Monitores auxiliavam as crianças mais velhas. Muitos bebês curtiram ali também. A balada fechou com apresentação do Dj MauMau. Músicas para alegrar os papais, que relembraram o tempo em que eram "felizes" e não sabiam...rs!!! (Agora somos ainda mais felizes, mas sem tempo pra balada, ok?!?!) E músicas infantis, mixadas!!! Uma alegria

Ao final, crianças cansadas, papais felizes. Todos Satisfeitos. Minha avaliação?? 10 né?? Aliás, faltou o papai, mas isso não posso colocar na conta do evento. Muito bom poder brincar e dançar com meu filho, e a interação com outros bebês e seus amigos. Legal essa geração ter tantas opções de lazer e interação. Arthur pulou, dançou, dormiu. Acordou e começou tudo de novo!!! Pode isso??

Não deixe de dar uma passadinha no Diário de Alimentação do Arthur... as coisas estão devagar mas temos algum progresso...


Bodas de Ferro

Dia lindo no Botânico de São Paulo
Ainda em tempo, ontem completamos nossas Bodas de Ferro, 5 anos de casamento.

Um dia perfeito de inverno ensolarado nos brindou com sua luz, calor e cores. Resolvemos comemorar a data almoçando no lindo Jardim Botânico de São Paulo, e essa comemoração foi especial pois pela primeira vez, a 3. A cereja do nosso bolo ou a vela do nosso namoro esteve presente. 

Ao chegar essa data sempre fazemos alguma reflexão. Como tem sido bons os momentos juntos. Relembramos o que passou, a cerimônia do nosso casamento, os apertos engraçados e outros nem tanto, planejamos o futuro, redefinimos metas. E assim seguimos em frente, mãos dadas, lado a lado, como o casamento deve ser. Sei que para muitos, 5 anos é pouca coisa, mas em tempos modernos, nosso casamento já dura mais que o dobro do que muitos outros. 

Tudo colocamos à mesa: namoro, filho, finanças, problemas, discutimos soluções ou apenas oferecemos o ombro. Brigas? Juro que poucas! E nosso segredo é o acordo, afinal diz o ditado: "O combinado não sai caro!". Temos que aceitar tanta coisa, engolir tanto sapo de pessoas pouco queridas, desconhecidos na fila, ou no trânsito, ou do chefe que quer produtividade, com o sorriso amarelo, ou no máximo com a cara fechada... porque descontar em casa, com teu parceiro, aquele que supostamente deve dividir os bons e maus momentos. 

A cereja do bolo. A vela do namoro.
Somos da turminha da tolerância. Isso funciona para nós. Essa é a receitinha do sorriso no rosto, da troca de carinho, da florzinha roubada, do presente sem motivo, do passeio no parque, do café no meio da tarde. Bem assim, sem motivo... aliás, motivo tem, o amor e a cumplicidade.

Foram 5 anos de conquistas especiais e acima de tudo, de parceria em tudo. Elliot, nem preciso repetir, mas nunca é demais. AMO-TE


Bodas de Ferro

Dia lindo no Botânico de São Paulo
Ainda em tempo, ontem completamos nossas Bodas de Ferro, 5 anos de casamento.

Um dia perfeito de inverno ensolarado nos brindou com sua luz, calor e cores. Resolvemos comemorar a data almoçando no lindo Jardim Botânico de São Paulo, e essa comemoração foi especial pois pela primeira vez, a 3. A cereja do nosso bolo ou a vela do nosso namoro esteve presente. 

Ao chegar essa data sempre fazemos alguma reflexão. Como tem sido bons os momentos juntos. Relembramos o que passou, a cerimônia do nosso casamento, os apertos engraçados e outros nem tanto, planejamos o futuro, redefinimos metas. E assim seguimos em frente, mãos dadas, lado a lado, como o casamento deve ser. Sei que para muitos, 5 anos é pouca coisa, mas em tempos modernos, nosso casamento já dura mais que o dobro do que muitos outros. 

Tudo colocamos à mesa: namoro, filho, finanças, problemas, discutimos soluções ou apenas oferecemos o ombro. Brigas? Juro que poucas! E nosso segredo é o acordo, afinal diz o ditado: "O combinado não sai caro!". Temos que aceitar tanta coisa, engolir tanto sapo de pessoas pouco queridas, desconhecidos na fila, ou no trânsito, ou do chefe que quer produtividade, com o sorriso amarelo, ou no máximo com a cara fechada... porque descontar em casa, com teu parceiro, aquele que supostamente deve dividir os bons e maus momentos. 

A cereja do bolo. A vela do namoro.
Somos da turminha da tolerância. Isso funciona para nós. Essa é a receitinha do sorriso no rosto, da troca de carinho, da florzinha roubada, do presente sem motivo, do passeio no parque, do café no meio da tarde. Bem assim, sem motivo... aliás, motivo tem, o amor e a cumplicidade.

Foram 5 anos de conquistas especiais e acima de tudo, de parceria em tudo. Elliot, nem preciso repetir, mas nunca é demais. AMO-TE


Na Luta!!

Cara de quem comeu e não gostou!
Essa primeira semana de introdução aos alimentos tem sido um tanto desafiadora para nós. Arthur não está muito contente com essa mudança, ainda não sabe sugar a mamadeira com suco ou água, e a hora das refeições muitas vezes tem se tornado um choro só, mas tem gostado de sentar conosco à mesa, em sua nova cadeirinha.

Eu também estou bastante apreensiva e um tanto frustrada. Ele ainda não dorme a noite toda. Insisto que a primeira dormida seja no berço, afinal é o cantinho dele, mas depois da primeira acordada, muitas vezes fica difícil colocá-lo  novamente, e eu, que preciso dormir, acabo levando-o para nossa cama, o que sempre fui totalmente contra. Mesmo assim acorda outras vezes com fome. Agora essa batalha da comida....Acredito que o fato de voltar ao trabalho em menos de 20 dias tem me deixado muito ansiosa. Não é proposital, mas tenho um martelo batendo em minha cabeça, me lembrando que a data está se aproximando.

