quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Viajando de Avião com Crianças

Não é Publipost.

A Gol me enviou algumas dicas para viajar de avião com crianças e achei bastante interessante e útil, por isso resolvi compartilhar aqui. Se você tem também alguma outra dica que funcionou com sua criança, compartilhe conosco.

Confira:

Maneiras de entreter as crianças no avião
Deixar os pequenos entretidos durante uma viagem de avião é mais fácil – e barato – do que se imagina. Veja algumas dicas:

1. O brinquedo preferido
Leve o brinquedo favorito do seu filho na bolsa e leve um para você também. Além de vivenciar novas maneiras de brincar no avião, é importante que a criança tenha o incentivo do ‘brincar junto’, com a participação da família.

2. Adivinhe quem está na foto
Outra dica é encher uma caixa pequena com várias fotos de amigos, familiares e das próprias crianças. Tire uma e convide a molecada a adivinhar quem está nela. Dê dicas, como a roupa usada, o que a pessoa está fazendo, em que evento. É interessante oferecer às crianças instrumentos que deem corpo e forma às realidades que elas vivenciam, desenvolvendo suas capacidades de criar e descobrir.
3. Moldando e montando a brincadeira
Pesquisas mostraram que massinhas de modelar, peças para montar e livros para colorir são eficientes para entreter os pequenos no avião. Sabe por quê? Com eles, as crianças podem expressar suas angústias, seus medos, seus conflitos e dificuldades de maneira simbólica, o que ajuda, inclusive, em situações que lhes causam estresse e ansiedade.
4. Todos unidos pelo mesmo desenho
Deixe na mesinha da poltrona alguns objetos como lápis, caneta, borracha, um caderno de desenho ou outro papel. Faça apenas um traço e convide as crianças a continuarem o desenho, cada uma de uma vez. E assim, sucessivamente, todos darão, juntos, forma à obra. A expectativa será grande em torno do resultado.
5. Jogo das palavras

Ainda com o lápis e o papel, escreva uma palavra e convide os participantes a escreverem outras que tenham relação com a primeira. Todos devem procurar formar frases, construindo um texto lógico. A brincadeira ainda pode ser feita com as palavras sendo ditas oralmente. A criança não estará apenas brincando, mas também desenvolvendo habilidades necessárias para o seu crescimento pessoal, social e neurológico, como o raciocínio lógico e a memória.

Fazendo as malas
Viajar com crianças não significa encher a mala de coisas que você não sabe se vai precisar. Para não levar mais do que o necessário, é importante planejar a viagem com antecedência e fazer uma lista com os itens para a bagagem.
Outra dica importante é levar em consideração o destino, clima e a duração da viagem. Isso ajudará na hora de separar as roupas e acessórios adequados.
Não se esqueça de levar os documentos e a carteirinha do convênio médico ou número do SUS da criança. No caso de viajar com bebês, levar também o cartão de vacinação e o telefone do pediatra. Também é recomendado levar um kit de primeiros socorros, para qualquer emergência.

Documentação
A GOL não transporta crianças de 0 a 5 anos incompletos desacompanhadas de um responsável maior de 18 anos. Se a criança tiver até 1 ano e 11 meses, ela pode embarcar no voo sem pagar pela passagem aérea. Para que isso aconteça, o bebê deve viajar no colo de um adulto responsável ou de uma pessoa maior de 12 anos, ambas acompanhadas de uma pessoa maior de 18 anos responsável. 

É permitida uma criança de colo por cliente.

Voos Nacionais

Para embarcar com uma criança menor de 12 anos você deve apresentar um  documento de identificação da criança em formato original ou cópia autenticada, podendo ser:
• Passaporte;
• Carteira de Identidade (​RG) expedida pela Secretaria de Segurança Pública de um dos estados da Federação ou Distrito Federal;
• Cartão de Identidade expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República, incluindo o Ministério da Defesa e os Comandos da Aeronáutica, da Marinha e do Exército;
• Certidão de Nascimento.

É imprescindível que o documento de identificação da criança comprove a filiação ou parentesco com o responsável, que também deverá apresentar um documento de identificação válido. Isto é necessário, pois, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o menor pode viajar com parente de até o terceiro grau, desde que comprovado documentalmente o parentesco.

Voos Internacionais

Para embarcar com uma criança ou adolescente menor de 18 anos, você deve apresentar um documento de identificação da criança em formato original, podendo ser:
• Passaporte válido;
• Carteira de identidade (RG) expedida pela Secretaria de Segurança Pública de um dos estados da Federação ou Distrito Federal (Somente para os países do MERCOSUL).
Para conferir a relação de documentos necessários ou regras para outras situações, como por exemplo crianças desacompanhadas, confira o link da GOL.


terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Dicas para Econimizar nos Presentes de Natal

Nunca a frase 'É só uma lembrancinha" será tão usada. Em tempos de grana mais curta e até mesmo de todos os avisos e alertas quanto a crise econômica que se instala e promete se agravar ao longo de 2016, a época de festas, que é um momento de confraternização e agradecimento ao ano que se passou, não pode ficar em branco para a maioria dos brasileiros.

A melhor opção é planejar-se ao longo do ano, guardando uma pequena parcela de dinheiro no orçamento também para essa ocasião, aproveitando assim a Black Friday e economizando nas compras.

Esse planejamento também serve para fazer compras ao longo do ano, fugindo das datas festivas e aproveitando possíveis ofertas e promoções, para comprar aquele presente ou lembrança para aquela pessoa conhecida, que você sabe que vai presentear.

Outra alternativa que usei muito para presentear familiares, antes de instituirmos o amigo secreto em família, foi compras no atacado. Batom, camisas polo, necessaire, cinto, bijuterias, agendas, são exemplos de itens que sempre agradam e não pesam no bolso. Comprando em lojas atacadistas geralmente se obtém um bom desconto. Grandes cidades também costumam ter centros de compras com ótimas ofertas. Esses centros prometem ter um aumento de até 30% de volume de compras com relação a shoppings e demais lojas. Pesquisar pela internet nunca foi tão importante.

Além de personalizado, a onda do "Do It Yourself" ou DIY agrada bastante. Quando você faz sua própria lembrança de Natal, emprega ali não apenas o presente em si, mas também a energia, o carinho e o cuidado com a pessoa presenteada. Quem tem criança, pode envolvê-las também nesse processo e aproveitar um momento gostoso e criativo. Por isso, seguem algumas sugestões que além de lindas e personalizadas, agradarão seus queridos e também seu bolso.

Confira:

Biscoitos Natalinos

Difusor Personalisado

Toalhas de Mão

Velas Decorativas
Gostou? Compartilhe!!


segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Toda Família com Saúde - Pais também precisam ficar atentos à saúde

Que todos nós, pais, nos preocupamos com os nossos filhos não é novidade, não é mesmo? Estamos sempre com consultas marcadas e acompanhamos a saúde deles com muito cuidado, mas quando chega a nossa vez de tomar conta do nosso corpo acabamos negligenciando. 

Se você parar para pensar, quando foi a última vez que você fez um check-up? Se você está saudável e não toma remédio controlado isso é bem provável que faça um bom tempo. A gente acaba achando que é algo desnecessário ir ao médico quando não estamos nos sentindo mal e isso pode ser um grande problema.

Visitar o médico regularmente pode nos ajudar a descobrir problemas no inicio. Muitas doenças podem ser curadas se descobertas cedo, por isso é tão importante que estejamos sempre alerta para os sinais que os nossos corpos nos mandam, mas também buscar ajuda mesmo quando não estiver sentindo nenhum sintoma. 

O câncer de próstata, por exemplo, é o tipo de câncer mais comum na população brasileira e só vem a apresentar sintomas quando já está em estágio avançado.

Além disso, a visita regular ao médico também nos ajudar a criar um histórico não só da nossa família, mas também de nós mesmo que podem servir para descobrir e prevenir doenças no futuro dos nossos filhos. 

Fazer consultas, exames e tratamentos adequados é importante para ter uma vida longa e saudável. Idade, histórico familiar, escolhas do nosso estilo de vida (o que comemos, as atividades que praticamos e se consumimos álcool ou fumamos, por exemplo) são fatores que impactam diretamente o que e quando precisamos checar na nossa saúde.

Uma visita, mesmo que apenas uma vez ao ano, ao médico também pode ser ótima para receber conselhos sobre a sua saúde, seja no que diz respeito ao controle do peso, a possibilidade de parar de fumar, o consumo de álcool e outros problemas que podem estar lhe preocupando. O médico vai poder lhe aconselhar melhor sobre os riscos que você está correndo e também sobre as melhores formas de prevenir e evitar vários tipos de doença. Por isso é tão importante a visita mesmo quando você não esteja se sentindo mal.

É também bom lembrar que nem só a saúde física pode ser melhorada nessas visitas, mas também a saúde mental, às vezes aquele problema emocional que achamos que é passageiro pode precisar de um tratamento mais aprofundado, como a depressão.


