Assunto difícil de tratar é dinheiro! Quanta gente faz promessa de final de ano: Entrar naquele jeans, voltar pra academia, ler aquele livro, sair do vermelho!! Eu li uma pesquisa que afirma que é mais fácil enriquecer que manter-se em dieta.... hahahaha!!!
Aqui tentamos fazer os dois, temos nossos tombos, levantamos, sacodimos a poeira e nos mantemos na linha. E hoje vou escrever um pouco sobre Planejamento Financeiro.
Não sou economista, e longe de mim a prepotência de ser expert, mas talvez, vindo de uma "leiga" o assunto não pareça tanto com um bicho de 7 cabeças, e quem sabe 2014 seja um ano realmente diferente para o seu bolso.
Já escrevi aqui no blog antes sobre Planejamento, querendo rever, use o campo de pesquisa.
Tem gente que tem uma ilusão que se ganhasse mais, todos os problemas estariam resolvidos, mas posso afirmar que não é verdade! Certamente mais renda, mais gasto. Natural subir o estilo de vida, gastar mais, comprar coisas mais caras. Então, não importa o quanto ganha, o importante é saber o que fazer com o dinheiro, e para onde vai cada centavo.
Quando compramos um apartamento, um carro, uma viagem, o custo é alto e facilmente registramos o valor das parcelas, ou do montante, mas aquela passada na cafeteria, a blusa linda em promoção, o agradinho pro filhote, muitas vezes passam desapercebido e é isso que consome nosso orçamento pelas beiradas.
Aqui usamos tudo no cartão de crédito, sim, vilão para muitos, é um grande aliado aqui. O cartão é nosso dinheiro e pagamos desde o condomínio, conta de luz e tv a cabo, até o cafe no shopping. Usamos pouco a moeda corrente. Temos uma planilha no excel onde cada coisa tem seu lugar: Alimentação, transporte, saúde, compras, academia, taxas. E cada item recebe um percentual da renda mensal. Parece difícil?? Mas não é!! Em um primeiro momento tem que anotar tudo o que gastou na agenda. Depois transfere para a planilha do excel. Da 1° vez dá pra ter a noção de onde o dinheiro vai. Então faz os ajustes conforme as necessidades. Também parece chato e burocrático, e é... mas sinceramente, é o que dá liberdade para fazer tudo!!! Tudo cabe no orçamento, e ao invés de ser algo que aprisiona, na verdade liberta!
A novidade aqui em casa é que durante o ano de 2013 fizemos uma reserva mês a mês para os volumosos pagamentos de janeiro: IPTU, IPVA, CREF, que antes consumia parte do 13°.
Enfim, há alguns anos criamos o hábito de controlar nossas finanças, paramos 1 dia por semana para colocar todos os canhotos na agenda e 1 vez ao mês para discutirmos juntos os gastos e fazermos os pagamentos. Pronto! Chatice a parte, aproveitamos a liberdade e a tranquilidade de saber que o dinheiro está sendo bem gasto. Como disse, há espaço para tudo e tudo tem seu tempo.
Quem se interessou pode me deixar recado no campo abaixo e eu envio nossa planilha. Ainda não achei APP que substitua essa planilha, se alguém souber quem quiser contribuir com idéias e sugestões para orçamento, pode deixar aqui no campo de comentários.