Em especial, esses últimos dois dias foram de bastante desgaste. Sinto que não tenho dado conta da demanda, cuidar de todos nós, de mim mesma, e ainda ingressar nessa nova etapa do meu filho. Sei que é passageiro e espero que em breve ele esteja comendo com prazer, afinal, um dos grandes males desse mundo é a obesidade e não a anorexia (rs). Não é fácil ver seu filho chorar por algo que você pode resolver, é só abrir o soutien e o chororô acaba! Mas aprendizagem muitas vezes dói. E quando dói a gente chora. Sei também que não sou a primeira nem a última mãe a passar por esse dilema, sei que minha condição não é das piores, mas por hoje, tá difícil pra mamãe aqui....

Na hora que a gente decide aumentar a família, não se dá conta de que aquele novo ser é uma nova vontade também dentro da unidade familiar. Para as coisas darem certo, cada um tem que fazer a sua parte. Não tem como ir além e fazer a parte do outro. Nessas horas, é que se percebe o quanto a gente precisa do próximo. Tenho o Elliot, um companheiro maravilhoso que está fazendo lindamente a parte dele como pai, pois com seu tempo livre, tem participado das refeições do Arthur, o que é recomendado quando o bebê é alimentado somente no peito. Nós fazemos nossa parte, mas o bebê precisa fazer a dele. Chegará o momento, mas hoje está resistente.

Meu filho é saudável, arteiro, risonho, curioso, mas hoje estou aqui em desabafo. Essa é uma das primeiras frustrações da maternidade. Acredito até que seja a mais tranquila, que conforme o filho cresça, cresçam também as frustrações. 


A maternidade é uma aventura! Pra mim não é clichê.

Pense em uma pessoa perdida! Essa sou eu. Não sou daquelas fanáticas por compras. Gosto de ter as coisas, mas não tenho paciência para dar aquele rolê em shopping só pra olhar, então quando preciso fico realmente perdida. Muita opção as vezes me atrapalha. 

Agora com o bebê não ficou diferente. Primeiro porque não tinha muitos bebês por perto, e até nem me ligava muito no universo infantil, apesar de gostar de crianças, não percebia o que seria necessário pra eles. Quando fui montar o enxoval, já escrevi aqui, foi engraçado. Era a lista de um lado e o google imagens do outro! Cada coisa! Ainda bem que sou perdida mas não sou de me impressionar. Teve coisa que esperei pra ver se iria usar. Fiz o correto, pois não gastei dinheiro a toa. 

Depois que o Arthur nasceu, passamos um tempo na zona de conforto. Tudo o que ele precisava estava a nosso alcance. Nem fraldas compramos ainda por conta do chá de bebê. Leite materno facilita a vida o restante eram roupinhas. Nada complicado.

Mas agora na introdução aos alimentos, caramba! (Confira o Diário Alimentar do Arthur aqui). Esse universo infantil quer dar um nó na minha cabeça! Mamadeira de diversos tipos. E bicos?!?!? Colheres, pratinhos, e tantos outros itens.... sinceramente achei que era dar e pronto! Já esperava que poderia não ser fácil a aceitação dos alimentos, mas meu dilema começou bem antes. Tantas marcas e modelos de tudo! Tanta coisa que nem sei pra que serve.... Quem me ajuda com seu eterno bom humor é o Elliot. Quando o negócio aperta e não sabemos o que fazer, ele lembra lá de 77, quando nascemos, que não tinha tanta opção. Era aquele bico de mamadeira amarelo, colher de metal torta e o prato de todo dia...rs. Ele tem razão, e voltamos pro básico. Claro que com o progresso não precisamos ficar presos ao tempo das cavernas, mas o básico é o bom. Se o básico não funcionar, tentaremos alternativas nesse básico, antes de partir para outra opção. A vendedora da loja também foi bastante solícita a minha ignorância e disse para eu usar o que tinha em casa (ganhei algumas mamadeiras), para insistir antes de comprar. 

Tem coisas que morreria sem saber que existem caso não fossem minhas amigas que tem bebês contemporâneos....

Hojé é ainda o aniversário da vovó Cida, a de Americana.
Olha ele ai poucos dias, no colinho da vovó Cida

Também comemoramos o 6° mesversário do Arthur. Essa noite deu muito trabalho para dormir. Acordou as 4 da madruga e só foi dormir as 7, além de ter acordado a cada 2 horas desde as 21:30h, horário em que o coloquei no berço!  Fiquei bem brava, mas logo passou quando lembrei de nossos momentos há 6 meses atrás. Chorei emocionada ao lembrar nossa primeira aventura.




E assim continua essa minha aventura de ser mãe. É meu drama Shakespeariano, que não perde o tom de comédia. 

Diário de Alimentação do Arthur

A gente acha que tudo que sabe é tão fácil para os outros... dormir, comer, beber, mas os bebês não sabem, dependem de nós para tudo, até o mais básico. Lógico que o instinto humano de se alimentar prevalece, mas é necessário paciência e insistência para o bebê sair do peito da mamãe e passar a conhecer novos alimentos. No meu caso, como de tantos outros bebês, jamais dei mamadeira ou outra qualquer forma de alimentação pro Arthur, nem água. Quando precisei dar paracetamol por conta da reação da vacina, pôs pra fora, assim como a camomilina. 

Sábado, dia 29/06 iniciamos a introdução dos alimentos para prestigiar a presença da tia Dani, que mora em Americana e veio passar o final de semana conosco. Ela é super coruja e esteve comigo no finalzinho da gravidez e primeiros 10 dias do Arthur, me ajudou demais e ficou super feliz por fazer parte desse momento, que é sim um marco de desenvolvimento.

Como prometido, vou iniciar aqui o diário de alimentação do Arthur, escrevendo o alimento, horário aproximado, modo de preparo e reações. Como tudo para o bebê tem que ter uma rotina, começamos colocando-o na cadeirinha, junto conosco à mesa.

29/06
8h Mamou 
9:30h banana ouro amassada:  arrepios, caretas e pôs pra fora com a língua
10h suco de laranja lima: na mamadeira pequena (não rolou), na Avent* (tb não), no copo, cuspiu pelos cantinhos da boca, na colher também achou esquisito. #fail
Completei com leite materno, afinal não havia comido! Dormiu.
14h Mandioquinha: amassada arrepios, cara de nojo, boca de ânsia, ficou bravo - tadico! #fail again
Restante do dia conforme orientação da pediatra, leite materno à livre demanda como sempre foi.