Cuidar dos nossos pequenos é importante, mas está saudável para fazer isso é ainda mais. Então, sempre bom lembrar que a nossa saúde também merece atenção.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Prepare seu Carro para as Férias

PREPARE SEU CARRO PARA AS FÉRIAS
Ford indica itens que precisam ser verificados antes de pegar a estrada

Não é um Publipost. 

A Ford enviou a alguns colaboradores de imprensa uma lista com cuidados básicos para um check up do automóvel antes de pegar a estrada. Como tratam-se de itens de segurança e que valem a pena ser lembrados, resolvi postar na íntegra o conteúdo, para quem quiser aproveitar aquela viagem de carro, tranquilamente. Segue abaixo:

Fim de ano é sinônimo de férias, momento em que as pessoas aproveitam para viajar e descansar. Se o passeio for de carro e envolver aventura e diversão com conforto, o EcoSport é o modelo perfeito. Mas, para garantir uma viagem segura, é necessário fazer um checkup no carro antes de pegar a estrada. João Filho, chefe de Engenharia da Ford América do Sul, indica os itens que não podem faltar nessa revisão:

ü  Revisões periódicas: mantê-las em dia é a melhor maneira de assegurar que não aconteçam imprevistos durante a viagem. Os distribuidores autorizados Ford são os locais indicados para essas revisões, que devem acontecer a cada seis meses de uso ou 5 mil km no primeiro ano, o que ocorrer primeiro. Após esse período, as revisões devem ser feitas anualmente ou a cada 10 mil km, podendo variar de acordo com o modelo do carro. A informação pode ser verificada no manual do veículo. No EcoSport, um alerta de manutenção no painel acende a cada seis meses ou 10 mil km rodados, indicando que está na hora de agendar uma revisão.

ü  Fluidos: é preciso checar a qualidade e quantidade dos fluidos necessários ao bom funcionamento do carro. São eles: água do limpador de para-brisa, óleo do motor, fluido de freio e líquido de arrefecimento (também conhecido como a água do radiador). O ideal é que essa verificação aconteça com o carro frio, pois, quando ligado, o líquido presente no radiador muda de densidade e aparenta ter um volume maior que o real. Além disso, o líquido aquecido produz vapores que podem causar queimaduras. O fluido da direção hidráulica também deve ser verificado a cada 100 mil quilômetros.

ü  Palhetas do para-brisa: item indispensável para assegurar a visão do motorista ao dirigir em condições adversas, com chuva, por exemplo. Com o tempo, as palhetas ficam gastas e devem ser substituídas.

ü  Luzes: verificar o funcionamento de todas as luzes disponíveis no veículo, como lanterna, farol baixo, farol alto, farol de neblina dianteiro, guia de led, pisca alerta e luzes de freio. Em alguns casos, certificar-se também sobre o acendimento automático.

ü  Pneus: calibre os pneus com regularidade. Isso proporciona direção mais leve e melhor estabilidade e eficiência do carro, menor consumo de combustível e redução de emissão de gases nocivos na atmosfera. Cada carro possui uma calibragem ideal que pode ser verificada no manual do produto. No caso do EcoSport Titanium 2.0 AT, o ideal é colocar 30 libras em cada pneu. Caso o carro esteja totalmente carregado para sua viagem, a recomendação é colocar 35 libras nos pneus dianteiros e 40 nos traseiros.

ü  Estepe: não se esqueça de calibrar o estepe, que, no EcoSport, fica na parte externa do porta-malas e só pode ser retirado com a chave segredo.

ü  Macaco, chave de rodas, gancho de reboque, triângulo e chave de porca: Saiba onde encontrar os itens necessários para efetuar a troca do pneu, caso necessário. Em todos os modelos do EcoSport, esses itens ficam no compartimento de bagagem, sob a cobertura do assoalho, em um kit de ferramentas.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Como foi seu 2015?

Hoje, no primeiro dia de dezembro de 2015 quero fazer você dormir com essa pergunta na cabeça: Como foi seu 2015?

Lembre-se de você, no reveillon, suas promessas e planos, todos aqueles sonhos... Você chegou a anotar no papel? Ficou apenas no campo das ideias? Não há problemas, o importante é que você sonhou e desejou algo novo e maravilhoso para seu 2015.

Tenho certeza que você não é o único a perceber o quanto 2015 passou voando! Mal piscamos já temos árvore de natal montada novamente. Será que os últimos 365 dias (ou melhor, 305 dias) foram realmente úteis e incríveis quanto você desejou?

Não se desespere, ainda há 30 dias para tentar fazer algo, caso seus planos tenham não tenham ido muito bem.

O primeiro passo é anotar. Escrevendo, desenhando, fazendo um organograma, todo o planejamento fica mais fácil. Eu uso agenda, calendário, post it, lousa, bloco de notas do celular, excell no computador. Isso me ajuda e me mantém no foco. Escrevo o que pretendo fazer, o que preciso comprar, e depois que realizo, o que conquistei naquele dia.


Parece muito meticuloso, mas aqui tem sido a fórmula do nosso sucesso!

Tenho um cantinho da cozinha, o cantinho da minha cafeteira, já que sou coffeelover, onde fica um calendário no qual anotamos nossa atividade física e dieta dia após dia. Uso caneta cor de rosa e Elliot um azul que chama a atenção. Gosto de ver o calendário todo colorido, preenchido com nossas conquistas. Sim, são conquistas simples mas são elas que nos levam mais perto da vitória! Quando olho o calendário, percebo se estou no caminho correto e onde devo melhorar, ou quando... Sei que meu julho foi muito preguiçoso, por exemplo, e me trouxe consequências já que não sou mais uma garota de 18 anos....

Em relação as finanças, usamos o excell. A planilha é parecida e está disponível a quem me pedir por email (estela@equilibriumcoaching.com.br) . O excell permite também as cores, e sabemos quando estamos no verde, amarelo ou vermelho em alguma pasta... Se o sinal vermelho se acende muitas vezes, é preciso rever todo o orçamento.

Foi com essa estratégia que fizemos boas compras na última black friday e comprei tudo o que eu gostaria, aproveitando descontos que chegaram a 40% dos itens aos quais me planejei. Porque retomei esse assunto agora, que a sexta feira de compras já passou? Porque já tenho meus planos para o ano que vem! Sim, uma vez que isso virou uma rotina é preciso de planejamento financeiro para aproveitar o ano que vem. Tenho visto um ditado popular "A black friday vem para jogar na sua cara que mesmo com descontos incríveis você não tem dinheiro para comprar nada", é engraçado ler assim, mas é uma grande verdade na vida de alguns. E isso é pura falta de planejamento.

Assim como comprar alguma coisa, também existem as contas do início do ano, e tantas outras despesas pré estabelecidas que precisam ser previstas em um orçamento inteligente, que permita que você faça suas escolhas e não que seu dinheiro escolha por você. Mas para que você tenha um 2016 incrível, o planejamento anual já pode começar agora.

Reveja seu plano de 2015.

Anote seus pontos de sucesso.

Onde pode melhorar?

Anote seus pontos de estagnação.

O que houve de errado? Faltou empenho? Quem pode te ajudar nessa jornada?

Observe onde houve fracasso.

Isso era realmente importante? Há um outro caminho que você possa percorrer para alcançar seu objetivo? Quem pode te ajudar?

Ainda há tempo de salvar seu 2015. Recorra a alguma meta que ainda não atingiu, daquelas do início do ano. Caso seja muito difícil, reorganize para que possa alcançar algum resultado ainda esse ano. Faça de seu dezembro de 2015 o primeiro mês de uma jornada de sucesso, como um aquecimento para esse 2016 que se apresenta como uma página em branco! 

Exemplo: Planejou perder 10 Kg e não conseguiu nenhum? Tente perder o 1° ainda esse mês. Para 2016 restarão apenas 9.

Planejou guardar algum montante de dinheiro e não guardou nada? Comece já! Poupe um pouco e passe seu réveillon com uma pequena quantia investida. A primeira de muitas! 

Procure não olhar para o que passou. Foque no seu futuro de sucesso e prosperidade, porque o futuro começa agora!!

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Whole 30 x Paleo - Minha Primeira Experiência

Iniciei meu desafio dia 16/11/2015, como contei aqui, após um tempo sentindo que meu metabolismo não era o mesmo. Afinal, para ter resultados diferentes eu precisaria tentar algo novo também.

Confesso que os primeiros dias não são nada fáceis e percebe-se, notadamente, a ausência dos carboidratos processados, dos quais vamos nos acostumando ao longo da vida. Sede, vontades, uma sensação no fundo do estômago como se fosse fome, um vazio... 