30/06
9h Mamou
10:30h Maçã raspadinha foi melhor que a banana, ficou um pouco mais de tempo na boca, fez uma careta de estranhamento.
11h Suquinho de laranja lima na Avent* (começou a se interessar pelo bico, mas não soube sugar)
14h Batata Doce cozida amassada com tiquinho de azeite para deixar menos seco. Estranhamento inicial mas por fim gostou, salivou bastante, deixou escapar pela boca, engoliu um pouco.
Completei com leite materno, já que não come o suficiente. Livre demanda o restante do dia
*A alimentação é demorada porque além de não saber, não está lá muito interessado em comer, dá trabalho e o peito da mamãe é mais gostoso. Importante dar o alimento quando o bebê está disposto, sem estar com sono, então ainda não respeitei as 3 horas de intervalo. Estamos oferecendo de forma empírica, ou seja, percebendo as reações do Arthur.

01/07
8:30h Mamou
9h Suco de laranja lima na Avent* (ainda não), deixei comer a laranja pois ficou curioso, comeu alguns gominhos, chupando com aquela boquinha banguela linda!! 
13h Batata doce amassada com tiquinho de azeite - Resolvi repetir o menu que ele gostou já que precisa aprender a comer, engolir e saborear.
Completei com leite materno, já que não come o suficiente. Livre demanda o restante do dia
*Percebi que ontem, com o Elliot, se alimentou melhor, pois além de se divertir, não o papai não tem tetê....demorou mais para se cansar e pedir pra parar....

02/07
8h Mamou
9:30h Maça raspadinha com o papai, depois na redinha. Comeu um pouquinho mais. Não mamou. Dormiu.
13h Agua. Batata Doce com azeite amassada. Não curtiu a brincadeira, deu trabalho, resmungou, mas comeu algumas colheradas antes de estressar. Mamou depois de 30 min.
Livre demanda no período da tarde.
À noite, na hora de jantarmos, coloquei-o à mesa, em sua cadeira. Me viu bebendo suco. Coloquei 1 banana ouro na redinha e se esbaldou!! Mordeu, brincou, sugou. Uso prendedor de chupeta pois a melhor brincadeira agora é jogar tudo no chão.

03/07
8h Mamou (essa noite deu super trabalho para dormir, acordou de 2 em 2 h)
9h Tangerina comeu 2 gomos com o papai, a fruta direto. Água na Nuk* . Dormiu
12:30h Mandioquinha com fiozinho de azeite, comeu muito pouco
13:30h Mamou novamente. A tarde livre demanda.
*Realmente come melhor com o papai, comigo fica puxando blusa e pedindo peito. Segurou a onda de não mamar pela manhã. Parece que se deu melhor com a  mamadeira Nuk* , mas também não sei se está aprendendo a sugar.

04/07
6h Mamou (novamente super trabalho para dormir, acordou de 2 em 2 h, após as 4 despertou e só dormiu 7h)
8:30h Pera raspadinha com a vovó Anete
10h Mamou (estávamos no oftalmo, achei mais prático amamentar)
12h Papinha de batata com chuchu, tiquinho de sal e azeite. Água. Manga
1 gomo de tangerina no jantar para nos acompanhar.
*Hoje a alimentação foi melhor. Come muito pouquinho, logo se estressa, mas tem comido. Realmente gostou da manga

05/07
7:45h Mamou (essa noite a estratégia foi diferente, apesar de ter acordado a cada 2 h, não ofereci peito, acho que só queria colinho da mamãe, ninei e voltou a dormir. Então ficou de 22h as 6h sem mamar)
9h Maçã raspadinha + água no copo (devido sua curiosidade, bebeu no copo, engasgou um pouco)
11:30h Papinha de batata com chuchu. Comeu cerca de 1 colher de sopa. Água. 2 gomos de tangerina na redinha.
*Nitidamente que minha presença atrapalha um pouco a alimentação. Chorou bastante pois o papai quem estava oferecendo, queria mesmo era peito. Saí do seu campo de visão, comeu.

06/07
6h  Mamou (por um milagre dormiu de 1h as 6h direto) dormiu novamente
8h  Pera raspada - papai não estava, não foi tão bom assim....
9:30h Mamou
12h Feijão branco amassado na casa da vovó Anete. Comeu pouco mais de 1/2 colher de sopa.

07/07
8h Mamou
9:30h Maçã raspada (sozinha foi difícil, ele até deu um pedaço pra Mira) + água
11:30h Purê mandioquinha, inhame, chuchu + água ( bem difícil)

08/07
7:30h Mamou
9:30h Macã raspadinha, foi um pouco melhor, comeu quase metade, mas colocou para fora um bagacinho
Mamou no meio da manhã porque tivemos que sair
13h Purê de mandioquinha, inhame, chuchu, temperei com alho douradinho no azeite. + Água. Dei um pedaço de tomate e comeu bem pouquinho...
*Não está gostando de comer.... isso me entristece :(

09/07
7:30h Mamou
9:30h 1/2 Pera raspadinha, cheguei a me alegrar...foi o papai quem deu! + água.
1130h tentamos dar suco de laranja lima #fail
12h Purê de mandioquinha, inhame, chuchu #fail
*Tá difícil, a hora da alimentação tem virado show de horror...

10/07
Essa noite Arthur acordou de hora em hora a partir de meia noite... OMG!!
6h Mamou (estou tentando adequar ao horário que será assim que voltar ao trabalho) dormiu com o papai
9:30h banana amassada #fail banana inteira na mão #fail
12h Cebola e alho refogado no azeite. Inhame, batata, batata doce, mandioquinha, chuchu, abóbora e brócolis, tiquinho de sal. Papai amassou com o garfo e comeu cerca de 1 colher de sopa!!! Abrindo a boca!!! Dormiu!
Só mamou 14h. Dia típico de quando eu voltar ao trabalho ... :(
*Hoje a mamãe ficou feliz - comemorando pequenas vitórias

11/07
Essa noite foi punk! Acordou de hora em hora, mesmo dormindo conosco. Agitado demais!!
5h Mamou (última vez pela manhã, dormiu até 8:30h)
8:30h Mamão: Tentei dar raspadinho, não rolou, preferiu em pedaços (Pode isso Arnaldo?) água
12:45h Papinha. Foi pouco mais de 1/2 colher de sopa, sucesso, pois fui eu quem deu. Água
14h Mamou
*Hoje papai estava trabalhando, o negócio foi comigo mesmo, até que foi bom, pois fica um olho no peixe outro no gato, ou melhor, um no prato outro no peito...rs

12/07
Ele anda muito agitado... dormiu na sala com papai... acordou apenas 2 vezes para mamar.
6h Mamou
9h 1/2 Pera !!! #vitória
12h poucas colheres de papinha... não sei se o cansaço... não sei se estava satisfeito...
*Quando estou comendo algo compatível com sua introdução, mesmo fora de hora, ofereço. Hoje foi berinjela. Gostou!

13/07
Essa noite foi ótima! Acordou apenas 2:26h e 6:15h!!! Mamãe tava até mais forte na academia!!!
6:15h Mamou
9:30h Fruta do Conde!! Quase inteira uma unidade pequena
Hoje não dei almoço...precisei sair bem na hora e nã teriamos tempo, então mamou.

14/07
Mais uma noite ótima. Identica a anterior... será uma nova era?? Amém!!
6:15 Mamou.
9:00h laranja lima em pedaços, quae 1/2 porção
13h Papinha. 1 colher de sopa.
Tivemos churrasco e deixei provar abacaxi e melancia, em pedacinhos. Gostou.

15/07
Outra noite boa....Será Senhor??
6h mamou
8h tentei manga #fail tentei pera #fail. Parece q estava sem fome...
12h almoço com papai, comeu quase 1 colher de sopa, mas não sem lutar...
*Hoje foram suas 1°s fezes sólidas...

16/07
Hoje bem sonada, acabei dando peito 7:45h achando que era 5:45, ou seja, estraguei todo o esquema.
Tive oftalmo 12h, resolvi não levar papinha já que as refeições não tem sido lá essas coisas...
Ou seja, ganhou 1 dia todo de peito...

17/07
5:45 Mamou
7:30 1/2 pera com o papai + agua
11:30h 1 colher de sopa + água
13h grão de bico na vovó Anete + água de coco natural


18/07
Dormiu de 22:30 a 6:15 direto - Aleluia!!! 6:15 Mamou 8h Banana #fail. Maçã bem pouco. Agua. 12h 1 colher de sopa de papinha: batata, cenoura e brócolis cozidos com azeite, salsa, orégano e sal. Agua. A noite resolveu nos acompanhar em uma fatia de maçã, na dentada, ou melhor, gengivada. Ogrinho! 19/07 Acordou 1 e 4h. As 6 despertou. 6h Mamou 8:30 com sono tentei fruta do conde. Não quis e implorou por peito...dei. 13:30h Dormiu com o papai e comeu 1 e 1/2 colher de sopa. Papinha de batata, cenoura, brocolis, salsa, sal e azeite. Não quis agua.

19/07
6h Mamou
9:30 Maçã raspadinha com a vovó... não deu muito certo.
13h Papinha de brocolis, batata e cenoura com o papai.

20/07
6:15 Mamou
10h ameixa amassada com maçã... comeu um pouquinho...
Tivemos que sair e não rolou amoço

21/07
6:30 Mamou
9:30 mamão... #fail
Tivemos que sair e não rolou almoço

22 e 23/07
Esteve resfriado, com nariz bem congestionado! Como as refeições não tem sido lá essas coisas, optei por não insistir, as noites já tem sido bem difíceis e ele cansadinho... deixei que mamasse para se nutrir e principalmente se hidratar!

24/07
Não quis nem saber da pêra...
13h Sopinha da vovó Anete com ervilha, cará, cenoura, temperada com salsa, coentro, sal, azeite, alho e cebola

25/07
8h 1 gomo de tangerina
12h Sopinha da vovó Anete com ervilha, cará, cenoura, temperada com salsa, coentro, sal, alho e cebola douradinho no azeite.

26/07 Mamou 6h
8h Maçã raspadinha - menos de 1/2 unidade pequena com muito esforço
12h Papinha de batata, cenoura, brócolis, ervilha, temperada com azeite, cebola e alho douradinho e salsa = Não quis!
*Estava sozinha, fica muito difícil... :(

27/07 Mamou 6h
8:30h Maçã cozida com ameixa - comeu menos da metade de uma unidade pequena e com muita relutância
12:30h Papinha de batata, cenoura, brocolis, ervilha, temperada com azeite, cebola e alho douradinho, salsa. Comeu 12 colheradinhas pq estava com a tia Dani.
*Comigo realmente fica difícil querer comer :(

28/07
Mamou 7h
9:30h Banana prata amassada #fail. Suco de laranja lima, cerca de 10 ml após o passeio com o papai e titia.
14h Após um cochilo, papinha apenas 5 colheradinhas... :(
*Mamãe fica triste :(

29/07
Mamou 7h
9:30h Tangerina #fail
12:30h Papinha de batata, cenoura e brócolis, temperada com cebola e alho refogado no azeite, salsa e tiquinho de sal. #fail
*Chegamos a exatos 1 mês da introdução alimentar e parece até que regredimos...

30/07
Voltei ao trabalho, ainda em replanejamento, entrei mais tarde.
6:30h Mamou
9:30h 1/2 maçã com o papai
14h Já estava em casa, e nem quis saber de papinha...

31/07
6:30 Mamou
9:30 2 colherinhas de avocado com a vovó Anete
13h Papinha com a mamãe, cerca de 6 colherinhas + 3 florezinhas de brocolis na gengivada
*Mamãe ficou feliz!!!

01/08 (Por uma confusão quanto a licença maternidade, não fui trabalhar esse dia)
4:30h Mamou (E essa foi a única vez que acordou, depois só 7:40h - maravilha!!!)
8:30h 1/2 maçã com o papai
Vacina...
12:30h Papinha de batata, cenoura, mandioquinha e alho poró, temperada com cebola e alho refogados em fio de azeite, não pus sal. amassada com garfo - Comeu quase 1 colher de sopa!!!
*Mamãe ficou muito feliz e confiante!!!