Por outro lado, muita disposição. Passei a participar de um grupo com muitas mulheres, de várias idades e objetivos diferentes, mas todas buscando uma melhor qualidade de vida. Neste grupo algumas que são adeptas da Paleo há algum tempo. Já escrevi aqui sobre esse estilo de vida, há cerca de 01 ano, e é esse o período que venho pesquisando e tentando me aproximar desse estilo de encarar a alimentação. Também não é fácil, visto que vai de encontro com muitos conceitos que estão há tempos arraigados no pensamento coletivo, inclusive no meu, como comer de 3 em 3 horas, por exemplo.


As explicações para as orientações da Paleo fazem todo o sentido, e eu acredito que o maior impedimento seja mesmo o impedimento mental. 

Enfim, ainda falando sobre Whole 30, a dieta me deixou mais leve e aos poucos fui perdendo aquela compulsão por comer determinados alimentos. Sabe aquele docinho após a refeição principal? No início mandava uma fruta seca com nozes. Hoje já consigo passar sem. Mais uma vez, não é a necessidade biológica do alimento doce, e sim uma necessidade mental daquele hábito. Subtituir por fruta pode ser uma boa opção.

Estou notadamente mais leve e não perdi a disposição (imaginei que pudesse acontecer pela diminuição de carbos como arros e macarrão integral), ao contrário, me determinei a treinar forte o suficiente para testar mesmo a dieta, e sucesso!

Como qualquer desafio, encontro obstáculos, além da fissura por alguns alimentos como escrevi acima, em minha opinião, o momento é se colocar em lugar seguro e não se por a prova, ou seja, evitar determinadas situações sociais como festas e encontro com amigos onde possa haver alimentos tentadores que não fazem parte do desafio. Um churrasquinho? OK. Uma festinha de criança? Quem resistirá aos deliciosos brigadeiros?

Estou me aproximando muito do conceito Paleo, e acho que será fácil seguir. Acredito que não existe dieta correta, e sim uma dieta adequada para cada indivíduo e isso pode mudar ao longo do tempo, conforme suas necessidades energéticas, estilo de vida e objetivos.

Quando se adota uma dieta ou estilo de vida, não significa que determinados alimentos simplesmente nunca mais farão parte da vida. Isso é irreal e pouquíssimas pessoas conseguem, pois depende de muitos fatores como crenças, valores pessoais, oportunidades, mas que ao longo do tempo aquilo vai se tornando menos um desafio e mais parte daquilo que te faz bem.

Esse é um relato pessoal, um feedback do desafio que me propus. Não posso e não tenho competência para indicar ou prescrever dieta, não sou nutricionista, até mesmo por isso não descrevi como funciona. Já existem muitos sites e blogs por aí com essa informação. Procure um nutricionista esportivo responsável sempre que possível e, acima de tudo, ouça seu corpo.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Black Friday - Como Aproveitar as Verdadeiras Ofertas

Essa semana está todo mundo na espectativa para aproveitar as verdadeiras ofertas da black friday, ainda mais por conta da crise financeria que apertou o bolso do brasileiro, economizar em alguns itens pode ser providencial.

Ainda dá tempo para se programar e realmente aproveitar o que a data significa, verdadeiros descontos, com planejamento e foco, especialmente porque o PROCON monitorou preços durante 3 meses para que não aconteça como em outros anos, que inclusive batizamos de "black fraude".

Para relembrar e entender, estabelecimentos durante os 10 ou 15 dias que antecederam a black friday, aumentaram seus produtos para que, no dia, diminuissem ao valor original e as vezes até maior. Portanto, observar nos buscadores de compras os gráficos referentes ao valor médio do item é fundamental para quem ainda não se preparou, conferindo com mais antecedência:

Faça uma lista daquilo que você está precisando.

Faça uma lista daquilo que você está desejando.

Verifique nos sites de busca de preços, os valores médios de cada item - Anote!

Ao lado, anote o valor máximo que você está disposto a pagar, tratando-se de um dia de ofertas.

Verifique se o valor, ou valores, cabem dentro de seu orçamento, pois não adianta a melhor oferta quando não se tem dinheiro.

No dia, confira se o item está realmente em boa oferta e se está de acordo com o seu planejamento.

Evite comprar por impulso! Essa época os estabelecimentos querem pegar o consumidor pelo pé. Mas o mar não está para peixe nem para os estabelecimentos nem para nós, consumidores. 

A palavra de ordem continua sendo economia. Por conta de tantos acontecimentos estarrecedores, a mídia tem se ocupado com outras notícias e podemos nos esquecer do quanto a situação financeira do pais anda delicada. Quem tem um orçamento pessoal sob controle, não precisa se preocupar e poderá aproveitar as ofertas da data, afinal, se planejou para o gasto. Caso contrário, pense que você ainda tem suas contas habituais a pagar, especialmente as do início do ano. 

Se esse for seu caso, deixe passar. Nada melhor que o dinheiro no bolso, e planeje-se para o ano seguinte. Afinal, a black friday já se tornou um hábito também para o brasileiro.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Whole 30 - Um Detox de 30 dias

Eu jamais senti o peso da idade.

Tanta gente comentava que chegar aos 30 anos, com o metabolismo diminuindo, perder peso seria uma tarefa árdua. Outros tantos culpam a gravidez como dificuldade.



De fato, passei ilesa pelos 30 e também pela gestação do Arthur. Comemorei feliz meus 38 anos com corpinho de 37 (rsrsrs) e confesso que abusei. Me permiti comer de tudo, sem moderação. Além disso dei espaço a preguiça, ou seja, a pior bomba para o metabolismo, já comprometido pela idade.

Não dá pra negar que a idade pesa sim, isso é fato estudado e cientificamente comprovado, para alguns chega mais cedo, outros mais tarde, mas o corpo entra em um estado de economia de energia. Faz parte da vida envelhecer, cabe a nós adaptarmos nosso organismo para enfrentar cada etapa de nossa vida com mais saúde e qualidade de vida.

Estar leve para mim, além de ser um cartão de visita de meu trabalho como educadora física, é diminuir os efeitos naturais da idade, uma vez que estando com um corpo mais leve, é mais fácil para o corpo "carregar" o peso para as atividades do dia a dia. Uma alimentação saudável também evita doenças como diabetes, colesterol, alto triglicérides, hipertensão, entre outras.

Como meu organismo tem demorado muito a responder, atribuo isso a idade mas confesso que preciso fazer alguns exames médicos, resolvi fazer uma dieta super limpa para desintoxicar o organismo e me livrar dessa retenção que teima em permanecer comigo.

Já pesquisei faz algum tempo o famoso WHOLE 30, que preconiza uma alimentação livre de industrializados, porém rica em alimentação que o programa chama "de verdade".

Trata-se de um desafio uma vez que a oferta de produtos industrializados, cheios de gordura hidrogenada, açúcar, laticínios, grãos e leguminosas é grandiosa então é preciso muita organização para não sair da linha.

Inicio o programa com 59,6 kg (16/11/2015) e uma das regras é esquecer a balança. Preciso realmente voltar a fugir dela, foi quando tive meus melhores resultados. 

Hoje minha vida é absolutamente diferente, já que tenho Arthur, ainda amamento, não durmo como uma mulher sem filhos e tenho que me desdobrar em várias personagens durante meu dia. Mas isso não pode ser desculpa.

LIBERADO:

Coma carne Frutos do mar, Frango, Ovos.

Vários vegetais

Algumas frutas (frutas secas com moderação)

Boas gorduras de frutas, castanhas, sementes e alguns óleos.

Coma comida com poucos ingredientes, todos pronunciáveis, ou melhor ainda, sem lista de ingredientes porque são totalmente naturais e não processados.

PROIBIDO:

Açúcares, seja real ou artificial. Sem mel, agave, açúcar de coco, stevia, xylitol e etc. Leia sempre as listas de ingredientes.

Não consuma álcool de nenhuma forma, nem para cozinhar.

Não coma grãos - Trigo, arroz, aveia, milho, amaranto e etc. Nem pseudo grãos sem glúten como quinoa.

Não consuma leguminosas - Feijões (de todos os tipos), grãos de bico, ervilha, lentilhas, amendoim, pasta de amendoim, soja, derivados da soja (como tofu, misso, tempeh) e etc.

Não consuma laticínios. Isso inclui derivados do leite de vaca, cabra e ovelha. Exceção para manteiga clarificada (Ghee).

Não consuma sulfitos, glutamato monossódico e carragenina. Esses ingredientes costumam aparecer na lista de ingredientes de alimentos processados. Devem ser evitados durante esses 30 dias.

Não tente recriar junk foods, panquecas ou bolinhos com os ingredientes aprovados.

Última regra: Você não está permitido a subir em uma balança ou se medir durante o programa. Isso aqui é muito mais do que um programa de perda de peso, e se focar só no resultado do seu corpo quer dizer que você vai perder o mais dramático e duradouro benefício que esse programa tem a oferecer.
Então, não se pese, não analise sua gordura corporal ou compare medidas durante o Whole30.

De acordo com as regras o programa promete uma reeducação, uma desintoxicação e uma nova relação com alimentar-se.