02/08
6:30 Mamou
9:30h Maçã com o papai
Não almoçou porque cheguei na hora da fome, a saudade era tanta que so quis saber de peito e aconchego

03/08
7h Mamou
Papinha de batata, cenoura, mandioquinha e alho poró, temperada com cebola e alho refogados em fio de azeite, não pus sal. amassada com garfo

04/08
7h Mamou
Nem quis saber de fruta
11:30h Papinha de batata, cenoura, mandioquinha e alho poró, temperada com cebola e alho refogados em fio de azeite, não pus sal. amassada com garfo - Titia Isa


05/08
5:30h Mamou
9:30h suco de laranja lima com a vovó Anete
12:30 Papinha de ervilha, cenoura, mandioquinha, inhame, espinafre, alho poro, cebola, alho refogados no azeite, tiquinho de sal.
*O melhor de tudo: foi comigo!! Cheguei na hora do almoço dele, lógico que ele quis comer com as próprias mãos, só conduzi a colherzinha...tão mocinho!!!

06/08
5:30h Mamou
9:30h laranja lima
11:30 Papinha de ervilha, cenoura, mandioquinha, inhame, espinafre, alho poro, cebola, alho refogados no azeite, tiquinho de sal.

07/08
5h Mamou
9:30h 1/2 maçã com o papai
12:30 Papinha de ervilha, cenoura, mandioquinha, inhame, espinafre, alho poro, cebola, alho refogados no azeite, tiquinho de sal.

08/08
6h Mamou
9:30h bem pouco de maçã com a vovó
11:30 Papinha de ervilha, cenoura, mandioquinha, inhame, espinafre, alho poro, cebola, alho refogados no azeite, tiquinho de sal.
* Nesses últimos dias tem comido bem,

09/08
6h Mamou
9:30h Laranja com o papai
13h Papinha de ervilha, cenoura, mandioquinha, inhame, espinafre, alho poro, cebola, alho refogados no azeite, tiquinho de sal.

10/08
7h Mamou
9:30 1 gomo de mexirica
Nem quis saber de comer.... com a mamãe é difiícil

11/08
Acordamos cedo para o dia dos pais!!
6h Mamou
9:30h Ameixa e damascos cozidos para ficarem molinhos
13h Papinha de beterraba, inhame, chuchu, espinafre, temperado com alho poró, cebola e alho, refogados no azeite, sal e salsa
*Razoável

12/08
6h Mamou
9:30h Maçã
13h Papinha de beterraba, inhame, chuchu, espinafre, temperado com alho poró, cebola e alho, refogados no azeite, sal e salsa

13/08
6:30h Mamou e quase me atrasou pro trabalho
9:30 laranja lima
13h Amassei batata doce à papinha anterior, formou uma massinha.

14/08
6h Mamou
Pediatra + Vacina
9h Não comeu muito da pera... preferiu dormir
13h Papinha de mandioquinha, beterraba, espinafre, inhame, temperada com alho poró, cebola e alho refogados no azeite.
17:30h Passou a jantar, acrescentei frango desfiado a papinha do almoço

15/08
Foi uma noite do terror, talvez a vacina, mas Arthur acordou 12:40am e so dormiu 3:40am, e isso agarrado comigo. Ainda acordou de hora em hora....nem fui trabalhar de tão cansada!
7h Mamou.
10:30 1/2 ameixa seca cozida
13h 1 colher de sopa de papinha de Papinha de mandioquinha, beterraba, espinafre, inhame, temperada com alho poró, cebola e alho refogados no azeite + 1 unidade de tomate cereja sem pele nem semente.
18h 1 colher de sopa Batata, frango desfiado, espinafre, salsa.


16/08
Aventura!!! De ultima hora tivemos que deixar Arthur por conta de meu irmão Davy: Elliot teve uma convocação no quartel, eu, trabalho, vovó Anete, cardiologista!! Detalhe: Davy não sabe nem trocar fralda! Mas tem ficado com Arthur juntamente com minha mãe.
9h Papinha Nestle banana/maçã, devido a essa emergência... nunca havia comido (comeu pouquinho)
12:40 Cheguei da escola e dei peito... bebê estava ansioso!!!
17:30 1 colher de sopa Batata, frango desfiado, espinafre, beterraba, inhame, salsa, alho poró, alho, refogados no azeite

17/08
7h Mamou
10h Papinha Nestle banana/maçã
13h 1 colher de sopa papinha de batata, frango desfiado, espinafre, temperados com sal, alho poro, alho e salsa refogados no azeite.
18h 1 colher de sopa de papinha

18/08
7h Mamou
9h Banana - Definitivamente não gosta!
Patinho moido, espinafre, mandioquinha, cenoura, temperados com alho poró, salsa e alho refogados no azeite.
18h Patinho moido, espinafre, mandioquinha, cenoura, temperados com alho poró, salsa e alho refogados no azeite.

19/08
6:30 Mamou
1/2 maçã
12:30h papinha de batata, frango desfiado, espinafre, temperados com sal, alho poro, alho e salsa refogados no azeite.
18h papinha de batata, frango desfiado, espinafre, temperados com sal, alho poro, alho e salsa refogados no azeite.

20/08
5h Mamou....essa noite não deixou mamãe dormir
9h 1 pera quase inteira!!!
13h Papinha de Patinho moido, espinafre, mandioquinha, cenoura, temperados com alho poró, salsa e alho refogados no azeite.
18:30 Patinho moido, espinafre, mandioquinha, cenoura, temperados com alho poró, salsa e alho refogados no azeite.

Diário de Alimentação do Arthur

A gente acha que tudo que sabemos é tão fácil para os outros... dormir, comer, beber, mas os bebês não sabem, dependem de nós para tudo, até o mais básico. Lógico que o instinto humano de se alimentar prevalece, mas é necessário paciência e insistência para o bebê sair do peito da mamãe e passar a conhecer novos alimentos. No meu caso, como de tantos outros bebês, jamais dei mamadeira ou outra qualquer forma de alimentação pro Arthur, nem água. Quando precisei dar paracetamol por conta da reação da vacina, pôs pra fora, assim como a camomilina. 

Sábado, dia 29/06 iniciamos a introdução dos alimentos para prestigiar a presença da tia Dani, que mora em Americana e veio passar o final de semana conosco. Ela é super coruja e esteve comigo no finalzinho da gravidez e primeiros 10 dias do Arthur, me ajudou demais e ficou super feliz por fazer parte desse momento, que é sim um marco de desenvolvimento.

Como prometido, vou iniciar aqui o diário de alimentação do Arthur, escrevendo o alimento, horário aproximado, modo de preparo e reações. Como tudo para o bebê tem que ter uma rotina, começamos colocando-o na cadeirinha, junto conosco à mesa.

29/06
8h Mamou 
9:30h banana ouro amassada:  arrepios, caretas e pôs pra fora com a língua
10h suco de laranja lima: na mamadeira pequena (não rolou), na Avent* (tb não), no copo, cuspiu pelos cantinhos da boca, na colher também achou esquisito. #fail
Completei com leite materno, afinal não havia comido! Dormiu.
14h Mandioquinha: amassada arrepios, cara de nojo, boca de ânsia, ficou bravo - tadico! #fail again
Restante do dia conforme orientação da pediatra, leite materno à livre demanda como sempre foi.

30/06
9h Mamou
10:30h Maçã raspadinha foi melhor que a banana, ficou um pouco mais de tempo na boca, fez uma careta de estranhamento.
11h Suquinho de laranja lima na Avent* (começou a se interessar pelo bico, mas não soube sugar)
14h Batata Doce cozida amassada com tiquinho de azeite para deixar menos seco. Estranhamento inicial mas por fim gostou, salivou bastante, deixou escapar pela boca, engoliu um pouco.
Completei com leite materno, já que não come o suficiente. Livre demanda o restante do dia
*A alimentação é demorada porque além de não saber, não está lá muito interessado em comer, dá trabalho e o peito da mamãe é mais gostoso. Importante dar o alimento quando o bebê está disposto, sem estar com sono, então ainda não respeitei as 3 horas de intervalo. Estamos oferecendo de forma empírica, ou seja, percebendo as reações do Arthur.

01/07
8:30h Mamou
9h Suco de laranja lima na Avent* (ainda não), deixei comer a laranja pois ficou curioso, comeu alguns gominhos, chupando com aquela boquinha banguela linda!! 
13h Batata doce amassada com tiquinho de azeite - Resolvi repetir o menu que ele gostou já que precisa aprender a comer, engolir e saborear.
Completei com leite materno, já que não come o suficiente. Livre demanda o restante do dia
*Percebi que ontem, com o Elliot, se alimentou melhor, pois além de se divertir, não o papai não tem tetê....demorou mais para se cansar e pedir pra parar....

02/07
8h Mamou
9:30h Maça raspadinha com o papai, depois na redinha. Comeu um pouquinho mais. Não mamou. Dormiu.
13h Agua. Batata Doce com azeite amassada. Não curtiu a brincadeira, deu trabalho, resmungou, mas comeu algumas colheradas antes de estressar. Mamou depois de 30 min.
Livre demanda no período da tarde.
À noite, na hora de jantarmos, coloquei-o à mesa, em sua cadeira. Me viu bebendo suco. Coloquei 1 banana ouro na redinha e se esbaldou!! Mordeu, brincou, sugou. Uso prendedor de chupeta pois a melhor brincadeira agora é jogar tudo no chão.

03/07
8h Mamou (essa noite deu super trabalho para dormir, acordou de 2 em 2 h)
9h Tangerina comeu 2 gomos com o papai, a fruta direto. Água na Nuk* . Dormiu
12:30h Mandioquinha com fiozinho de azeite, comeu muito pouco
13:30h Mamou novamente. A tarde livre demanda.
*Realmente come melhor com o papai, comigo fica puxando blusa e pedindo peito. Segurou a onda de não mamar pela manhã. Parece que se deu melhor com a  mamadeira Nuk* , mas também não sei se está aprendendo a sugar.

04/07
6h Mamou (novamente super trabalho para dormir, acordou de 2 em 2 h, após as 4 despertou e só dormiu 7h)
8:30h Pera raspadinha com a vovó Anete
10h Mamou (estávamos no oftalmo, achei mais prático amamentar)
12h Papinha de batata com chuchu, tiquinho de sal e azeite. Água. Manga
1 gomo de tangerina no jantar para nos acompanhar.
*Hoje a alimentação foi melhor. Come muito pouquinho, logo se estressa, mas tem comido. Realmente gostou da manga

05/07
7:45h Mamou (essa noite a estratégia foi diferente, apesar de ter acordado a cada 2 h, não ofereci peito, acho que só queria colinho da mamãe, ninei e voltou a dormir. Então ficou de 22h as 6h sem mamar)
9h Maçã raspadinha + água no copo (devido sua curiosidade, bebeu no copo, engasgou um pouco)
11:30h Papinha de batata com chuchu. Comeu cerca de 1 colher de sopa. Água. 2 gomos de tangerina na redinha.
*Nitidamente que minha presença atrapalha um pouco a alimentação. Chorou bastante pois o papai quem estava oferecendo, queria mesmo era peito. Saí do seu campo de visão, comeu.

06/07
6h  Mamou (por um milagre dormiu de 1h as 6h direto) dormiu novamente
8h  Pera raspada - papai não estava, não foi tão bom assim....
9:30h Mamou
12h Feijão branco amassado na casa da vovó Anete. Comeu pouco mais de 1/2 colher de sopa.

07/07
8h Mamou
9:30h Maçã raspada (sozinha foi difícil, ele até deu um pedaço pra Mira) + água
11:30h Purê mandioquinha, inhame, chuchu + água ( bem difícil)

08/07
7:30h Mamou
9:30h Macã raspadinha, foi um pouco melhor, comeu quase metade, mas colocou para fora um bagacinho
Mamou no meio da manhã porque tivemos que sair
13h Purê de mandioquinha, inhame, chuchu, temperei com alho douradinho no azeite. + Água. Dei um pedaço de tomate e comeu bem pouquinho...
*Não está gostando de comer.... isso me entristece :(

09/07
7:30h Mamou
9:30h 1/2 Pera raspadinha, cheguei a me alegrar...foi o papai quem deu! + água.
1130h tentamos dar suco de laranja lima #fail
12h Purê de mandioquinha, inhame, chuchu #fail
*Tá difícil, a hora da alimentação tem virado show de horror...