Vamos ver daqui 30 dias como meu organismo - corpo e mente - se comportou.

Já inicio com prova de fogo : Niver de criança....

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Morar Sozinho Também Exige Disciplina Financeira

Recebi esse texto que vem de encontro ao propósito de nosso espaço, e apesar de não ser de minha autoria, achei pertinente compartilhar pela importância do conteúdo. Confiram:

Cada vez mais, os brasileiros moram sozinhos. Dados da “Síntese de Indicadores Sociais (SIS)”, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2014, mostram que essa parcela da população no Brasil cresceu 35% em nove anos. Segundo a pesquisa, os “arranjos unipessoais” – como o IBGE nomeia quem vive só – passaram de 10%, em 2004, para 13,5%, em 2013. 

As transformações no padrão demográfico nacional refletem também nas finanças pessoais. Com a demanda em alta por produtos de conveniência específicos para esse público, como alimentos semiprontos, serviços de entrega e embalagens individualizadas – normalmente mais caros por conta da personalização –, quem opta por viver só precisa se preocupar com o consumo consciente.

Para o diretor da Easynvest, Amerson Magalhães, os gastos com o supérfluo tendem a ser maiores quando se mora sozinho, por isso, é essencial controlar as despe

sas. “De forma geral, pessoas nessa condição têm o hábito de gastar mais com refeições fora do lar, lazer, cultura e viagens, por exemplo. E quase sempre são opções caras, especialmente nas grandes cidades. Para garantir a saúde do bolso, o indicado é procurar por produtos e serviços mais baratos, além de controlar os gastos e investir parte dos rendimentos”, explica.

O planejamento financeiro de quem deseja morar sozinho deve ser feito a partir do momento em que tal decisão é tomada. “É nesta fase em que as despesas são formadas e tornam-se bem distintas, pois é criado um novo estilo de vida. Fazer uma análise das finanças é imprescindível para que os gastos não sejam maiores do que a renda”, contemporiza Magalhães.

Ao elaborar a planilha financeira é preciso levar em conta as despesas fixas mensais, como aluguel, prestação do apartamento e condomínio, bem como energia elétrica e telefonia celular, por exemplo. Por meio dela, será possível controlar os custos e programar o pagamento das contas. Documentar as despesas diárias é outra maneira para economizar, pois os gastos desnecessários são mais facilmente percebidos. “O planejamento financeiro é o melhor aliado para quem mora sozinho. Embora possa parecer, não é nada chato ou muito complicado de fazer e, principalmente, manter. Mas, para funcionar, é preciso criar este hábito”, garante o executivo.

Um aliado para este público é a internet. A rede mundial de computadores pode ser usada por este público para pesquisar preços e também fazer compras. Para o supermercado, o recomendado é elaborar listas com os itens necessários para não gastar mais do que o orçamento previsto. Já a alimentação fora do lar deve ser vista com ressalvas. “Sempre que possível, o ideal é optar pelas refeições caseiras. Pode não parecer, mas a soma desta conta sai bem salgada no fim do mês”, afirma Magalhães.

Outro ponto importante da economia doméstica de quem vive só é poupar para ter um fundo de reserva para emergências. Para garantir a saúde do bolso no futuro, é recomendado começar a investir. É necessário, para isso, levar em conta que parte dos seus rendimentos vai ser destinada todos os meses para alguma modalidade de investimento. “A pessoa tem que ter a consciência de que seus gastos vão precisar ser revistos e que, a partir do momento que optar por ser um investidor, uma parcela, ainda que pequena, da renda deve ir para uma carteira de investimento”, ressalva o executivo.

Com o cenário econômico atual, marcado pela alta das taxas de juros aliada a da inflação, algumas das melhores opções de investimentos são atreladas à Selic ou IPCA. O Tesouro Direto está entre as modalidades mais populares do mercado. De acordo com o executivo, as principais diferenças estão no baixo valor exigido para o investimento inicial. “A partir de R$ 30 reais já é possível investir. O baixo risco de crédito, a liquidez e a praticidade são outros atrativos quando se escolhe comprar títulos do governo, que podem ter rentabilidade pré ou pós-fixada”, analisa.

Outra facilidade do Tesouro Direto está nos vencimentos dos títulos. É possível adequar as datas de resgates às necessidades do investidor. Os títulos privados também podem ser boas alternativas. “As letras de crédito – LCIs, LCAs, LCs – e CDBs são emitidos por instituições financeiras cuja rentabilidade é, geralmente, superior à poupança e aos títulos públicos. Além disso, têm a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), de até de R$ 250 mil por investidor, contra a mesma instituição financeira. O que reduz o risco de crédito da operação”, pondera Amerson Magalhães.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Nascimento de dentes pode causar desconforto e febre em bebês

Todas as fases do desenvolvimento dos bebês e crianças são marcantes e deixam os pais entusiasmados. A mudança do sorriso, com a erupção dos primeiros dentes de leite, é uma delas. Isso se dá normalmente entre o 6º e o 7º mês de idade e, como se trata de algo que leva algum tempo, a mudança pode causar alguns inconvenientes ao bebê, como dor, coceira na gengiva e febre. Esta fase exige paciência dos pais, pois os bebês naturalmente acabam chorando mais e precisando de maiores cuidados. Alivium, medicamento referência em ibuprofeno, indicado para a redução da dor e febre, sugere dicas para ajudar papais e mamães nessa fase importante para os pequenos.


Primeiros dentes
Um dos sinais de que a criança está com os primeiros dentes em vias de nascer é o hábito de levar objetos e brinquedos à boca para morder. Isso acontece devido ao incômodo causado pelos dentinhos que começam a despontar e rasgar a gengiva, o que causa coceira e, consequentemente, faz com que os bebês tenham vontade de morder algo para aliviar a sensação. Outro sinal importante é que neste período eles começam a babar mais. Oferecer mordedores ou massagear suavemente a gengiva do bebê pode ajudar a diminuir o incômodo.

Febre
Além de alterações no humor e da dor, o nascimento dos dentes pode provocar febre. Nessa fase, o ideal é consultar um médico para saber como proceder e verificar a necessidade de tratar o problema com medicamentos antitérmicos, como Alivium Infantil, produto referência em Ibuprofeno, substância indicada para diminuição da temperatura corporal, com ação analgésica. É recomendado tirar dúvidas e saber como proceder durante essa fase, com o pediatra ou com o odontopediatra. A febre pode deixar o bebê indisposto, com moleza, falta de apetite e causar mais incômodo nesta fase de transição.

Tempo certo
Apesar de normalmente os primeiros dentes apontarem entre o 6º e 7º mês de idade, não há uma regra ou idade exata para isso acontecer. O início da dentição varia de acordo com cada organismo. Apesar de mais raros, algumas crianças iniciam essa fase por volta dos 12 meses e há casos de crianças que já nascem com dentes. O ideal é higienizar as gengivas desde os primeiros dias de vida para que os dentes nasçam com saúde. Isso pode ser feito delicadamente com uma gaze estéril ou com produtos indicados.

Sobre Alivium
Alivium é um produto referência em Ibuprofeno, substância que apresenta ação antitérmica, indicada para diminuição da temperatura corporal e que age também como analgésico na diminuição das dores associadas a resfriados, gripes, torções, pancadas, dores musculares, cefaleia e cólicas menstruais. O medicamento está disponível em cinco apresentações, divididas em líquidos (Alivium 100mg Gotas Oral (20ml), Alivium 50mg Gotas Oral (30ml), Alivium 30mg/ml Suspensão (100ml) com seringa dosadora) para o público infantil e apresentações em comprimidos (Alivium 400mg e 600mg com 10 Comprimidos) para adultos.

Aplicativo Nutrir e Crescer
Para que os pais possam acompanhar o desenvolvimento de seus filhos, a marca Alivium disponibiliza o aplicativo Nutrir e Crescer, disponível para usuários de celulares com sistema iOS (Iphone) e Android. O app, feito em parceira com pediatras e nutricionistas, tem como objetivo facilitar o dia a dia dos pais com uma série de dicas relacionadas à alimentação e crescimento saudável, de diferentes faixas etárias. São diversos tópicos desde calendário de vacinação, pirâmide alimentar com guia nutricional de alimentos até dicas e receitas para uma dieta adequada para auxiliar o crescimento de crianças e bebês.


Alivium -  ibuprofeno. MS 1.7817.0780. Indicações: para alívio temporário da dor leve a moderada associada a resfriado comum, dores de cabeça (inclusive enxaqueca e cefaléia tensional), dor de dente, dores musculares, dismenorréia (cólica menstrual), dores articulares e na redução da febre. Outubro/2015
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

SAC: 0800 97 99900
Fontes consultadas:
Ferreira FV, et al. Manifestações sistêmicas e/ou locais associadas à erupção dos dentes decíduos: estudo retrospectivo. Pesq Bras Odontoped Clín Integr. 2009; 9(2):235-9.