10/07
Essa noite Arthur acordou de hora em hora a partir de meia noite... OMG!!
6h Mamou (estou tentando adequar ao horário que será assim que voltar ao trabalho) dormiu com o papai
9:30h banana amassada #fail banana inteira na mão #fail
12h Cebola e alho refogado no azeite. Inhame, batata, batata doce, mandioquinha, chuchu, abóbora e brócolis, tiquinho de sal. Papai amassou com o garfo e comeu cerca de 1 colher de sopa!!! Abrindo a boca!!! Dormiu!
Só mamou 14h. Dia típico de quando eu voltar ao trabalho ... :(
*Hoje a mamãe ficou feliz - comemorando pequenas vitórias

11/07
Essa noite foi punk! Acordou de hora em hora, mesmo dormindo conosco. Agitado demais!!
5h Mamou (última vez pela manhã, dormiu até 8:30h)
8:30h Mamão: Tentei dar raspadinho, não rolou, preferiu em pedaços (Pode isso Arnaldo?) água
12:45h Papinha. Foi pouco mais de 1/2 colher de sopa, sucesso, pois fui eu quem deu. Água
14h Mamou
*Hoje papai estava trabalhando, o negócio foi comigo mesmo, até que foi bom, pois fica um olho no peixe outro no gato, ou melhor, um no prato outro no peito...rs

12/07
Ele anda muito agitado... dormiu na sala com papai... acordou apenas 2 vezes para mamar.
6h Mamou
9h 1/2 Pera !!! #vitória
12h poucas colheres de papinha... não sei se o cansaço... não sei se estava satisfeito...
*Quando estou comendo algo compatível com sua introdução, mesmo fora de hora, ofereço. Hoje foi berinjela. Gostou!

13/07
Essa noite foi ótima! Acordou apenas 2:26h e 6:15h!!! Mamãe tava até mais forte na academia!!!
6:15h Mamou
9:30h Fruta do Conde!! Quase inteira uma unidade pequena
Hoje não dei almoço...precisei sair bem na hora e nã teriamos tempo, então mamou.

14/07
Mais uma noite ótima. Identica a anterior... será uma nova era?? Amém!!
6:15 Mamou.
9:00h laranja lima em pedaços, quae 1/2 porção
13h Papinha. 1 colher de sopa.
Tivemos churrasco e deixei provar abacaxi e melancia, em pedacinhos. Gostou.

15/07
Outra noite boa....Será Senhor??
6h mamou
8h tentei manga #fail tentei pera #fail. Parece q estava sem fome...
12h almoço com papai, comeu quase 1 colher de sopa, mas não sem lutar...
*Hoje foram suas 1°s fezes sólidas...

16/07
Hoje bem sonada, acabei dando peito 7:45h achando que era 5:45, ou seja, estraguei todo o esquema.
Tive oftalmo 12h, resolvi não levar papinha já que as refeições não tem sido lá essas coisas...
Ou seja, ganhou 1 dia todo de peito...

17/07
5:45 Mamou
7:30 1/2 pera com o papai + agua
11:30h 1 colher de sopa + água
13h grão de bico na vovó Anete + água de coco natural


18/07
Dormiu de 22:30 a 6:15 direto - Aleluia!!! 6:15 Mamou 8h Banana #fail. Maçã bem pouco. Agua. 12h 1 colher de sopa de papinha: batata, cenoura e brócolis cozidos com azeite, salsa, orégano e sal. Agua. A noite resolveu nos acompanhar em uma fatia de maçã, na dentada, ou melhor, gengivada. Ogrinho! 19/07 Acordou 1 e 4h. As 6 despertou. 6h Mamou 8:30 com sono tentei fruta do conde. Não quis e implorou por peito...dei. 13:30h Dormiu com o papai e comeu 1 e 1/2 colher de sopa. Papinha de batata, cenoura, brocolis, salsa, sal e azeite. Não quis agua.

19/07
6h Mamou
9:30 Maçã raspadinha com a vovó... não deu muito certo.
13h Papinha de brocolis, batata e cenoura com o papai.

20/07
6:15 Mamou
10h ameixa amassada com maçã... comeu um pouquinho...
Tivemos que sair e não rolou amoço

21/07
6:30 Mamou
9:30 mamão... #fail
Tivemos que sair e não rolou almoço

22 e 23/07
Esteve resfriado, com nariz bem congestionado! Como as refeições não tem sido lá essas coisas, optei por não insistir, as noites já tem sido bem difíceis e ele cansadinho... deixei que mamasse para se nutrir e principalmente se hidratar!

24/07
Não quis nem saber da pêra...
13h Sopinha da vovó Anete com ervilha, cará, cenoura, temperada com salsa, coentro, sal, azeite, alho e cebola

25/07
8h 1 gomo de tangerina
12h Sopinha da vovó Anete com ervilha, cará, cenoura, temperada com salsa, coentro, sal, alho e cebola douradinho no azeite.

26/07 Mamou 6h
8h Maçã raspadinha - menos de 1/2 unidade pequena com muito esforço
12h Papinha de batata, cenoura, brócolis, ervilha, temperada com azeite, cebola e alho douradinho e salsa = Não quis!
*Estava sozinha, fica muito difícil... :(

27/07 Mamou 6h
8:30h Maçã cozida com ameixa - comeu menos da metade de uma unidade pequena e com muita relutância
12:30h Papinha de batata, cenoura, brocolis, ervilha, temperada com azeite, cebola e alho douradinho, salsa. Comeu 12 colheradinhas pq estava com a tia Dani.
*Comigo realmente fica difícil querer comer :(

28/07
Mamou 7h
9:30h Banana prata amassada #fail. Suco de laranja lima, cerca de 10 ml após o passeio com o papai e titia.
14h Após um cochilo, papinha apenas 5 colheradinhas... :(
*Mamãe fica triste :(

29/07
Mamou 7h
9:30h Tangerina #fail
12:30h Papinha de batata, cenoura e brócolis, temperada com cebola e alho refogado no azeite, salsa e tiquinho de sal. #fail
*Chegamos a exatos 1 mês da introdução alimentar e parece até que regredimos...

30/07
Voltei ao trabalho, ainda em replanejamento, entrei mais tarde.
6:30h Mamou
9:30h 1/2 maçã com o papai
14h Já estava em casa, e nem quis saber de papinha...