Viajando de Avião com Crianças

Não é Publipost.

A Gol me enviou algumas dicas para viajar de avião com crianças e achei bastante interessante e útil, por isso resolvi compartilhar aqui. Se você tem também alguma outra dica que funcionou com sua criança, compartilhe conosco.

Confira:

Maneiras de entreter as crianças no avião
Deixar os pequenos entretidos durante uma viagem de avião é mais fácil – e barato – do que se imagina. Veja algumas dicas:

1. O brinquedo preferido
Leve o brinquedo favorito do seu filho na bolsa e leve um para você também. Além de vivenciar novas maneiras de brincar no avião, é importante que a criança tenha o incentivo do ‘brincar junto’, com a participação da família.

2. Adivinhe quem está na foto
Outra dica é encher uma caixa pequena com várias fotos de amigos, familiares e das próprias crianças. Tire uma e convide a molecada a adivinhar quem está nela. Dê dicas, como a roupa usada, o que a pessoa está fazendo, em que evento. É interessante oferecer às crianças instrumentos que deem corpo e forma às realidades que elas vivenciam, desenvolvendo suas capacidades de criar e descobrir.
3. Moldando e montando a brincadeira
Pesquisas mostraram que massinhas de modelar, peças para montar e livros para colorir são eficientes para entreter os pequenos no avião. Sabe por quê? Com eles, as crianças podem expressar suas angústias, seus medos, seus conflitos e dificuldades de maneira simbólica, o que ajuda, inclusive, em situações que lhes causam estresse e ansiedade.
4. Todos unidos pelo mesmo desenho
Deixe na mesinha da poltrona alguns objetos como lápis, caneta, borracha, um caderno de desenho ou outro papel. Faça apenas um traço e convide as crianças a continuarem o desenho, cada uma de uma vez. E assim, sucessivamente, todos darão, juntos, forma à obra. A expectativa será grande em torno do resultado.
5. Jogo das palavras

Ainda com o lápis e o papel, escreva uma palavra e convide os participantes a escreverem outras que tenham relação com a primeira. Todos devem procurar formar frases, construindo um texto lógico. A brincadeira ainda pode ser feita com as palavras sendo ditas oralmente. A criança não estará apenas brincando, mas também desenvolvendo habilidades necessárias para o seu crescimento pessoal, social e neurológico, como o raciocínio lógico e a memória.

Fazendo as malas
Viajar com crianças não significa encher a mala de coisas que você não sabe se vai precisar. Para não levar mais do que o necessário, é importante planejar a viagem com antecedência e fazer uma lista com os itens para a bagagem.
Outra dica importante é levar em consideração o destino, clima e a duração da viagem. Isso ajudará na hora de separar as roupas e acessórios adequados.
Não se esqueça de levar os documentos e a carteirinha do convênio médico ou número do SUS da criança. No caso de viajar com bebês, levar também o cartão de vacinação e o telefone do pediatra. Também é recomendado levar um kit de primeiros socorros, para qualquer emergência.

Documentação
A GOL não transporta crianças de 0 a 5 anos incompletos desacompanhadas de um responsável maior de 18 anos. Se a criança tiver até 1 ano e 11 meses, ela pode embarcar no voo sem pagar pela passagem aérea. Para que isso aconteça, o bebê deve viajar no colo de um adulto responsável ou de uma pessoa maior de 12 anos, ambas acompanhadas de uma pessoa maior de 18 anos responsável. 

É permitida uma criança de colo por cliente.

Voos Nacionais

Para embarcar com uma criança menor de 12 anos você deve apresentar um  documento de identificação da criança em formato original ou cópia autenticada, podendo ser:
• Passaporte;
• Carteira de Identidade (​RG) expedida pela Secretaria de Segurança Pública de um dos estados da Federação ou Distrito Federal;
• Cartão de Identidade expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República, incluindo o Ministério da Defesa e os Comandos da Aeronáutica, da Marinha e do Exército;
• Certidão de Nascimento.

É imprescindível que o documento de identificação da criança comprove a filiação ou parentesco com o responsável, que também deverá apresentar um documento de identificação válido. Isto é necessário, pois, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o menor pode viajar com parente de até o terceiro grau, desde que comprovado documentalmente o parentesco.

Voos Internacionais

Para embarcar com uma criança ou adolescente menor de 18 anos, você deve apresentar um documento de identificação da criança em formato original, podendo ser:
• Passaporte válido;
• Carteira de identidade (RG) expedida pela Secretaria de Segurança Pública de um dos estados da Federação ou Distrito Federal (Somente para os países do MERCOSUL).
Para conferir a relação de documentos necessários ou regras para outras situações, como por exemplo crianças desacompanhadas, confira o link da GOL.


Dicas para Econimizar nos Presentes de Natal

Nunca a frase 'É só uma lembrancinha" será tão usada. Em tempos de grana mais curta e até mesmo de todos os avisos e alertas quanto a crise econômica que se instala e promete se agravar ao longo de 2016, a época de festas, que é um momento de confraternização e agradecimento ao ano que se passou, não pode ficar em branco para a maioria dos brasileiros.

A melhor opção é planejar-se ao longo do ano, guardando uma pequena parcela de dinheiro no orçamento também para essa ocasião, aproveitando assim a Black Friday e economizando nas compras.

Esse planejamento também serve para fazer compras ao longo do ano, fugindo das datas festivas e aproveitando possíveis ofertas e promoções, para comprar aquele presente ou lembrança para aquela pessoa conhecida, que você sabe que vai presentear.

Outra alternativa que usei muito para presentear familiares, antes de instituirmos o amigo secreto em família, foi compras no atacado. Batom, camisas polo, necessaire, cinto, bijuterias, agendas, são exemplos de itens que sempre agradam e não pesam no bolso. Comprando em lojas atacadistas geralmente se obtém um bom desconto. Grandes cidades também costumam ter centros de compras com ótimas ofertas. Esses centros prometem ter um aumento de até 30% de volume de compras com relação a shoppings e demais lojas. Pesquisar pela internet nunca foi tão importante.

Além de personalizado, a onda do "Do It Yourself" ou DIY agrada bastante. Quando você faz sua própria lembrança de Natal, emprega ali não apenas o presente em si, mas também a energia, o carinho e o cuidado com a pessoa presenteada. Quem tem criança, pode envolvê-las também nesse processo e aproveitar um momento gostoso e criativo. Por isso, seguem algumas sugestões que além de lindas e personalizadas, agradarão seus queridos e também seu bolso.

Confira:

Biscoitos Natalinos

Difusor Personalisado

Toalhas de Mão

Velas Decorativas
Gostou? Compartilhe!!


Toda Família com Saúde - Pais também precisam ficar atentos à saúde

Que todos nós, pais, nos preocupamos com os nossos filhos não é novidade, não é mesmo? Estamos sempre com consultas marcadas e acompanhamos a saúde deles com muito cuidado, mas quando chega a nossa vez de tomar conta do nosso corpo acabamos negligenciando. 

Se você parar para pensar, quando foi a última vez que você fez um check-up? Se você está saudável e não toma remédio controlado isso é bem provável que faça um bom tempo. A gente acaba achando que é algo desnecessário ir ao médico quando não estamos nos sentindo mal e isso pode ser um grande problema.

Visitar o médico regularmente pode nos ajudar a descobrir problemas no inicio. Muitas doenças podem ser curadas se descobertas cedo, por isso é tão importante que estejamos sempre alerta para os sinais que os nossos corpos nos mandam, mas também buscar ajuda mesmo quando não estiver sentindo nenhum sintoma. 

O câncer de próstata, por exemplo, é o tipo de câncer mais comum na população brasileira e só vem a apresentar sintomas quando já está em estágio avançado.

Além disso, a visita regular ao médico também nos ajudar a criar um histórico não só da nossa família, mas também de nós mesmo que podem servir para descobrir e prevenir doenças no futuro dos nossos filhos. 

Fazer consultas, exames e tratamentos adequados é importante para ter uma vida longa e saudável. Idade, histórico familiar, escolhas do nosso estilo de vida (o que comemos, as atividades que praticamos e se consumimos álcool ou fumamos, por exemplo) são fatores que impactam diretamente o que e quando precisamos checar na nossa saúde.

Uma visita, mesmo que apenas uma vez ao ano, ao médico também pode ser ótima para receber conselhos sobre a sua saúde, seja no que diz respeito ao controle do peso, a possibilidade de parar de fumar, o consumo de álcool e outros problemas que podem estar lhe preocupando. O médico vai poder lhe aconselhar melhor sobre os riscos que você está correndo e também sobre as melhores formas de prevenir e evitar vários tipos de doença. Por isso é tão importante a visita mesmo quando você não esteja se sentindo mal.

É também bom lembrar que nem só a saúde física pode ser melhorada nessas visitas, mas também a saúde mental, às vezes aquele problema emocional que achamos que é passageiro pode precisar de um tratamento mais aprofundado, como a depressão.


Cuidar dos nossos pequenos é importante, mas está saudável para fazer isso é ainda mais. Então, sempre bom lembrar que a nossa saúde também merece atenção.

Prepare seu Carro para as Férias

PREPARE SEU CARRO PARA AS FÉRIAS
Ford indica itens que precisam ser verificados antes de pegar a estrada

Não é um Publipost. 

A Ford enviou a alguns colaboradores de imprensa uma lista com cuidados básicos para um check up do automóvel antes de pegar a estrada. Como tratam-se de itens de segurança e que valem a pena ser lembrados, resolvi postar na íntegra o conteúdo, para quem quiser aproveitar aquela viagem de carro, tranquilamente. Segue abaixo:

Fim de ano é sinônimo de férias, momento em que as pessoas aproveitam para viajar e descansar. Se o passeio for de carro e envolver aventura e diversão com conforto, o EcoSport é o modelo perfeito. Mas, para garantir uma viagem segura, é necessário fazer um checkup no carro antes de pegar a estrada. João Filho, chefe de Engenharia da Ford América do Sul, indica os itens que não podem faltar nessa revisão:

ü  Revisões periódicas: mantê-las em dia é a melhor maneira de assegurar que não aconteçam imprevistos durante a viagem. Os distribuidores autorizados Ford são os locais indicados para essas revisões, que devem acontecer a cada seis meses de uso ou 5 mil km no primeiro ano, o que ocorrer primeiro. Após esse período, as revisões devem ser feitas anualmente ou a cada 10 mil km, podendo variar de acordo com o modelo do carro. A informação pode ser verificada no manual do veículo. No EcoSport, um alerta de manutenção no painel acende a cada seis meses ou 10 mil km rodados, indicando que está na hora de agendar uma revisão.

ü  Fluidos: é preciso checar a qualidade e quantidade dos fluidos necessários ao bom funcionamento do carro. São eles: água do limpador de para-brisa, óleo do motor, fluido de freio e líquido de arrefecimento (também conhecido como a água do radiador). O ideal é que essa verificação aconteça com o carro frio, pois, quando ligado, o líquido presente no radiador muda de densidade e aparenta ter um volume maior que o real. Além disso, o líquido aquecido produz vapores que podem causar queimaduras. O fluido da direção hidráulica também deve ser verificado a cada 100 mil quilômetros.

ü  Palhetas do para-brisa: item indispensável para assegurar a visão do motorista ao dirigir em condições adversas, com chuva, por exemplo. Com o tempo, as palhetas ficam gastas e devem ser substituídas.

ü  Luzes: verificar o funcionamento de todas as luzes disponíveis no veículo, como lanterna, farol baixo, farol alto, farol de neblina dianteiro, guia de led, pisca alerta e luzes de freio. Em alguns casos, certificar-se também sobre o acendimento automático.

ü  Pneus: calibre os pneus com regularidade. Isso proporciona direção mais leve e melhor estabilidade e eficiência do carro, menor consumo de combustível e redução de emissão de gases nocivos na atmosfera. Cada carro possui uma calibragem ideal que pode ser verificada no manual do produto. No caso do EcoSport Titanium 2.0 AT, o ideal é colocar 30 libras em cada pneu. Caso o carro esteja totalmente carregado para sua viagem, a recomendação é colocar 35 libras nos pneus dianteiros e 40 nos traseiros.

ü  Estepe: não se esqueça de calibrar o estepe, que, no EcoSport, fica na parte externa do porta-malas e só pode ser retirado com a chave segredo.

ü  Macaco, chave de rodas, gancho de reboque, triângulo e chave de porca: Saiba onde encontrar os itens necessários para efetuar a troca do pneu, caso necessário. Em todos os modelos do EcoSport, esses itens ficam no compartimento de bagagem, sob a cobertura do assoalho, em um kit de ferramentas.

Como foi seu 2015?

Hoje, no primeiro dia de dezembro de 2015 quero fazer você dormir com essa pergunta na cabeça: Como foi seu 2015?

Lembre-se de você, no reveillon, suas promessas e planos, todos aqueles sonhos... Você chegou a anotar no papel? Ficou apenas no campo das ideias? Não há problemas, o importante é que você sonhou e desejou algo novo e maravilhoso para seu 2015.

Tenho certeza que você não é o único a perceber o quanto 2015 passou voando! Mal piscamos já temos árvore de natal montada novamente. Será que os últimos 365 dias (ou melhor, 305 dias) foram realmente úteis e incríveis quanto você desejou?

Não se desespere, ainda há 30 dias para tentar fazer algo, caso seus planos tenham não tenham ido muito bem.

O primeiro passo é anotar. Escrevendo, desenhando, fazendo um organograma, todo o planejamento fica mais fácil. Eu uso agenda, calendário, post it, lousa, bloco de notas do celular, excell no computador. Isso me ajuda e me mantém no foco. Escrevo o que pretendo fazer, o que preciso comprar, e depois que realizo, o que conquistei naquele dia.


Parece muito meticuloso, mas aqui tem sido a fórmula do nosso sucesso!

Tenho um cantinho da cozinha, o cantinho da minha cafeteira, já que sou coffeelover, onde fica um calendário no qual anotamos nossa atividade física e dieta dia após dia. Uso caneta cor de rosa e Elliot um azul que chama a atenção. Gosto de ver o calendário todo colorido, preenchido com nossas conquistas. Sim, são conquistas simples mas são elas que nos levam mais perto da vitória! Quando olho o calendário, percebo se estou no caminho correto e onde devo melhorar, ou quando... Sei que meu julho foi muito preguiçoso, por exemplo, e me trouxe consequências já que não sou mais uma garota de 18 anos....

Em relação as finanças, usamos o excell. A planilha é parecida e está disponível a quem me pedir por email (estela@equilibriumcoaching.com.br) . O excell permite também as cores, e sabemos quando estamos no verde, amarelo ou vermelho em alguma pasta... Se o sinal vermelho se acende muitas vezes, é preciso rever todo o orçamento.

Foi com essa estratégia que fizemos boas compras na última black friday e comprei tudo o que eu gostaria, aproveitando descontos que chegaram a 40% dos itens aos quais me planejei. Porque retomei esse assunto agora, que a sexta feira de compras já passou? Porque já tenho meus planos para o ano que vem! Sim, uma vez que isso virou uma rotina é preciso de planejamento financeiro para aproveitar o ano que vem. Tenho visto um ditado popular "A black friday vem para jogar na sua cara que mesmo com descontos incríveis você não tem dinheiro para comprar nada", é engraçado ler assim, mas é uma grande verdade na vida de alguns. E isso é pura falta de planejamento.

Assim como comprar alguma coisa, também existem as contas do início do ano, e tantas outras despesas pré estabelecidas que precisam ser previstas em um orçamento inteligente, que permita que você faça suas escolhas e não que seu dinheiro escolha por você. Mas para que você tenha um 2016 incrível, o planejamento anual já pode começar agora.

Reveja seu plano de 2015.

Anote seus pontos de sucesso.

Onde pode melhorar?

Anote seus pontos de estagnação.

O que houve de errado? Faltou empenho? Quem pode te ajudar nessa jornada?

Observe onde houve fracasso.

Isso era realmente importante? Há um outro caminho que você possa percorrer para alcançar seu objetivo? Quem pode te ajudar?

Ainda há tempo de salvar seu 2015. Recorra a alguma meta que ainda não atingiu, daquelas do início do ano. Caso seja muito difícil, reorganize para que possa alcançar algum resultado ainda esse ano. Faça de seu dezembro de 2015 o primeiro mês de uma jornada de sucesso, como um aquecimento para esse 2016 que se apresenta como uma página em branco! 

Exemplo: Planejou perder 10 Kg e não conseguiu nenhum? Tente perder o 1° ainda esse mês. Para 2016 restarão apenas 9.

Planejou guardar algum montante de dinheiro e não guardou nada? Comece já! Poupe um pouco e passe seu réveillon com uma pequena quantia investida. A primeira de muitas! 

Procure não olhar para o que passou. Foque no seu futuro de sucesso e prosperidade, porque o futuro começa agora!!

Whole 30 x Paleo - Minha Primeira Experiência

Iniciei meu desafio dia 16/11/2015, como contei aqui, após um tempo sentindo que meu metabolismo não era o mesmo. Afinal, para ter resultados diferentes eu precisaria tentar algo novo também.

Confesso que os primeiros dias não são nada fáceis e percebe-se, notadamente, a ausência dos carboidratos processados, dos quais vamos nos acostumando ao longo da vida. Sede, vontades, uma sensação no fundo do estômago como se fosse fome, um vazio... 