31/07
6:30 Mamou
9:30 2 colherinhas de avocado com a vovó Anete
13h Papinha com a mamãe, cerca de 6 colherinhas + 3 florezinhas de brocolis na gengivada
*Mamãe ficou feliz!!!

01/08 (Por uma confusão quanto a licença maternidade, não fui trabalhar esse dia)
4:30h Mamou (E essa foi a única vez que acordou, depois só 7:40h - maravilha!!!)
8:30h 1/2 maçã com o papai
Vacina...
12:30h Papinha de batata, cenoura, mandioquinha e alho poró, temperada com cebola e alho refogados em fio de azeite, não pus sal. amassada com garfo - Comeu quase 1 colher de sopa!!!
*Mamãe ficou muito feliz e confiante!!!

02/08
6:30 Mamou
9:30h Maçã com o papai
Não almoçou porque cheguei na hora da fome, a saudade era tanta que so quis saber de peito e aconchego

03/08
7h Mamou
Papinha de batata, cenoura, mandioquinha e alho poró, temperada com cebola e alho refogados em fio de azeite, não pus sal. amassada com garfo

04/08
7h Mamou
Nem quis saber de fruta
11:30h Papinha de batata, cenoura, mandioquinha e alho poró, temperada com cebola e alho refogados em fio de azeite, não pus sal. amassada com garfo - Titia Isa


05/08
5:30h Mamou
9:30h suco de laranja lima com a vovó Anete
12:30 Papinha de ervilha, cenoura, mandioquinha, inhame, espinafre, alho poro, cebola, alho refogados no azeite, tiquinho de sal.
*O melhor de tudo: foi comigo!! Cheguei na hora do almoço dele, lógico que ele quis comer com as próprias mãos, só conduzi a colherzinha...tão mocinho!!!

06/08
5:30h Mamou
9:30h laranja lima
11:30 Papinha de ervilha, cenoura, mandioquinha, inhame, espinafre, alho poro, cebola, alho refogados no azeite, tiquinho de sal.

07/08
5h Mamou
9:30h 1/2 maçã com o papai
12:30 Papinha de ervilha, cenoura, mandioquinha, inhame, espinafre, alho poro, cebola, alho refogados no azeite, tiquinho de sal.

08/08
6h Mamou
9:30h bem pouco de maçã com a vovó
11:30 Papinha de ervilha, cenoura, mandioquinha, inhame, espinafre, alho poro, cebola, alho refogados no azeite, tiquinho de sal.
* Nesses últimos dias tem comido bem,

09/08
6h Mamou
9:30h Laranja com o papai
13h Papinha de ervilha, cenoura, mandioquinha, inhame, espinafre, alho poro, cebola, alho refogados no azeite, tiquinho de sal.

10/08
7h Mamou
9:30 1 gomo de mexirica
Nem quis saber de comer.... com a mamãe é difiícil

11/08
Acordamos cedo para o dia dos pais!!
6h Mamou
9:30h Ameixa e damascos cozidos para ficarem molinhos
13h Papinha de beterraba, inhame, chuchu, espinafre, temperado com alho poró, cebola e alho, refogados no azeite, sal e salsa
*Razoável

12/08
6h Mamou
9:30h Maçã
13h Papinha de beterraba, inhame, chuchu, espinafre, temperado com alho poró, cebola e alho, refogados no azeite, sal e salsa

13/08
6:30h Mamou e quase me atrasou pro trabalho
9:30 laranja lima
13h Amassei batata doce à papinha anterior, formou uma massinha.

14/08
6h Mamou
Pediatra + Vacina
9h Não comeu muito da pera... preferiu dormir
13h Papinha de mandioquinha, beterraba, espinafre, inhame, temperada com alho poró, cebola e alho refogados no azeite.
17:30h Passou a jantar, acrescentei frango desfiado a papinha do almoço

15/08
Foi uma noite do terror, talvez a vacina, mas Arthur acordou 12:40am e so dormiu 3:40am, e isso agarrado comigo. Ainda acordou de hora em hora....nem fui trabalhar de tão cansada!
7h Mamou.
10:30 1/2 ameixa seca cozida
13h 1 colher de sopa de papinha de Papinha de mandioquinha, beterraba, espinafre, inhame, temperada com alho poró, cebola e alho refogados no azeite + 1 unidade de tomate cereja sem pele nem semente.
18h 1 colher de sopa Batata, frango desfiado, espinafre, salsa.


16/08
Aventura!!! De ultima hora tivemos que deixar Arthur por conta de meu irmão Davy: Elliot teve uma convocação no quartel, eu, trabalho, vovó Anete, cardiologista!! Detalhe: Davy não sabe nem trocar fralda! Mas tem ficado com Arthur juntamente com minha mãe.
9h Papinha Nestle banana/maçã, devido a essa emergência... nunca havia comido (comeu pouquinho)
12:40 Cheguei da escola e dei peito... bebê estava ansioso!!!
17:30 1 colher de sopa Batata, frango desfiado, espinafre, beterraba, inhame, salsa, alho poró, alho, refogados no azeite

17/08
7h Mamou
10h Papinha Nestle banana/maçã
13h 1 colher de sopa papinha de batata, frango desfiado, espinafre, temperados com sal, alho poro, alho e salsa refogados no azeite.
18h 1 colher de sopa de papinha

18/08
7h Mamou
9h Banana - Definitivamente não gosta!
Patinho moido, espinafre, mandioquinha, cenoura, temperados com alho poró, salsa e alho refogados no azeite.
18h Patinho moido, espinafre, mandioquinha, cenoura, temperados com alho poró, salsa e alho refogados no azeite.

19/08
6:30 Mamou
1/2 maçã
12:30h papinha de batata, frango desfiado, espinafre, temperados com sal, alho poro, alho e salsa refogados no azeite.
18h papinha de batata, frango desfiado, espinafre, temperados com sal, alho poro, alho e salsa refogados no azeite.

20/08
5h Mamou....essa noite não deixou mamãe dormir
9h 1 pera quase inteira!!!
13h Papinha de Patinho moido, espinafre, mandioquinha, cenoura, temperados com alho poró, salsa e alho refogados no azeite.
18:30 Patinho moido, espinafre, mandioquinha, cenoura, temperados com alho poró, salsa e alho refogados no azeite.

 
Real Time Web Analytics