Por outro lado, muita disposição. Passei a participar de um grupo com muitas mulheres, de várias idades e objetivos diferentes, mas todas buscando uma melhor qualidade de vida. Neste grupo algumas que são adeptas da Paleo há algum tempo. Já escrevi aqui sobre esse estilo de vida, há cerca de 01 ano, e é esse o período que venho pesquisando e tentando me aproximar desse estilo de encarar a alimentação. Também não é fácil, visto que vai de encontro com muitos conceitos que estão há tempos arraigados no pensamento coletivo, inclusive no meu, como comer de 3 em 3 horas, por exemplo.


As explicações para as orientações da Paleo fazem todo o sentido, e eu acredito que o maior impedimento seja mesmo o impedimento mental. 

Enfim, ainda falando sobre Whole 30, a dieta me deixou mais leve e aos poucos fui perdendo aquela compulsão por comer determinados alimentos. Sabe aquele docinho após a refeição principal? No início mandava uma fruta seca com nozes. Hoje já consigo passar sem. Mais uma vez, não é a necessidade biológica do alimento doce, e sim uma necessidade mental daquele hábito. Subtituir por fruta pode ser uma boa opção.

Estou notadamente mais leve e não perdi a disposição (imaginei que pudesse acontecer pela diminuição de carbos como arros e macarrão integral), ao contrário, me determinei a treinar forte o suficiente para testar mesmo a dieta, e sucesso!

Como qualquer desafio, encontro obstáculos, além da fissura por alguns alimentos como escrevi acima, em minha opinião, o momento é se colocar em lugar seguro e não se por a prova, ou seja, evitar determinadas situações sociais como festas e encontro com amigos onde possa haver alimentos tentadores que não fazem parte do desafio. Um churrasquinho? OK. Uma festinha de criança? Quem resistirá aos deliciosos brigadeiros?

Estou me aproximando muito do conceito Paleo, e acho que será fácil seguir. Acredito que não existe dieta correta, e sim uma dieta adequada para cada indivíduo e isso pode mudar ao longo do tempo, conforme suas necessidades energéticas, estilo de vida e objetivos.

Quando se adota uma dieta ou estilo de vida, não significa que determinados alimentos simplesmente nunca mais farão parte da vida. Isso é irreal e pouquíssimas pessoas conseguem, pois depende de muitos fatores como crenças, valores pessoais, oportunidades, mas que ao longo do tempo aquilo vai se tornando menos um desafio e mais parte daquilo que te faz bem.

Esse é um relato pessoal, um feedback do desafio que me propus. Não posso e não tenho competência para indicar ou prescrever dieta, não sou nutricionista, até mesmo por isso não descrevi como funciona. Já existem muitos sites e blogs por aí com essa informação. Procure um nutricionista esportivo responsável sempre que possível e, acima de tudo, ouça seu corpo.

Black Friday - Como Aproveitar as Verdadeiras Ofertas

Essa semana está todo mundo na espectativa para aproveitar as verdadeiras ofertas da black friday, ainda mais por conta da crise financeria que apertou o bolso do brasileiro, economizar em alguns itens pode ser providencial.

Ainda dá tempo para se programar e realmente aproveitar o que a data significa, verdadeiros descontos, com planejamento e foco, especialmente porque o PROCON monitorou preços durante 3 meses para que não aconteça como em outros anos, que inclusive batizamos de "black fraude".

Para relembrar e entender, estabelecimentos durante os 10 ou 15 dias que antecederam a black friday, aumentaram seus produtos para que, no dia, diminuissem ao valor original e as vezes até maior. Portanto, observar nos buscadores de compras os gráficos referentes ao valor médio do item é fundamental para quem ainda não se preparou, conferindo com mais antecedência:

Faça uma lista daquilo que você está precisando.

Faça uma lista daquilo que você está desejando.

Verifique nos sites de busca de preços, os valores médios de cada item - Anote!

Ao lado, anote o valor máximo que você está disposto a pagar, tratando-se de um dia de ofertas.

Verifique se o valor, ou valores, cabem dentro de seu orçamento, pois não adianta a melhor oferta quando não se tem dinheiro.

No dia, confira se o item está realmente em boa oferta e se está de acordo com o seu planejamento.

Evite comprar por impulso! Essa época os estabelecimentos querem pegar o consumidor pelo pé. Mas o mar não está para peixe nem para os estabelecimentos nem para nós, consumidores. 

A palavra de ordem continua sendo economia. Por conta de tantos acontecimentos estarrecedores, a mídia tem se ocupado com outras notícias e podemos nos esquecer do quanto a situação financeira do pais anda delicada. Quem tem um orçamento pessoal sob controle, não precisa se preocupar e poderá aproveitar as ofertas da data, afinal, se planejou para o gasto. Caso contrário, pense que você ainda tem suas contas habituais a pagar, especialmente as do início do ano. 

Se esse for seu caso, deixe passar. Nada melhor que o dinheiro no bolso, e planeje-se para o ano seguinte. Afinal, a black friday já se tornou um hábito também para o brasileiro.

Whole 30 - Um Detox de 30 dias

Eu jamais senti o peso da idade.

Tanta gente comentava que chegar aos 30 anos, com o metabolismo diminuindo, perder peso seria uma tarefa árdua. Outros tantos culpam a gravidez como dificuldade.



De fato, passei ilesa pelos 30 e também pela gestação do Arthur. Comemorei feliz meus 38 anos com corpinho de 37 (rsrsrs) e confesso que abusei. Me permiti comer de tudo, sem moderação. Além disso dei espaço a preguiça, ou seja, a pior bomba para o metabolismo, já comprometido pela idade.

Não dá pra negar que a idade pesa sim, isso é fato estudado e cientificamente comprovado, para alguns chega mais cedo, outros mais tarde, mas o corpo entra em um estado de economia de energia. Faz parte da vida envelhecer, cabe a nós adaptarmos nosso organismo para enfrentar cada etapa de nossa vida com mais saúde e qualidade de vida.

Estar leve para mim, além de ser um cartão de visita de meu trabalho como educadora física, é diminuir os efeitos naturais da idade, uma vez que estando com um corpo mais leve, é mais fácil para o corpo "carregar" o peso para as atividades do dia a dia. Uma alimentação saudável também evita doenças como diabetes, colesterol, alto triglicérides, hipertensão, entre outras.

Como meu organismo tem demorado muito a responder, atribuo isso a idade mas confesso que preciso fazer alguns exames médicos, resolvi fazer uma dieta super limpa para desintoxicar o organismo e me livrar dessa retenção que teima em permanecer comigo.

Já pesquisei faz algum tempo o famoso WHOLE 30, que preconiza uma alimentação livre de industrializados, porém rica em alimentação que o programa chama "de verdade".

Trata-se de um desafio uma vez que a oferta de produtos industrializados, cheios de gordura hidrogenada, açúcar, laticínios, grãos e leguminosas é grandiosa então é preciso muita organização para não sair da linha.

Inicio o programa com 59,6 kg (16/11/2015) e uma das regras é esquecer a balança. Preciso realmente voltar a fugir dela, foi quando tive meus melhores resultados. 

Hoje minha vida é absolutamente diferente, já que tenho Arthur, ainda amamento, não durmo como uma mulher sem filhos e tenho que me desdobrar em várias personagens durante meu dia. Mas isso não pode ser desculpa.

LIBERADO:

Coma carne Frutos do mar, Frango, Ovos.

Vários vegetais

Algumas frutas (frutas secas com moderação)

Boas gorduras de frutas, castanhas, sementes e alguns óleos.

Coma comida com poucos ingredientes, todos pronunciáveis, ou melhor ainda, sem lista de ingredientes porque são totalmente naturais e não processados.

PROIBIDO:

Açúcares, seja real ou artificial. Sem mel, agave, açúcar de coco, stevia, xylitol e etc. Leia sempre as listas de ingredientes.

Não consuma álcool de nenhuma forma, nem para cozinhar.

Não coma grãos - Trigo, arroz, aveia, milho, amaranto e etc. Nem pseudo grãos sem glúten como quinoa.

Não consuma leguminosas - Feijões (de todos os tipos), grãos de bico, ervilha, lentilhas, amendoim, pasta de amendoim, soja, derivados da soja (como tofu, misso, tempeh) e etc.

Não consuma laticínios. Isso inclui derivados do leite de vaca, cabra e ovelha. Exceção para manteiga clarificada (Ghee).

Não consuma sulfitos, glutamato monossódico e carragenina. Esses ingredientes costumam aparecer na lista de ingredientes de alimentos processados. Devem ser evitados durante esses 30 dias.

Não tente recriar junk foods, panquecas ou bolinhos com os ingredientes aprovados.

Última regra: Você não está permitido a subir em uma balança ou se medir durante o programa. Isso aqui é muito mais do que um programa de perda de peso, e se focar só no resultado do seu corpo quer dizer que você vai perder o mais dramático e duradouro benefício que esse programa tem a oferecer.
Então, não se pese, não analise sua gordura corporal ou compare medidas durante o Whole30.

De acordo com as regras o programa promete uma reeducação, uma desintoxicação e uma nova relação com alimentar-se.

Vamos ver daqui 30 dias como meu organismo - corpo e mente - se comportou.

Já inicio com prova de fogo : Niver de criança....

Morar Sozinho Também Exige Disciplina Financeira

Recebi esse texto que vem de encontro ao propósito de nosso espaço, e apesar de não ser de minha autoria, achei pertinente compartilhar pela importância do conteúdo. Confiram:

Cada vez mais, os brasileiros moram sozinhos. Dados da “Síntese de Indicadores Sociais (SIS)”, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2014, mostram que essa parcela da população no Brasil cresceu 35% em nove anos. Segundo a pesquisa, os “arranjos unipessoais” – como o IBGE nomeia quem vive só – passaram de 10%, em 2004, para 13,5%, em 2013. 

As transformações no padrão demográfico nacional refletem também nas finanças pessoais. Com a demanda em alta por produtos de conveniência específicos para esse público, como alimentos semiprontos, serviços de entrega e embalagens individualizadas – normalmente mais caros por conta da personalização –, quem opta por viver só precisa se preocupar com o consumo consciente.

Para o diretor da Easynvest, Amerson Magalhães, os gastos com o supérfluo tendem a ser maiores quando se mora sozinho, por isso, é essencial controlar as despe

sas. “De forma geral, pessoas nessa condição têm o hábito de gastar mais com refeições fora do lar, lazer, cultura e viagens, por exemplo. E quase sempre são opções caras, especialmente nas grandes cidades. Para garantir a saúde do bolso, o indicado é procurar por produtos e serviços mais baratos, além de controlar os gastos e investir parte dos rendimentos”, explica.

O planejamento financeiro de quem deseja morar sozinho deve ser feito a partir do momento em que tal decisão é tomada. “É nesta fase em que as despesas são formadas e tornam-se bem distintas, pois é criado um novo estilo de vida. Fazer uma análise das finanças é imprescindível para que os gastos não sejam maiores do que a renda”, contemporiza Magalhães.

Ao elaborar a planilha financeira é preciso levar em conta as despesas fixas mensais, como aluguel, prestação do apartamento e condomínio, bem como energia elétrica e telefonia celular, por exemplo. Por meio dela, será possível controlar os custos e programar o pagamento das contas. Documentar as despesas diárias é outra maneira para economizar, pois os gastos desnecessários são mais facilmente percebidos. “O planejamento financeiro é o melhor aliado para quem mora sozinho. Embora possa parecer, não é nada chato ou muito complicado de fazer e, principalmente, manter. Mas, para funcionar, é preciso criar este hábito”, garante o executivo.

Um aliado para este público é a internet. A rede mundial de computadores pode ser usada por este público para pesquisar preços e também fazer compras. Para o supermercado, o recomendado é elaborar listas com os itens necessários para não gastar mais do que o orçamento previsto. Já a alimentação fora do lar deve ser vista com ressalvas. “Sempre que possível, o ideal é optar pelas refeições caseiras. Pode não parecer, mas a soma desta conta sai bem salgada no fim do mês”, afirma Magalhães.

Outro ponto importante da economia doméstica de quem vive só é poupar para ter um fundo de reserva para emergências. Para garantir a saúde do bolso no futuro, é recomendado começar a investir. É necessário, para isso, levar em conta que parte dos seus rendimentos vai ser destinada todos os meses para alguma modalidade de investimento. “A pessoa tem que ter a consciência de que seus gastos vão precisar ser revistos e que, a partir do momento que optar por ser um investidor, uma parcela, ainda que pequena, da renda deve ir para uma carteira de investimento”, ressalva o executivo.

Com o cenário econômico atual, marcado pela alta das taxas de juros aliada a da inflação, algumas das melhores opções de investimentos são atreladas à Selic ou IPCA. O Tesouro Direto está entre as modalidades mais populares do mercado. De acordo com o executivo, as principais diferenças estão no baixo valor exigido para o investimento inicial. “A partir de R$ 30 reais já é possível investir. O baixo risco de crédito, a liquidez e a praticidade são outros atrativos quando se escolhe comprar títulos do governo, que podem ter rentabilidade pré ou pós-fixada”, analisa.

Outra facilidade do Tesouro Direto está nos vencimentos dos títulos. É possível adequar as datas de resgates às necessidades do investidor. Os títulos privados também podem ser boas alternativas. “As letras de crédito – LCIs, LCAs, LCs – e CDBs são emitidos por instituições financeiras cuja rentabilidade é, geralmente, superior à poupança e aos títulos públicos. Além disso, têm a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), de até de R$ 250 mil por investidor, contra a mesma instituição financeira. O que reduz o risco de crédito da operação”, pondera Amerson Magalhães.

Nascimento de dentes pode causar desconforto e febre em bebês

Todas as fases do desenvolvimento dos bebês e crianças são marcantes e deixam os pais entusiasmados. A mudança do sorriso, com a erupção dos primeiros dentes de leite, é uma delas. Isso se dá normalmente entre o 6º e o 7º mês de idade e, como se trata de algo que leva algum tempo, a mudança pode causar alguns inconvenientes ao bebê, como dor, coceira na gengiva e febre. Esta fase exige paciência dos pais, pois os bebês naturalmente acabam chorando mais e precisando de maiores cuidados. Alivium, medicamento referência em ibuprofeno, indicado para a redução da dor e febre, sugere dicas para ajudar papais e mamães nessa fase importante para os pequenos.


Primeiros dentes
Um dos sinais de que a criança está com os primeiros dentes em vias de nascer é o hábito de levar objetos e brinquedos à boca para morder. Isso acontece devido ao incômodo causado pelos dentinhos que começam a despontar e rasgar a gengiva, o que causa coceira e, consequentemente, faz com que os bebês tenham vontade de morder algo para aliviar a sensação. Outro sinal importante é que neste período eles começam a babar mais. Oferecer mordedores ou massagear suavemente a gengiva do bebê pode ajudar a diminuir o incômodo.

Febre
Além de alterações no humor e da dor, o nascimento dos dentes pode provocar febre. Nessa fase, o ideal é consultar um médico para saber como proceder e verificar a necessidade de tratar o problema com medicamentos antitérmicos, como Alivium Infantil, produto referência em Ibuprofeno, substância indicada para diminuição da temperatura corporal, com ação analgésica. É recomendado tirar dúvidas e saber como proceder durante essa fase, com o pediatra ou com o odontopediatra. A febre pode deixar o bebê indisposto, com moleza, falta de apetite e causar mais incômodo nesta fase de transição.

Tempo certo
Apesar de normalmente os primeiros dentes apontarem entre o 6º e 7º mês de idade, não há uma regra ou idade exata para isso acontecer. O início da dentição varia de acordo com cada organismo. Apesar de mais raros, algumas crianças iniciam essa fase por volta dos 12 meses e há casos de crianças que já nascem com dentes. O ideal é higienizar as gengivas desde os primeiros dias de vida para que os dentes nasçam com saúde. Isso pode ser feito delicadamente com uma gaze estéril ou com produtos indicados.

Sobre Alivium
Alivium é um produto referência em Ibuprofeno, substância que apresenta ação antitérmica, indicada para diminuição da temperatura corporal e que age também como analgésico na diminuição das dores associadas a resfriados, gripes, torções, pancadas, dores musculares, cefaleia e cólicas menstruais. O medicamento está disponível em cinco apresentações, divididas em líquidos (Alivium 100mg Gotas Oral (20ml), Alivium 50mg Gotas Oral (30ml), Alivium 30mg/ml Suspensão (100ml) com seringa dosadora) para o público infantil e apresentações em comprimidos (Alivium 400mg e 600mg com 10 Comprimidos) para adultos.

Aplicativo Nutrir e Crescer
Para que os pais possam acompanhar o desenvolvimento de seus filhos, a marca Alivium disponibiliza o aplicativo Nutrir e Crescer, disponível para usuários de celulares com sistema iOS (Iphone) e Android. O app, feito em parceira com pediatras e nutricionistas, tem como objetivo facilitar o dia a dia dos pais com uma série de dicas relacionadas à alimentação e crescimento saudável, de diferentes faixas etárias. São diversos tópicos desde calendário de vacinação, pirâmide alimentar com guia nutricional de alimentos até dicas e receitas para uma dieta adequada para auxiliar o crescimento de crianças e bebês.


Alivium -  ibuprofeno. MS 1.7817.0780. Indicações: para alívio temporário da dor leve a moderada associada a resfriado comum, dores de cabeça (inclusive enxaqueca e cefaléia tensional), dor de dente, dores musculares, dismenorréia (cólica menstrual), dores articulares e na redução da febre. Outubro/2015
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

SAC: 0800 97 99900
Fontes consultadas:
Ferreira FV, et al. Manifestações sistêmicas e/ou locais associadas à erupção dos dentes decíduos: estudo retrospectivo. Pesq Bras Odontoped Clín Integr. 2009; 9(2):235-9.

 
Real Time Web Analytics